Ads Top

A antiga estação ferroviária de Curitiba


Onde hoje vemos um shopping na Rua Sete de Setembro, no bairro curitibano de Rebouças, no passado já foi uma grande estação!




Estação inaugurada no ano de 1885, dois anos após a Estrada de Ferro Paraná de Paranaguá ter aberto uma estrada férrea ligando Paranaguá a Curitiba. 


A estação de Curitiba em 1912. Acervo Estações Ferroviárias do Brasil (www.estacoesferroviarias.com.br)
Em 1891, a linha foi prolongada até Ponta Grossa e depois chegou a ligar todo o estado. Mas o grande lance para a cidade foi em 1909: Além de se interligar com o ramal de Rio Branco do Sul, a cidade passava a se interligar com o Rio de Janeiro e São Paulo por meio de dois ramais: O ramal de Itararé, da Sorocabana, e da linha Itararé- Uruguai, na então São Pedro do Itararé.

Também foi possível em 1910, as viagens de Curitiba a Porto Alegre. O trem parou de circular por esta estação em 1972, mais precisamente num 13 de novembro, quando saiu o último trem para Paranaguá. 

ACERVO GUIA TURISMO CURITIBA
Neste mesmo dia, foi inaugurada uma nova estação, a Rodoferroviária. E desta estação saem trens turísticos para Paranaguá e circulam trens cargueiros para Rio Branco do Sul.



Além de ser "vizinho" de um shopping, a antiga estação serve como um mini-museu ferroviário com poucas peças de acervo dos tempos em que o trem circulava por aqui.



Nenhum comentário:

Olá!

Sua opinião é muito importante para nós. Esperamos sua visita por aqui mais vezes.

Grande abraço e tudo de bom!

Tecnologia do Blogger.