Ads Top

Praça Tiradentes, aqui nasceu Curitiba!



‘’Este marco assinala o chão sagrado em que os pioneiros povoadores dos campos de Curitiba elegeram as primeiras autoridades públicas e fundaram a Vila sob a égide de seu patriarca, o capitão-povoador Matheus Martins Leme’’






Aqui nasceu a Vila N.Sra. da Luz dos Pinhais de Curitiba e no ano de 1943, quando se celebrou os 250 anos deste feito e foi inaugurado o "Marco Zero" onde há os dizeres iniciais deste post e a demarcação das distâncias de Paranaguá, São Paulo e Santa Catarina.




O que hoje conhecemos como Praça Tiradentes já foi denominada Pátio ou Largo da Matriz. Após a visita da comitiva de Pedro II, no ano de 1880 passou a se chamar Largo Dom Pedro II. Nesta ocasião, o imperador chegou a morar nas proximidades, mas o nome atual veio com a Proclamação da República, nove anos depois.





Aqui foi a segunda casa de tradicionais famílias curitibanas. A Praça Tiradentes viu e testemunhou fatos ao longo do tempo e conviveu com a transformação da capital paranaense. Do período colonial, temos a Igreja Matriz e o prédio da Cadeia Municipal





Em 2008, foram feitas obras para a revitalização deste importante local para Curitiba e foram achadas encontrados utensílios históricos de Curitiba como faca, moedas, louças, além de calçamentos do século XIX o que levou a construírem um piso de vidro no local para se tornam visível a todos que passam no local. 




Texto e fotos de Luiz Antonio Doria, com informações do Centro Histórico de Curitiba


Nenhum comentário:

Olá!

Sua opinião é muito importante para nós. Esperamos sua visita por aqui mais vezes.

Grande abraço e tudo de bom!

Tecnologia do Blogger.