Ads Top

Non Ducor Duco: O Mercado Municipal

Entre os anos 20 e 30, a cidade que não é conduzida, mas conduz buscava valorizar a região central, associando esta com a modernidade e crescimento econômico advindo do cultivo do café. Foi quando no ano de 1925 o engenheiro Felisberto Ranzini projetou um edifício em estilo eclético que seria instalado na Rua 25 de Março.

A construção do prédio se deu entre 1928 e 1933, ano em que o mesmo foi inaugurado. Inspirados em modelos de cidades europeias, e ainda receosos com surtos epidêmicos ocorridos em diversas cidades brasileiras no período, os arquitetos brasileiros apostaram em novos modelos para a edificação de mercados públicos e outros equipamentos de infraestrutura urbana.



Representaria a arquitetura da "Metrópole do Café". Seu primeiro uso, porém, foi para armazenamento de pólvora e munições, pois a cidade ainda respirava o clima da Revolução Constitucionalista de 1932.

No mesmo ano em que foi inaugurado, surgiu um estabelecimento que entraria para a história da gastronomia paulista.

O Bar do Mané e seu fabuloso sanduíche de mortadela

Dois primos vindos de Portugal resolveram abrir no recém-inaugurado mercado um estabelecimento que viria a ser conhecido como Bar do Mané na década de 70, quando Manoel Cardoso Loureiro, filho de um dos fundadores assumiu a administração do local. Aqui se oferece um sensacional bolinho de bacalhau, mas o bar é mais conhecido pelo exagerado e saboroso sanduíche de mortadela.

Ele nasceu devido a uma brincadeirinha dos funcionários na década de 60, que agradou em cheio os visitantes - incluindo o RdV - do Mercado. Também tem outros sanduíches como o de ovo (Ovo pra caramba, meu!) com muito queijo. Mas o de mortadela é o melhor que o Mané pode oferecer. E cá entre nós, comemos ele na parte da manhã e só sentimos fome na parte do fim da tarde


Mas o Mercado Municipal não se resume apenas ao mito da gastronomia paulistana: Também há muitas lojas com uma variedade de produtos: Desde frutas até bebidas que não se encontram em qualquer lugar. É um convite a uma explosão de sabores e variedades sem fim.




.



Nenhum comentário:

Olá!

Sua opinião é muito importante para nós. Esperamos sua visita por aqui mais vezes.

Grande abraço e tudo de bom!

Tecnologia do Blogger.