Ads Top

Saquarema, a capital nacional do Surf

Hoje conhecida pelas suas ondas e por abrigar o Centro de treinamento do vôlei brasileiro, a cidade de Saquarema é uma das cidades que formam a bela região dos Lagos do estado do Rio.




A sua história começa no ano de 1530 quando o rei Dom João III organizou uma frota tendo como comandante Martim Afonso de Souza para tomar posse e colocar marcos em todo o território da costa brasileira. Em 17 de março de 1531 ele atracou em frente ao Morro de Saquarema, onde fica a Igreja de N.Sra de Nazareth após contornar Cabo Frio.

Ao desembarcar a expedição se encontrou com uma tribo de índios que eram submissos ao chefe "Sapuguaçu" e que moravam em em choças feitas de sapé ou tábua com uma porta em cada extremidade e sem repartimento no interior.

Por séculos os indígenas dominaram a parte litorânea onde hoje se localiza a sede do município de Saquarema e deram um nome peculiar a lagoa: “SOCÓ-REMA” que significa bandos de socós (ave pernalta abundante na lagoa naquela época) e com a evolução da linguagem passou a chamar-se SAQUAREMA.

A cidade foi palco de um cruel embate entre os Tamoios e as tropas comandadas pelo Governador do Rio, Antonio Salêma. Entre 1575 e 1578, Salêma cercou o aldeamento dos Tamoios em um local conhecido como campo do Maranguá.

Em 1755 é criada a Freguesia de N.Sra. de Naazareth de Saquarema e em 1841 a freguesia se torna vila se separando de Cabo Frio. Mas isso durou pouco tempo.


Dezoito anos depois, a vila é retomada por Cabo Frio é volta a ser freguesia. Mas em 1861 a Vila de Saquarema ressurge, tendo em seu território terras oriundas de Cabo Frio e de Araruama, emancipada em 1859. No ano de 1890, a vila se torna cidade!

E a cidade ganhou grande impulso econômico quando foram abertas as estações ferroviárias de Palmital e de Maraguá, hoje respectivamente os distritos de Bacaxá e Sampaio Corrêa.






As estações foram de iniciativa da Estrada de Ferro Maricá, que abriu no ano de 1888 um trajeto ligando Alcântara a Rio do Ouro. No ano seguinte, chegou ao distrito de Itapeba e em 1894 a Maricá. No início do século XX, chegou a Maricá e se uniu com a E.F. Leopoldina em uma linha ligando Neves e prolongando a mesma até Iguaba Grande.

Em 1912, a linha foi comprada pela francesa Com. Generale aux Chemins de Fer. Nos anos 30 o Governo Federal encampou a ferrovia e estendeu o ramal até Cabo Frio, onde se embarcava sal das salinas das praias. Assim nasceu o Ramal de Cabo Frio.

Em 1943, a E. F. Marica foi passada para a Central do Brasil e no fim dos anos 1950, passou para a Leopoldina.  A partir dos anos 60 a ferrovia brasileira começou a sofrer um processo de erradicação e não foi diferente com o ramal de Cabo Frio, que em Saquarema contribuiu para a indústria açucareira na região.

No ano de 1936, foi inaugurada a Usina Santa Luiza que chegava a produzir e exportar 1 milhão de sacas de 60kg de açúcar, perdendo apenas para a cidade de Campos dos Goytacazes, a maior produtora de açúcar do estado. Em 1973 ela foi fechada e dela apenas restam as torres e as edificações que fazem parte da paisagem de quem vem de Niterói para a Região dos Lagos, no distrito de Sampaio Corrêa.


Você sabia???


Sampaio Corrêa não é apenas aquele clube de futebol do Maranhão, mas é o nome do senador, proprietário de terras e da Usina Sergipe, uma usina que antecedeu a Usina Santa Luiza, no início do século 20 e que vendeu as terras ao também senador Durval Cruz que tornou a Usina Santa Luiza a maior produtora de açúcar da região e a segunda maior do Estado do Rio de Janeiro? A Usina era servida pelos trens da Estrada de Ferro Maricá.

Quanta história a Capital Nacional do Surf tem pra contar! No caminho para Cabo Frio, visite e conheça Saquarema!

Como chegar


Para se chegar a Saquarema, você pode seguir pela Via Lagos e antes do pedágio que separa Rio Bonito e Araruama, entre no acesso a RJ-128/Estrada do Palmital e siga até o trevo de Bacaxá. Mais um pouco e você estará no Centro da cidade.

Também como opção tem a RJ-106, que você pode acessar a partir da RJ-104, em Tribobó. Por ela você chega em Sampaio Corrêa e Bacaxá.


A Auto Viação 1001 tem horários saindo do Rio de Janeiro e de Niterói para a cidade  Clique aqui e acesse o site da empresa.

O transporte municipal da cidade fica por conta da Rio Lagos.





A Montes Brancos liga Saquarema a Cabo Frio, Araruama, São Pedro da Aldeia e a Iguaba Grande.  Clique aqui e acesse o site da empresa.




Nenhum comentário:

Olá!

Sua opinião é muito importante para nós. Esperamos sua visita por aqui mais vezes.

Grande abraço e tudo de bom!

Tecnologia do Blogger.