Ads Top

Guararema: O Paraíso das Orquídeas


BEM-VINDOS A GUARAREMA!




Distante 81 km de São Paulo, Guararema – conhecida como a Pérola do Vale ou também denominada Paraíso das Orquideas – tem como ponto de partida a história de Mogi das Cruzes.



Biblioteca Municipal

A história de Guararema começa quando em 1608, Gaspar Vaz obtém a concessão de uma sesmaria na Vila. Três anos depois foi fundada o Arraial da Escada e para esta foram levados índios já catequizados.





No ano de 1625 o aldeamento passou a ser administrado pelos jesuítas e em 1652 foi erguida uma capela. O arraial veio a ser denominada Freguesia em 1846, mas em 1850 a elevação de categoria foi revogado e em 1872 houve a elevação do arraial para Distrito de Paz.



Praça Cel. Brasílio da Fonseca, ou a Praça do Coreto.
Três anos depois, Dona Laurinda de Souza Leite fez uma doação de um quinhão de terra a uma ex-escrava, de nome Maria Florência. Esse pedaço de terra ficava a 3,5 km do Arraial da Escada e um pouco acima da foz do ribeirão Guararema. Maria Florência por sua vez decidiu pela construção de uma capela e em pouco tempo a capela dedicada a São Benedito, seu santo de devoção, foi sendo cercada com o estabelecimento de outros moradores nos arredores da edificação sacra.

Foi então que Guararema surgiu! Que em tupi guarani, significa “Pau D’Alho”, pois na região havia uma abundância dessa árvore nesta região.








As poucas que restaram podem ser encontradas no Recanto do Américo. Considerado o cartão-postal da cidade, também conhecido como “Pau D´Alho”, oferece uma área cravada de recursos naturais combinado com uma praça totalmente urbanizada com quiosques, decks com vista panorâmica e com pontes que fazem a interligação da praça a ilhas onde podemos contemplar o rio Paraíba do Sul e a mata nativa próxima a centenária árvore Pau d´Alho com 33m de altura.




Para conhecer as ilhas do Recanto do Américo fique ligado no horário de visitação, que é de 9 às 18h todos os dias. A praça pode ser visitada a qualquer momento, independente do horário. O Recanto possui uma equipe de segurança 24h.

A bela ponte ferroviária sob o rio Paraíba do Sul. Foto: Luiz Antonio Doria




No ano de 1876, a Estrada de Ferro do Norte abriu uma estação na localidade com o nome Parahyba. A origem do primeiro nome talvez se explique com a proximidade desta com o Rio Paraíba, que foi agraciada com uma bela ponte. Depois o nome “Guararema” foi adotado para a estação e para a cidade.

A ferrovia foi o ponto de partida para que Guararema se desenvolvesse e passasse a condição de Município em 1898, oito anos depois da mudança da sede do distrito de Paz da Escada ser transferida para o povoado que se viria a se tornar município.






Locomotiva 353

Nos fins de semana e feriados é possível apreciar um bom passeio de trem entre Guararema e a Vila Luis Carlos nos horários abaixo: 
partida às 10:00hs, chegando de volta às 12:30hs 
partida às 15:00hs, chegando de volta às 17:30hs* 


*o horário das 15h no domingo e programação de feriados é sujeito a confirmação; contactar através do email: guararema@abpf.com.br



Como chegar





Para chegar a Guararema, a melhor forma é por Jacareí, onde há mais horários saindo da cidade para Mogi das Cruzes. 

Mas quem estiver em São Paulo, é possível viajar para a cidade pelo Consórcio Unileste. Mas atenção para os horários:

São Paulo x Guararema 08:00 – 14:30 – 19:30 (seg. a sexta) / 08:30 – 19:30 (sab, dom e feriados).

Guararema x São Paulo 05:30 – 11:00 – 17:30 (seg. a sexta) / 06:00 – 17:30 (sab, dom e feriados).




A CS Brasil é responsável pela operação do transporte municipal na cidade. Clique aqui e confira os horários das linhas.

E assim vamos encerrando mais um roteiro pelo interior paulista. Mais prá frente teremos muito o que contar. Até lá!

Por Luiz Antonio Doria, com informações do site da Prefeitura Municipal de Guararema.


Nenhum comentário:

Olá!

Sua opinião é muito importante para nós. Esperamos sua visita por aqui mais vezes.

Grande abraço e tudo de bom!

Tecnologia do Blogger.