Ads Top

Ônibus & História: Nilópolis

O que Pedro Alvares Cabral, Mirandela e Manoel Reis tem em comum? Muitos diriam nada pois nasceram em diferentes períodos de tempo. Mas se você mora em Nilópolis e já andou se ônibus vai entender.

Ônibus trafega pela Avenida Mirandela, ainda sem o calçadão. Foto: Acervo Nilópolis Online





Essas três avenidas são fundamentais para as linhas municipais da Nilopolitana, a que leva o nome da cidade por boa parte da Baixada Fluminense. Pela Mirandela, a empresa opera as linhas 001 - Mirandela x Cabral" e a circular 002 - Manoel Reis x Rodoviária.

Foto: Reprodução da Internet




E o nome da principal via da cidade remete a pessoa de João Alves Mirandela, criador de cavalos e mulas que negociou com o Conde de Bonfim e com o Sr. Jeronimo de Mesquita pela Fazenda São Mateus. Junto com seu irmão, Manuel Alves Mirandela, cercaram uma área, junto a cerca da fazenda do Gericinó, até que seu enteado Vitor Ribeiro de Faria Braga, convenceu-os a desmatar a fazenda para um possível loteamento.

E esse loteamento já tem 70 anos... completados no último dia 21 de agosto de 2017.

Foto: André Neves




Pela linha Manoel Reis sabemos que Nilópolis - assim como muitas cidades - participou da segunda guerra mundial por conhecermos o Pracinha Wallace Paes Leme. E falando em Manoel Reis é importante lembrar que gracas ao esforços do Deputado Manoel Reis, Engenheiro Neiva (como era conhecida Nilópolis quando pertencia ainda a São João de Meriti, 4º Distrito de Nova Iguaçu) foi se desenvolvendo e aparecendo.

Foto: Reprodução da Internet
Mas isso não seria possível se o Engenheiro Lucas Soares Neiva também não desse a sua contribuição. Aliás ele é lembrado em uma outra importante linha municipal, a 01 - Soares Neiva x Rodoviária, que tem seu itinerário todo focado na Estrada Marechal Castelo Branco e operada pela Expresso São Francisco.
Ônibus passando pela Rua Getúlio de Moura, nas proximidades da Estação Ferroviária. Foto: Divulgação

Mas e Pedro Alvares Cabral? A avenida que homenageia o navegador português que descobriu o "país tropical", que assim como a Mirandela e a Marechal Castelo Branco, começa e termina junto ao muro do Parque Municipal Natural do Gericinó.





Nenhum comentário:

Olá!

Sua opinião é muito importante para nós. Esperamos sua visita por aqui mais vezes.

Grande abraço e tudo de bom!

Tecnologia do Blogger.