Ads Top

Arraial do Cabo, a Capital do mergulho

Em 1503, Américo Vespúcio chegava a localidade que hoje conhecemos como “Praia dos Anjos” e denominou a região com o nome de “Cabo Frio”. O nome tem origem no fenômeno conhecido como “ressurgência”, onde as correntes marítimas locais possuíam uma temperatura substancialmente mais fria que as temperaturas normais das águas da costa brasileira.



Há de se considerar que os ventos constantes eram muito mais frios que no resto do litoral brasileiro. E a condição do tempo mudava rapidamente, passando subitamente de um dia ensolarado para um dia nublado, com alta possibilidade de formação de nevoeiro e, em alguns casos, agitando o mar.


Então, Américo Vespúcio decidiu erguer um forte por aqui com 24 homens armados e com mantimentos. Aqui foi erguida a primeira feitoria brasileira, onde se ergueu um modesto povoado em arraial e ainda é possível observar a primeira construçao em alvenaria, a recém- descoberta “Casa da Piedra”.

Arraial do Cabo era uma vila de pescadores, distrito criado em 1924 subordinado ao município de Cabo Frio. Mas a história do distrito mudou quando em 1943 foi implantada a Companhia Nacional de Álcalis. A fábrica produzia barrilha, elemento essencial para a fabricação de vidros.




A oferta de emprego cresceu e mão-de-obra qualificada foi trazida da unidade da Álcalis no Rio Grande do Norte e trabalhadores de outras cidades vieram para cá, fazendo o distrito crescer economicamente.

Prainha
As praias também contribuíram para o desenvolvimento da cidade. Praias que fizeram de Arraial do Cabo a capital do mergulho. Praias de água transparente e areia muito branca como as praia Grande e a Prainha.

Mas as mais conhecidas são as Praias dos Anjos, do Forno, Praia do Atalaia e da Ilha do Farol, sem esquecer as praias da Figueira, Monte Alto e da Pernambuca, esta última que faz fronteira com o município de Araruama. Como amostragem, vamos mostrar a praia Grande e a Prainha.

Com extensão total de 670 metros, a Prainha é uma das praias localizadas na região central da cidade. Possui águas mansas e quiosques. Nos arredores fica o Saco do Cherne, área propícia para a prática de mergulho.

Praia de Pernambuca, no distrito de mesmo nome.
A Praia Grande tem ondas fortes que atraem os praticantes do surf e obviamente é cenário de campeonatos desse esporte. Suas areias são brancas e muito finas, formando verdadeiras dunas que são cobertas de vegetação costeira.

Com uma orla bem urbanizada e quiosques que lembram a Zona Sul Carioca, a Praia Grande é o ponto de encontro dos praticantes de esportes naúticos.

Arraial do Cabo era o principal distrito de Cabo Frio. E aparecia mais do que a própria cidade, tanto que em 1985, mais precisamente num 13 de maio, se separou de Cabo Frio e passou a guiar seu próprio destino. Hoje, o município de Arraial do Cabo compreende os distritos: Monte Alto, Figueira, Parque das Garças, Sabiá, Pernanbuca, Novo Arraial e Caiçara. E encanta
quem a visita.




Como chegar


Uma das formas de acesso a Arraial do Cabo é pela Via Lagos até São Pedro da Aldeia. De São Pedro da Aldeia seguimos pela RJ-140 até a cidade. A outra forma é pela RJ-102, estrada que liga Niterói a Búzios.

Mas o Relatos de Viagem Etc. recomenda o acesso pela RJ-106 até o Trevo de Praia Seca, entre Araruama a Saquarema, e seguindo pela RJ-102, que se encontra em melhores condições.
A Salineira dispõe de linhas ligando os municípios de Araruama, São Pedro, Cabo Frio e Búzios a Arraial do Cabo.  A Auto Viação 1001 possui saídas diárias do Rio de Janeiro, de Niterói e de Macaé para Arraial do Cabo.


Texto e fotos de  Luiz Antonio Doria, com informações do Wikipedia e da Biblioteca IBGE.


Nenhum comentário:

Olá!

Sua opinião é muito importante para nós. Esperamos sua visita por aqui mais vezes.

Grande abraço e tudo de bom!

Tecnologia do Blogger.