Ads Top

Sessão Nostalgia: Transporte Coletivo Interestadual de Passageiros Ltda - TRANSCOLIN Ltda

No dia sete de julho de 1963, os Srs. José Alves da Paixão, Luiz Barros Filho e Geraldo Magela Alves fundaram na cidade de Caratinga (MG) uma empresa que fez história no transporte intermunicipal mineiro e interestadual, ligando a região cortada pela BR-116 ao Rio de Janeiro e São Paulo. Estamos falando da Transporte Coletivo Interestadual de Passageiros Ltda., a TRANSCOLIN Ltda.


A empresa inicialmente começou a operar linhas ligando as mineiras Gov. Valadares, Teófilo Otoni e Caratinga a São Paulo. Foi uma questão de tempo para que ela chegasse a ser uma das mais influentes da Zona da Mata Mineira e Vale do Rio Doce. Na década de 70, a Transcolin ligava toda a Zona da Mata e Vale do Rio Doce a São Paulo. Tinha cerca de 150 ônibus  e garagens na cidade-sede, Caratinga, e nas cidades que atendia.


O Rio de Janeiro também foi agraciado pela Transcolin. Quando ela se mudou para Leopoldina, a empresa vendeu as suas linhas do eixo SP x Minas para a poderosa Itapemirim e passou a levar os mineiros de Palma, Recreio e Leopoldina a Cidade Maravilhosa.

Ela também possuía uma linha entre Cataguases e Santo Antonio de Pádua, que posteriormente foi para as mãos da Paraibuna Transportes. Também estava em suas mãos duas linhas que ligavam Juiz de Fora a Recreio e Pirapetinga, hoje nas mãos da Bassamar.



Um dos fatores que contribuiram para o seu fim foi o fato da 1001 operar a linha Rio x Cataguases e pegar passageiros no ponto de apoio da cidade-sede da Transcolin. E em 2003, se deu o fim de uma gigante da Zona da Mata: A Transporte Coletivo Interestadual de Passageiros Ltda. transferiu todo o seu capital e suas linhas para a Riodoce.



E ao contrário do que se propaga, a Transcolin não "morreu": Ela mudou a sua sede para a cidade de Ouro Branco para quem sabe, operar em regime de fretamento para a Açominas. Segundo informações, o Sr. Luiz Barros Filho, um dos fundadores da empresa, resolveu mudar de ramo e atividade, abrindo três concessionarias da FIAT automóveis e contruindo mais de 80 imoveis comerciais e residencias.

Fica a lembrança daquela, que deu orgulho aos mineiros...a lendária Transportes Coletivo de Passageiros Ltda.


Nenhum comentário:

Olá!

Sua opinião é muito importante para nós. Esperamos sua visita por aqui mais vezes.

Grande abraço e tudo de bom!

Tecnologia do Blogger.