Ads Top

São José de Ubá, o Rancho dos Ubás


Localizada entre os municípios de Santo Antonio de Pádua, Miracema, Itaperuna e Cambuci, São José de Ubá é um daqueles lugares que o carioca ou o fluminense comum nunca ouviu falar.

O Relatos de Viagem Etc. convida o 'viajante' que nos visita a conhecer o Rancho dos Ubás!

A cidade está a 293 km da cidade do Rio de Janeiro e foi uma sesmaria desbravada por bandeirantes e nada tem a ver com a mineira Ubá.

Na verdade nestas terras havia uma abundância de Ubás, uma planta herbácea usada para confeccionar balaios e cestos.



Foto: Mailson Antunes
Aqui os tropeiros que vinham de Minas Gerais paravam para descansar e denominaram o local como "Rancho dos Ubás". Em 1892 foi criado um distrito subordinado ao município de Cambuci e em 1938 a localidade passou a ser chamada de Juca Neto, em homenagem a um dos mais antigos moradores da região, que doou parte de suas terras ao padroeiro local, São José.

O nome atual veio a se consolidar somente em 1943 e o desenvolvimento de São José de Ubá até a década de 60 se deu pelo cultivo de variados produtos como, café, cana-de-açúcar, feijão, algodão e milho, no entanto a partir desta data foi iniciado o plantio do tomate que se expandiu e transformou a sua economia. 




Em 1978 foi instalado um CEASA (Mercado do Produtor do Norte Fluminense) que contribuiu para o crescimento do plantio desse produto no município que é hoje o segundo maior produtor de tomate do estado. O primeiro é a cidade de Paty do Alferes e Sumidouro também consta como pólo produtor do produto.

São José de Ubá alcançou sua autonomia administrativa em 02 de novembro de 1995 por uma votação de 99,43% de sua população, que disse "sim" a emancipação do então distrito.

Foto: Mailson Antunes
A Sede municipal fica estrategicamente localizada na área central do seu território as margens da principal Rodovia Estadual do Noroeste Fluminense, RJ-186, que interliga as cidades de Pirapetinga em Minas Gerais passando por Santo Antônio de Pádua, São José de Ubá a Bom Jesus do Itabapoanana divisa com o Espírito Santo.

Como chegar 


A rota mais rápida para se chegar a cidade é seguindo pela BR-393 (Rodovia Lúcio Meira) saindo do Rio, entrando em Minas passando por Além Paraíba, Pirapetinga e Santo Antonio de Pádua, para seguir pela RJ-186.

A Auto Viação 1001 tem saídas do Rio de Janeiro para São José de Ubá e a Viação São Cristóvão tem horários saindo de Itaperuna para a cidade.






Nenhum comentário:

Olá!

Sua opinião é muito importante para nós. Esperamos sua visita por aqui mais vezes.

Grande abraço e tudo de bom!

Tecnologia do Blogger.