Ads Top

Rotas do Sudeste: Itaperuna x Miracema via Laje

Em uma hora nós percorremos uma linha importante não apenas para Itaperuna e Miracema, mas importante também para o município de Laje do Muriaé, que faz divisa com os municípios mineiros de Patrocínio de Muriaé e Barão do Monte Alto.





E na região Norte e Noroeste do estado do Rio de Janeiro, a Brasil se faz presente quando o assunto é transporte intermunicipal. E já que não tem outra, vai tu mesmo.





A viagem entre Itaperuna e Miracema é um convite a relembrar como eram as viagens pelo Ramal do Poço Fundo, da Estrada de Ferro Leopoldina. Essa linha tinha como objetivo integrar de forma mais fácil Patrocínio de Muriaé, pertencente a linha do Manhuaçu, a localidade de Candido Fróes (antigo Poço Fundo), em Itaperuna.




O ramal foi aberto em 1908 e permaneceu em funcionamento até 11 de abril de 1974, quando foi fechado pela R.F.F.S.A. Mas algumas de suas estações estão de pé e nessa viagem conseguimos vê-las e conhecer também os distritos que surgiram em meio a estas.






Pela BR-356 seguimos até nos encontrarmos com o perímetro urbano do distrito de Retiro de Muriaé onde encontramos mais um vestígio do extinto Ramal de Poço Fundo.




A antiga estação, aberta no ano de 1884, serviu como cartório até o ano de 2009 e atualmente estava funcionando como centro cultural. E voltamos a BR-356 até conhecermos outro distrito de Itaperuna, Comendador Venâncio.




Aqui já foi chamado Lage e sua estação foi inaugurada em 1884. Nada tem a ver a localidade com o município, que também fica às margens do rio Muriaé. A estação ficava interior adentro, e teve o seu nome alterado para Comendador Venâncio, um dos homens influentes da região no século 19, nos anos 40. A estação, antes abandonada, hoje se encontra inteiramente restaurada.

Segundo informações, a iniciativa partiu de uma parceria envolvendo iniciativa de um ente particular, uma companhia de telefonia e da prefeitura.





E pela BR-356 seguimos, até cruzarmos a divisa entre Itaperuna e Laje do Muriaé.


O pequeno município até outrora era um distrito de Itaperuna e depende dela, como de sua vizinha Miracema para resolver suas questões. Mas os lajeenses também podem escolher resolver suas questões em Minas Gerais, basta ir a Muriaé, via Patrocínio. 

E Miracema é o nosso ponto final, para conhecer (ou rever) a terra de Dona Ermelinda.

Texto de Luiz Antonio Doria
Fotos de Mailson Antunes e Luiz Antonio Doria


Nenhum comentário:

Olá!

Sua opinião é muito importante para nós. Esperamos sua visita por aqui mais vezes.

Grande abraço e tudo de bom!

Tecnologia do Blogger.