Ads Top

Nilopolitana e Transportes Flores passam a operar linhas entre a Baixada e a Barra da Tijuca

A Expresso Cruzeiro do Sul, empresa que recebeu com pompa e grande festa, a concessão das linhas 410T São João de Meriti – Barra da Tijuca e 420T Nilópolis – Barra da Tijuca (via Mesquita) perdeu a briga com o DETRO pela operação dessas linhas.






O Relatos de Viagem Etc. acompanhou a cerimônia de entrega das linhas a empresa no ano de 2008 (Clique aqui e relembre este momento).







A liminar, que mantinha o funcionamento da empresa nas linha 420T e 410T perdeu a validade, com isso voltaram a valer as portarias 1308 e 1309, do Departamento de Transportes Rodoviários (DETRO), que cassou as operações da Cruzeiro do Sul e transferiu a operação da linha 420T para a Nilopolitana e da 410T para a Transportes Flores.






A decisão que causou a extinção das concessões da Cruzeiro do Sul foi tomada após o grande número de reclamações registradas na Ouvidoria do Detro e pelo não cumprimento das cláusulas contratuais.

Apesar do prazo dado pela autarquia, a Expresso Cruzeiro do Sul não regularizou suas pendências em relação à prestação do serviço, em especial descumprimento de horários, mau estado de conservação da frota e falta de ônibus, além de não comprovar regularidade trabalhista, fiscal e previdenciária. 



Mas não satisfeita em perder a linha, a Cruzeiro do Sul, entrou na Justiça e no dia 05 de abril, ganhou o direito de voltar a operar a 420T, obrigando a Nilopolitana a retirar os seus ônibus da linha. 

Desde então, os usuários da linha 420T (Nilópolis x Barra da Tijuca) estavam sendo obrigados a conviver novamente com os péssimos serviços da empresa Cruzeiro do Sul. Tanto a 420T quanto a 410T continuaram a ser operadas pela Cruzeiro do Sul, amparadas pela liminar judicial.

A Transportes Flores recebeu a concessão de algumas linhas que eram operadas pela Expresso Mangaratiba e da Costeira no decorrer deste ano, o que vem contribuindo para o aumento de suas operações na Baixada Fluminense e na Zona Oeste do Município do Rio de Janeiro.


A Nilopolitana também vem crescendo desde que recebeu as linhas da Turismo Transmil para a Central e para o Shopping Grande Rio. Agora terá um grande teste pela frente, chegando a Barra da Tijuca.




Fotos de acervo do Relatos de Viagem Etc.
Com informações do Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro - DETRO e do Nilópolis Online.
Atualizado em 23/08/2017, publicado em 31/03/2017

Um comentário:

  1. Já era tempo essa Cruzeiro do Sul já assumiu a concessão falida! Agora vai!

    ResponderExcluir

Olá!

Sua opinião é muito importante para nós. Esperamos sua visita por aqui mais vezes.

Grande abraço e tudo de bom!

Tecnologia do Blogger.