Ads Top

Os dois lados de Jaconé

Entre os municípios de Saquarema e Maricá, há um bairro que une estes dois municípios.






Estamos em Jaconé, muito conhecido pelos seus 11 kms de extensão de praia com ondas fortes e pouco frequentada por banhistas, mas ótima para a prática de surf e pesca.

Acervo Internet



Mas porque ela une dois municípios? É que o bairro faz fronteira com os bairros de Ponta Negra pelo lado de Maricá e dos bairros de Sampaio Correa, Serra do Mato Grosso e Barra Nova pelo lado de Saquarema. E em alguns mapas parte do bairro consta em território maricaense.


Devido a essa questão territorial, o bairro é subdivido de acordo com o município a que são submetidos: Manitiba, Caxias, Jaconé Velho e Cabanas, na parte pertencente a Saquarema e Restinga, Coreia e Roberto Marinho na parte pertencente a Maricá.

A lagoa que leva o nome do bairro tem 3,3 km² de área e é completamente despoluída, consequentemente, é a morada de vários tipos de peixes, crustáceos e moluscos. Em suas margens, pode-se encontrar diversas espécies de animais, como jacarés, cobras, capivaras e diversas espécies de aves. O canal por sua vez que serve de ligação da Lagoa de Jaconé com a Lagoa de Saquarema que está interligada ao mar. O bairro ainda é banhado pelo final da Lagoa de Saquarema.




Tanta beleza é cercada por uma rodovia estadual que carece de cuidados: A RJ-102, que liga Niterói a Búzios. A parte da rodovia que liga Jaconé até o trevo de acesso a RJ-118, que liga a RJ-106, na altura de Manoel Ribeiro a Sampaio Correa passando pelo bairro de Ponta Negra. É considerado o acesso mais confiável a Jaconé.









Na questão transporte público, Jaconé é atendida por três empresas: A Rio Lagos que liga Jaconé a Bacaxá passando pelo Centro de Saquarema, a Auto Viação 1001 que liga Jaconé a Niterói e a Costa Leste que liga Jaconé a Maricá com horários chegando a 2h de intervalos. Abaixo disponibilizamos os horários da linha Maricá x Jaconé.

Texto e fotos de Luiz Antonio Doria.



Nenhum comentário:

Olá!

Sua opinião é muito importante para nós. Esperamos sua visita por aqui mais vezes.

Grande abraço e tudo de bom!

Tecnologia do Blogger.