Ads Top

Recordar é Viver: Estrela do Oriente

Hoje vamos falar de mais uma Sra., uma empresa carioca da década de 50, fundada aproximadamente de 1958, ainda no tempo do antigo Distrito Federal, e originada da falência de “outra Sra. mais idosa”, a Viação Santa Helena Ltda., da qual assumiu uma de suas linhas, a S-11 – Cascadura x Ramos.


Nossa escolhida para o Recordar é Viver desta vez é a “Viação Estrela do Oriente” (razão social desconhecida) que teve a sua única linha, mudada para 926 – Ramos x Madureira. Seu ponto inicial era na Rua Uranos, em frente a estação de Ramos, e o final em frente a estação de Madureira.


Infelizmente ela nos deixou muito cedo, ainda na época do Estado da Guanabara, quando seus veículos, em 1965, foram incorporados à Viação São Pedro (Antonio Joaquim Rodrigues Pinto Monteiro, também proprietário das empresas: Viação Antonio Monteiro, com a linha Cascadura x Nova Iguaçu, e J. Monteiro Transportes Coletivos com a S-10 – Méier x Bonsucesso).

Como a São Pedro fazia uma linha que sobrepunha os dois pontos-finais da Estrela do Oriente e passavam pelo mesmíssimo itinerário. Ou seja, como é a lei no mundo, o mais forte ganhou do mais fraco, e a 926 sumiu, sendo absorvida em todo o seu trajeto pela 908 – Bonsucesso x Marechal Hermes, posteriormente Guadalupe, que já passou também pelas mãos da Auto Diesel S/A e hoje está com a Vila Real.


Apesar disso, seu registro foi mantido e ela ainda circulou até 1968, quando então sua única linha a 299 – Castelo x Acari, com 25 veículos, foi incorporada a Viação Acari S/A. Quando operou a 299 – antes identificada incorretamente como 309 -, e foi incorporada já tinha adotado a razão social, Viação Estrela do Oriente Ltda.


Nunca operou com lotações, ao contrário da São Pedro, que teve na sua época somente lotações grandes para 30 passageiros, e sua frota de ônibus era composta de Metropolitanas, da década de 50, e Metropolitanas Eldorado, em 60, adquiridos “zerinhos”. Seu prefixo foi o 33.0XX e sempre teve poucos veículos, não conseguindo chegar ao mínimo necessário de 30 para continuar na ativa, operando. Em momento nenhum, conheci onde se situaram suas garagens. Seus ônibus adotaram uma pintura prateada, com asa azul média, faixa central vermelha e saia azul média.



Novamente, demos uma viajada no tempo: falamos da Estrela do Oriente e de tabela citamos outras irmãs da época e atuais, como Santa Helena, São Pedro, Antonio Monteiro, J. Monteiro, Auto Diesel e Vila Real.
Fiquem à vontade para adicionar algo a matéria, nos contatando. Assim, resgataremos a história dos assuntos que gostamos e curtimos.


Texto: Eduardo Cunha
Desenho: Armando Reis
Fotos: Eduardo Cunha, Acervo Cia. de Ônibus e Luiz Antonio Doria
Edição e revisão: Rodrigo Silva

4 comentários:

  1. Interessante, Eduardo, é que inicialmente a estrela da ficha tinha cinco pontas, e depois seis.
    Fico com a primeira, pois me lembra uma outra, a 'solitária'.
    Mas, parabéns por esse texto, que nos leva a conhecer um pouco mais da história das nossas empresas de ônibus.

    ResponderExcluir
  2. A linha Ramos-Madureira acabou como 926, mas ressucitou como linha 928. A linha 928, como Ramos-Madureira, tinha seu ponto inicial no final da Avenida Teixeira de Castro, próximo à fábrica de aparelhos de rádio e televisão Zenith. Passava em Olaria, próximo ao estádio do Olaria Atlético Clube, na Penha, em frente à fábrica da Cortume Carioca, na Penha Circular, Praça do Carmo, Vila da Penha (Avenida do Braz de Pina e Avenida Meriti), Vila Kosmos, Vicente de Carvalho e Vaz Lobo, até chegar ao ponto final no bairro de Madureira, em frente à estação.

    ResponderExcluir
  3. Guedes, a ressucitada 928, fazia um itinerário completamente inverso da 926. Se não me engano está 928, foi da Viação Rubanil Ltda. Grato pela participação, Eduardo Cunha.

    ResponderExcluir
  4. Atualmente a linha 928 se chama Marechal Hermes-Ramos, circular, via Bonsucesso, e a linha é explorada pela Viação Madureira Candelária Ltda., ou Maduca para os íntimos.

    ResponderExcluir

Olá!

Sua opinião é muito importante para nós. Esperamos sua visita por aqui mais vezes.

Grande abraço e tudo de bom!

Tecnologia do Blogger.