Ads Top

Cantinho do Busólogo: Piracicabanos em Santos!

Depois de contar sobre a capital do litoral paulista, o RdV não podia deixar de apresentar o que move as pessoas para lá e para cá na cidade...

O sistema municipal de transporte coletivo de Santos conta com apenas uma empresa, a Viação Piracicabana - veio de longe, hein?

A frota da empresa é basicamente composta de modelos Marcopolo e Busscar, montados sobre chassi Mercedes-Benz: em geral, OF-1418 para os convencionais, e LO-915 para os micros.

Não há cobrador, mesmo nos veículos convencionais - tudo micrão!! ninguém merece!!! - e, nestes, há duas vagas para cadeirantes em cada veículo.

Não, este não faz ponto final na porta de nenhuma emissora de televisão!
É que os canais da cidade são numerados, do 1 ao 6, sendo conhecidos pelos seus números.

As linhas circulares da cidade têm um curioso e funcional esquema de numeração: se uma linha é 118, a 181 é a que faz a volta inversa. Se é a 04, o sentido oposto é feito pela 40, e assim vai.

Mas olha bem para este valente Senior que desbrava as tortuosas e íngremes vias dos morros santistas...

Nota alguma coisa, digamos, inusitada em seu interior?

O detalhe é o que vale! O assento atrás da porta traseira deve ser exclusivo para quem não tem pernas!

Pela numeração dos carros, é fácil saber o ano de fabricação deles: o segundo dígito o representa. Este simpático Pluss, por exemplo, nasceu em Santa Catarina, no ano de 2008.

O "E" do número de ordem do Pluss significa que ele é adaptado para cadeirantes, portadores de necessidades especiais. Mas então, porque este Torino nascido em Xerém em 2009 não possui este "E"?

Porque desde o ano passado, todos os carros fabricados passaram a ter esta característica, tornando uma numeração especial dispensável.

E assim eles passeiam pelas ruas de Santos, levando a gente que faz e visita o município.

A propósito, notaram uma coisa na pintura?
Pois é, uma empresa só, três pinturas diferentes!

E olha só quem apareceu!!!

Só para contrariar, o RdV traz a você um Foz em terras santistas... Ora, a paulista Caio Induscar não podia faltar na princesinha do mar da paulicéia, não é?

E é isso ai, galera!

Hora de partir! Ainda temos mais para contar de Santos. Aguardem!!

Um grande abraço, e até a próxima visita! :)

Texto: Rodrigo SilvaFotos: Rodrigo Silva e Rafael Asquini

Um comentário:

  1. Caracas. Que maluco este post, mesmo depois de algum tempo, não dá para esquecer nossa tentativa de se acomodar no banco exclusivo do Senior. Tô no aguardo de mais, não se esqueça dos bondes, das barcas "barulhentas" e da inesquecível aventura navegando pelo Canal 1 de catraia, coisa que não tem nem no Rio, rs. Abraço.

    ResponderExcluir

Olá!

Sua opinião é muito importante para nós. Esperamos sua visita por aqui mais vezes.

Grande abraço e tudo de bom!

Tecnologia do Blogger.