Ads Top

A Vila de Vassouras entra nos trilhos...

E proseguindo com a nossa viagem pelo passado e presente de Vassouras, vamos varrendo (Vô varrendo, vô varrendo, vô varrendo...) e seguindo em frente que atrás vem...o trem!!!

E a Vila de Vassouras entra nos trilhos...

A estação Barão de Vassouras ontem...

...e hoje, abandonada e entregue a própria sorte.

E graças a iniciativa do Barão de Vassouras e de outros beneméritos (confira como se deu esta iniciativa, por meio de Caetano Furquim, clicando aqui), em 1865, a cidade de Vassouras entrava nos trilhos com a abertura de uma estação localizada a seis quilômetros do centro desta.


Consta que ela foi inicialmente denominada como "Rio das Mortes" - o nome origina se do nome do rio de mesmo nome, localizado nas proximidades desta - e depois se chamou "Vassouras".


Em 1872, com a fundaçao da E.F. Carril-Vassourense - que possuía bondes puxados a burro e levava os passageiros para o centro da cidade - foi construída uma nova estação...

...e em 1914, foi inaugurada uma outra estação, com uma arquitetura muito charmosa e bonita, a estação ferroviária "Cidade de Vassouras". Assim, Vassouras e Cidade de Vassouras tiveram de ser renomeadas: aquela passou a se chamar Barão de Vassouras e esta, Vassouras.

A estação era pertecente ao ramal de Jacutinga, que foi encampado pela Central do Brasil em 1910. Este ramal, que unia Governador Portella a Santa Rita do Jacutinga, MG, foi desativado no ano de 1970.

Atualmente, o belo prédio abriga a Universidade Severino Sombra. Ponto para a universidade em manter a arquitetura da estação.

E em 1914, Vassouras era um grande município: Além dos sete distritos citados inicialmente nesta matéria, foi criado em 1910 o distrito de Comércio. Em 1931, o distrito passou a se chamar Sebastião Lacerda.


Uma homenagem a um filho ilustre da região: o ministro do STF Sebastião Eurico Gonçalves de Lacerda (1864-1925), que nasceu e residiu na chácara onde seus pais haviam residido.

Praça Sebastião de Lacerda, no Centro de Vassouras

Magistrado e político brasileiro, Sebastião Lacerda é avô de Carlos Lacerda, que governou o estado da Guanabara entre 1960 e 1965 e fundou a editora Nova Fronteira.

E não acabou...na sexta-feira...

Clique na imagem e confira uma vista aérea da cidade de Vassouras, pela lente de Jorge A. Ferreira Jr.

...como Vassouras chegou a ter onze distritos e no final dos anos 80, passou a ter apenas quatro distritos.

Obrigado pela sua visita e grande abraço.

Texto: Luiz Antonio Doria e Jorge A. Ferreira Jr.
Fotos: Rodrigo Silva e Jorge A. Ferreira Jr.
Foto de Sebastião de Lacerda extraída do Wikipédia
Fonte Pesquisa: IBGE, Wikipedia e Universidade Severino Sombra

Nenhum comentário:

Olá!

Sua opinião é muito importante para nós. Esperamos sua visita por aqui mais vezes.

Grande abraço e tudo de bom!

Tecnologia do Blogger.