Ads Top

Cantinho do busólogo: O Azul e Branco do entrerriense da Condessa do Rio Novo

O azul-e-branco lembra muita coisa: No carnaval, lembra a Portela para os residentes de Madureira. Para os moradores de Nilópolis, lembra a Beija-Flor. No âmbito da capital, são as cores adotadas pelo prefeito da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Na busologia, ela lembra algumas empresas como Estrela Azul, Nilopolitana (o amarelo-cinza já foi azul e branca), Verdun, Aparecida (que operou a linha Nilópolis x Pavuna, que hoje se encontra com a "verde meritiense"). Mas hoje vamos recordar a azul-e-branca do Sul Fluminense, mais precisamente o azul-e-branco que reinou em Três Rios. O azul da Viação Progresso.

Começamos com os pequeninos: Olha o Senior passeando em frente a antiga estação ferroviária da cidade. Nada contra o simpático micrinho, mas o trem passando pelo centro da cidade de novo seria mui interessante.


O 061 descansa na noite do Terminal Hélio de Almeida Pinto e o motorista do veículo a fazer anotações sobre a demanda da linha. Detalhe para a vista, que já prenunciava a onda que seria os Dimelthozes e Inovas da vida.

O Minimax - uma espécie de "mini-citmax" - também circulou por Vassouras. Mas hoje ele é mais frequente nas linhas municipais de São José do Vale do Rio Preto, também operadas pela Viação Progresso. E agora, vamos aos carros convencionais. Podem entrar os urbanos!

Boa lembrança tenho desses Urbanus. Andei nele na linha Areal x São José e não me esqueço de sua "cigarra", cujo som se assemelhava a um telefone das antigas.

E na época em que rodavam, começavam a pipocar nas ruas o famigerado "Micromaster" (vulgo Micrão). Mas entre Vassouras e Paracambi? Que nada!! O cobrador é (e ainda é) figurinha fácil dentro dos urbanus da azul-e-branca de Três Rios. Fechem os olhos e imaginem o ronco deste OF-1620.



E se tem Urbanus, tem Urbanuss chegando. O modelo da Busscar fez nome na Progresso! Mas nem só de Busscar vive a citada empresa.

Também tem Torino geração VI. Outro modelo no qual tive o prazer de viajar entre Paracambi e Vassouras...entre Vassouras e Barra do Piraí. E dá-lhe OF1722M.

E agora, segurem a emoção. Pois vem aí os rodoviários de Trê Rios. Comumente utilizados em linhas de longa distância, eles também costumavam aparecer na VAS x PBI e na VAS x BPI.


O Viaggio GV1000 e o Jumbuss estão aqui para comprovar.


Ontem, um Viaggio G4...hoje o RJ 191.012 é um G6 1050...

...como esse...

...e este aqui.


Para linhas como Barra Mansa x Três Rios e Barra Mansa x Juiz de Fora temos este belo Jumbuss (que ainda deve estar em atividade). Mas se você gosta de Marcopolo...

...tem G6 indo prá Juiz de Fora.

Busscar à Vissta na BR-393!!!

Bem, espero que tenham gostado! Apesar das novas cores da empresa, a Viação Progresso continua conquistando mais admiradores a cada dia com sua modesta operação pelos recantos do Centro-Sul Fluminense e Zona da Mata Mineira.



Grande abraço e tudo de bom!

Texto: Luiz Antonio Doria

Fotos: Jorge A. Ferreira Jr. e Victor Almeida Ferreira

Nenhum comentário:

Olá!

Sua opinião é muito importante para nós. Esperamos sua visita por aqui mais vezes.

Grande abraço e tudo de bom!

Tecnologia do Blogger.