Ads Top

A Angra é dos Reis...e do Silva também: Cunhambebe

Fala, meu povo!

Já que a Angra também é do Silva, vamos mostrar a terra em que nosso andarilho trabalha: O distrito de Cunhambebe, na Angra dos Reis.

Mas você sabe o porque desse nome?

Cunhambebe, o verdadeiro herói nacional

Cunhambebe foi um chefe indígena Tupinambá que se aliou aos franceses que se estabeleceram na Baía de Guanabara em 1555 (a tal França Antártica). Dominou todos os caciques tamoios da região compreendida entre Cabo Frio e Bertioga.

Nesse período capturou o mercenário alemão Hans Staden- que anos mais tarde relatou suas aventuras no Brasil (E até virou filme!) - na serra de Ocaraçu (Atual conjunto de morros do Cairuçu, na Vila de Trindade).

A Maldição de Cunhambebe

Haviam dois Cunhambebes: O pai havia falecido de "peste" após a chegada dos colonos de Villegagnon à baía de Guanabara e o filho foi encontrado por José de Anchieta em Yperoig (atualmente a cidade de Ubatuba).

Ao filho do chefe tupinambá é atribuído a "Maldição de Cunhambebe". Tudo começou quando Anchieta encontrou o Cunhambebe filho para as negociações que originaram o Armistício de Yperoig (ou Iperoig). Este tratado visava em encerrar a Confederação dos Tamoios - confederação que ameaçava a unidade do território português.

Indígenas desarmados, os portugueses foram com tudo em cima dos franceses e aproveitaram para dizimar uma grande parte da nação Tupinambá que existia por ali (o fato se repetiu em Cabo Frio e os poucos que sobreviveram fugiram para o sertão ou misturaram-se aos colonos em Ubatuba).

Sentindo-se traído pelos padres e pelos portugueses, Cunhambebe filho teria amaldiçoado as terras de Iperoig.

O Distrito

Espaço Cacique Cunhambebe, fica na praça que leva o nome do herói, já na Vila do Frade.

Antes de ter o nome do bravo chefe tupinambá, o belo distrito angrense tinha o topônimo de "Ribeira", segundo divisão administrativa de 1911. Este permaneceu até o ano de 1943, quando o Decreto-Lei Estadual nº 1056 de 31-12-1943 modificou o nome do distrito para Frade. Mas no mesmo ano - e não me perguntem como - adotou-se o topônimo Cunhambebe.

Em tempo: Topônimo é um nome próprio de lugares e está ligado a Toponímia, que estuda os topônimos com base na história, arqueologia e geografia.

A prainha de Cunhambebe


A Prainha de Cunhambebe é uma faixa de areia situada numa ilha, visível a partir da Praia do Frade (meu bairro, finalmente no RdV!), em Angra dos Reis.

A praia é pequena, rústica, sem prédios no entorno e nem infraestrutura. Então vale a dica: traga sua própria farofa. Quer um refri? volta pro Frade!

Acessível apenas por pequenos barcos autônomos que fazem o transporte para o continente em uma curta viagem - menos de cinco minutos - por, em média, R$1,50 por pessoa, a Prainha, suas águas e seu visual são, por si só, um pedaço de paraíso.

Há fortes rumores na comunidade de que a construção de um condomínio hoteleiro/turístico na ilha, prevista para breve, irá inviabilizar o uso da Prainha pelo povo.

Por mais absurdo que possa parecer, e mesmo que isto não venha a acontecer por lá, o fato é comum nas praias da região: condomínios se instalam a beira-mar e limitam ou restringem completamente os acessos às praias, o que é proibido por Lei Federal.

O ponto mais alto é o Pico do Frade. Para nós, por aqui, é quase como o Corcovado: uma montanha alta (1578m), a poucos quilômetros do mar, abençoando a visão de praticamente toda vila. Há três formas de chegar ao Pico: Por Bananal(SP), pela Vila do Frade ou por Mambucaba.

A mais fácil é por Bananal, em caminhada de quatro horas e meia de caminhada em nível pesado por dentro da Mata Atlântica.


É isso aí! Vamos preservar o que é nosso! A prainha é de Angra...e a Angra é dos Reis...


...e do Silva também!


Abraço e tudo de bom!

Texto: Luiz Antonio Doria e Rodrigo Silva
Fotos: Rodrigo Silva
Arte sobre o Mapa do Rio de Janeiro: Luiz Antonio Doria
Fonte Pesquisa: Biblioteca IBGE, Wikipedia e Angra-dos-Reis.com

Um comentário:

  1. É um grande condomínio está sendo construído na prainha. Parece que o poder do capital mais uma vaz sai na frente e a população local, futuramente ,vai ficar sem esta àrea de lazer.

    ResponderExcluir

Olá!

Sua opinião é muito importante para nós. Esperamos sua visita por aqui mais vezes.

Grande abraço e tudo de bom!

Tecnologia do Blogger.