Ads Top

Cachoeira, a Heroíca da Bahia

Em 1837, por meio da Lei Provincial nº 43 de 13 de março o presidente da província concedeu o título honorífico de "CIDADE HERÓICA" a Cachoeira e elevou a categoria de cidade a Vila.

Mas, porque esse grandioso título a vila de Cachoeira? Senta que lá vem história...

A Bahia e a Revolução do Porto

Em 1820 uma revolução liberal nasce e explode na cidade do Porto, fazendo surgir e se consolidar uma monarquia constitucional - onde o parlamento torna-se o órgão supremo da administração da metrópole e de suas colônias.

Essa revolução trouxe enorme repercussão na Bahia, onde havia um grande número de portugueses. Com o retorno de Dom João VI a Portugal as cortes lisoboetas substituem o Comando das Armas na Bahia: Sai o Brigadeiro Manuel Pedro Freitas e assume o Brig. Luis Inácio Madeira de Melo.

A nomeação em nada agrada os baianos, que possuíam em seus corações o sentimento de se libertar de Portugal. Após a volta de D. João VI a Portugal é enviada uma carta pela cortes ao regente Pedro de Alcântara determinando a sua volta a metrópole, indicando que Lisboa desejava a recolonização do Brasil.

Enquanto isso...

...aumentava o ódio entre portugueses e brasileiros: confisco de bens, agressões e assassinatos fizeram muitos fugir para vilas do recôncavo, em especial a Vila de Cachoeira.

Construção de 1698, a Casa de Câmara e Cadeia foi reformada em 1789. Durante a Sabinada, foi sede do governo legal da província.

Com isso a vila tornou-se o centro polarizador das atividades libertadoras da Bahia. Em 1822 a câmara municipal de Cachoeira recebeu uma consulta vinda dos deputados baianos da corte sobre a relação da Bahia com a metrópole.

Estavam presentes nesta reunião Francisco Montezuma (Futuro Visconde de Jequitinhonha. Há uma escola em Cachoeira com o nome dele), Garcia Pacheco, Rodrigo Antônio Falcão Brandão, Antonio de Cerqueira Lima entre outros. A resposta a esta consulta - em outras palavras - foi: Que a Bahia passe a regência de Dom Pedro, no Rio de Janeiro.

Cachoeira foi declarada sede do governo local. E no amanhecer do dia 25 de junho de 1822, Antônio Pereira Rebouças convidou o povo a assistir à sessão da câmara que aclamaria Dom Pedro regente do Brasil.



Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário.

As tropas ocuparam a Praça e a Rua da Matriz e o povo cachoeirano aclamou D. Pedro "Regente Constitucional e Defensor Perpétuo do Brasil". Em seguida, começou um desfile da cavalaria pelas ruas, com tiros de festim.

Esses tiros despertaram a atenção de Madeira de Melo, que mandou uma canhoneira subir o Rio Paraguaçu. Imaginando que os tiros de festim foi um ataque a sua guarnição, responde o tal "ataque".

Tiro de Guerra.

E o povo reage: As vilas do recôncavo baiano - aos poucos - aderem a Cachoeira e travam batalha com a tropa de Madeira de Melo até que em 28 de junho de 1822 a embarcação portuguesa é capturada e sua tripulação presa.

Em 22 de setembro de 1822 é formado um novo governo para comandar a resistencia em Cachoeira, sob a presidencia de Miguel Calmon do Pin e Almeida.

Enquanto isso...

...O imperador é comunicado sobre os últimos acontecimentos. E de Portugal é mandado um reforço com 750 soldados para manter a Bahia sob o domínio luso. Este reforço chegou em agosto de 1823.

Em outubro de 1822, chega do Rio o reforço sob o comando do francês Pedro Labatut com uma tropa composta por portugueses. Em julho de 1823, os baianos evitaram qualquer tentativa de recolonizacão com uma insurreição iniciada em Cachoeira.

E por sua bravura e coragem empenhada no dia 25 de junho de 1822, Cachoeira recebeu o título honorífico de "Cidade Heróica" por meio da Lei Provincial nº 43 de 13 de março de 1837. Nesta mesma lei ficou decretada a elevação da vila a cidade como reconhecimento pela participação ativa nas guerras da independencia do Brasil e pela sua fidelidade ao regime monárquico.

A Imperial Ponte Dom Pedro II

A Imperial Ponte Dom Pedro II surgiu em meio a rivalidade que havia entre São Félix e Cachoeira. Considerando a finalidade principal de escoar a produção de minério que vinha da Chapada Diamantina, a ponte era desnecessária. Até porque os trens da E.F.Central da Bahia precisavam chegar apenas em São Félix e de São Félix, a produção mineral zarpava pelo rio Paraguassu.

Sendo a segunda cidade mais importante da Bahia, Cachoeira não desejava perder a chance de ver materializado o sonho de cruzar o rio e ainda incorporar o distrito de São Félix, tendo acesso as lavras.

A estrutura foi encomendada na Inglaterra e começou a ser montada em 1883 e foi inaugurada em 1885, com a presença do Imperador. Para montar a ponte, foi fundamental o uso de guindastes a vapor funcionando sobre os trilhos. A ponte tem comprimento total de 365 m divididos em quatro tramos, sendo os dois centrais de 91,5 m e os dois laterais de 86m.

O estrado inferior mede 9,5 m de largura. A parte central, de 5m, é destinada ao tráfego de trens e, ausência destes, é liberada para animais e carroças. As duas partes laterais medem 2 m cada uma e são destinadas a pedestres. Ela termina em frente a Igreja Matriz do Deus Menino...


...e inicia no Cais do Manga, próxima a Estação Ferroviária de Cachoeira.

A Estação Ferroviária da Heróica

A Estação de Cachoeira começou a operar em 1876, mas para cruzar o rio Paraguassu e chegar a São Félix, esperou que a Ponte Dom Pedro II fosse inaugurada. O prédio atual é de 1884 e é interessante notar que os trilhos passavam pela cidade para seguir viagem para Salvador.

Em 2007, foi eliminado o rabicho que obrigava os trens a cruzar a cidade. Agora as composições saem da ponte e dobram a esquerda, entrando na estação.

Como chegar


Vindo de Salvador: Seguir a BR-324 até o acesso a BA-026, na altura de São Francisco do Conde. Por este, siga por mais 11km até a cidade de Santo Amaro. E ainda pela BA-026, seguir mais 38 km até a cidade de Cachoeira.

Vindo do Rio de Janeiro: Após cruzar a Ponte Rio-Niterói, siga pela Niterói-Manilha, no município de Itaboraí. Após Manilha, siga pela BR-101 Norte até o município de Campos. De Campos, é seguir pela mesma BR-101 adentrando pelo estado do Espírito Santo até o município de Viana. Em Viana, rapidamente entre na BR-262 na direção sudeste e volte para a BR-101.

Pela 101, siga pelos municípios de Serra, Fundão, Ibiraçu, João Neiva até o município de São Mateus, já no Norte capixaba. Mais um pouco após passar pelo município de Pedro Canário, e já entrando no estado da Bahia, continue na BR-101 passando pelos municípios de Teixeira de Freitas, Itamaraju, Eunápolis, Itagimirim, Itabuna, Santo Antonio de Jesus, Cruz das Almas até o entroncamento com a BA-026, na altura de Muritiba e depois de Governador Mangabeira.

Pela BA-026, seguir passando pelo Centro de Muritiba e depois pelo município de São Félix. Atravessar a Ponte Imperial Dom Pedro II e você já está na Cidade Heróica.

Linhas de Ônibus

Apenas citaremos as mais que possuem mais horários

Santana São Paulo

152 Salvador x São Félix
285 Feira de Santana x São Félix via Magalhães
289 Feira de Santana x Santo Antonio de Jesus Via Humildes

Jauá

297 Salvador x Maragogipe (Via São Félix)

E Cachoeira é rica em história - como acabamos de relatar - e em cultura.


É de lá uma das mais conhecidas manifestações culturais da Bahia: A festa de Nossa Senhora da Boa Morte. Esta e outras manifestações vamos relatar na terceira série sobre a Heróica da Bahia.

Abraço e tudo de bom!






Texto: Luiz Antonio Doria
Fotos: Ailton Dorea. Fotos de Montezuma e Miguel Calmon extraídas do Wikipedia
Agradecimentos a Aloísio Cunha e Claiton Reis pelas fotos da Santana e Jauá. Valeu mesmo!!!
Fonte: Wikipedia, Prefeitura Municipal de Cachoeira, Ministério dos Transportes e Estações Ferroviárias e Brazil Channel.

Um comentário:

  1. Sou campinense e peço permissão para tecer alguns comentarios corretivos... O fundador foi TEODOSIO DE OLIVEIRA LÊDO e não LEÃO. O prédio da FURNE fica a poucos metros da Catedral de Nossa Senhora da Conceição, na AV. MARECHAL FLORIANO PEIXOTO. No mais vocês estão de parabéns, querendo vir desfrutar de nosso delicioso clima em qualquer época do ano sitam-se convidados...

    ResponderExcluir

Olá!

Sua opinião é muito importante para nós. Esperamos sua visita por aqui mais vezes.

Grande abraço e tudo de bom!

Tecnologia do Blogger.