Ads Top

Plantão RDV: Expresso e sua linha "municipal" na capital

E o RdV Etc. tem o prazer de apresentar o mais novo integrante desta equipe: O Aspira Franklin Brainer, que estará trazendo um pouco da história dos bairros e dos ônibus da Zona Oeste e redondezas. Seja bem-vindo, Aspira!

E na estréia, ele nos traz mais uma da Oeste. Quer dizer, da Expresso.

Mas, não era para ser a Oeste? Eu, particularmente, desconheço que a Expresso tenha alguma linha para São Fernando (Ô Fernando - Scofano ou Ezídio - expliquem-se!). E onde fica São Fernando? Explica aí prá nós, aspira!

O Conjunto São Fernando, ou São Fernando, é um sub-bairro (ainda se escreve assim?) de Santa Cruz, localizado na avenida João XXIII (que também dá nome ao conjunto habitacional local), e dá acesso do Centro de Santa Cruz à COSIGUA ou Gerdau, famosa fábrica de Metálicos.

Sobre a 858... de Santa Cruz a São Fernando

Inicialmente até onde minha memória alcança, pois estudei em uma escola municipal na Base Aérea de Santa Cruz (Escola Municipal Coronel Berthier - que saudade!), a linha era operada pela Santa Sofrida, ops, Sofia, nesta época com um monte de Ciferal Fênix, depois por Caio Amélias, Vitórias, Alvoradas, Inclusive Volvos (pausa para uma lágrima).

Seu trajeto inicial era 858 - C.Grande - S.Cruz, (como se pintavam aquelas plaquinhas internas cuidadosamente à mão) indo até à estação de trem. Em 1999/2000 passou, se eu não me engano, para as mãos da Ocidental e nesta época ela era operada por estes Urbanuss que ainda teimam em correr a Brasil pela S-11 e já tinha seu itinerário alterado para São Fernando.

A operação pela Ocidental, começou de forma regular, com os GLS VW herdados, além de (pasmem!) Caio Millenium Volvo e Urbanus Scania, no auge da crise de transporte em Campo Grande, por volta de 2003/2004 a linha chegou a quase desaparecer, voltando a ser operada com Micros Seniors e alguns Turquesa e Viale 1417 (com o posto do crobrador vazio).

Ultimamente, pouco antes de ser operada pela Oeste só rodavam carros grandes nela: Turquesas, Viales e S21 além do DF 43197. Hoje em dia, já vi gente comemorando, porque o único carro urbano com 2 portas da Oeste, o 87532 (ele mesmo, o DF) dá expediente nela.


Aliás é o único na empresa com posto de cobrador - até agora... Fora isso, tome Thunder+ e Spectrum. Ah, e as "marmitas rodoviárias" da Expresso dando o maiorrrrapoio... Na 859 um ou outro carrinho, uma vez na vida, outra na morte, como diria a vovó...


Texto: Franklin Brainer
Fotos: Franklin Brainer e Acervo Cia de Onibus
Revisão: Luiz Antonio Doria

Nenhum comentário:

Olá!

Sua opinião é muito importante para nós. Esperamos sua visita por aqui mais vezes.

Grande abraço e tudo de bom!

Tecnologia do Blogger.