Ads Top

O Parnaso de Teresópolis

E depois de conhecer um pouco de Teresópolis, o RdV apresenta o principal atrativo de Teresópolis:O Parnaso!

Não entendeu? Parnaso: Parque Nacional da Serra dos Órgãos, localizado entre Teresópolis e Guapimirim.

E antes mesmo de chegar lá, a paisagem encanta a todos.

Já no alto da serra, bem perto da entrada do parque, damos "tchau" ao velho guerreiro que subiu sem esforço algum a brava Serra dos Órgãos.
Estamos na direção certa, então...

...vamos lá, 03! Rumo ao Parque Nacional!


Avistamos ao longe, o rio Soberbo através do mirante que fica entrada para a cidade (BR-116).

E não é só o Rio que é soberbo: Essa paisagem também é!

E depois de muito andar...


...chegamos ao Parque, que foi fundado por meio do Decreto Federal nº 1822 de 30 de novembro de 1939 e localiza-se a 90 km da capital.

Sede administrativa do Parnaso, em Teresópolis

O Parque abrange o maçico da Serra de mesmo nome que abrange os municípios de Magé, Teresópolis, Guapimirim e Petrópolis e possui uma área de 20.030 hectares.

ATENÇÃO! Se você resolver visitar o Parque, fique atento com os temporais na montanha que provocam o fenômeno denominado"Cabeças-d'agua". Ao observar formações de nuvem na serra, afaste-se das proximidades do rio.


Começamos com o Bosque Santa Helena, que juntamente com o Bosque da Colina (Ideal para vascaínos hehehehehe), foi projetado pelo arquiteto Ângelo Murgel.

Ambos possuem muita sombra, mesas e bancos de pedra para um bom piquinique, sanitários e...


...quiosques! Bem, esse aí parece ser de propriedade particular. No meio do bosque você pode encontrar um dos habitantes do parque.

o curioso Quati, bicho arisco da mata atlântica e que em tupi significa "nariz pontudo".

As trilhas da Serra dos Órgãos

O Parque possui cinco trilhas e uma estrada - esta última dá acesso a algumas trilhas. Vamos a primeira trilha.

A Trilha da Primavera tem duração de 15 minutos de caminhada leve e possui uma extensão de cerca de 500 metros.

Nela se encontra uma espécie ameaçada de extinção por corte indiscriminado: A palmeira-jussara, essencial para a manutenção do ecossistema local.

A trilha faz o visitante se sentir em meio a uma mata preservada...

...e - se o mesmo for igual ao nosso amigo "03" - um pouco cansado. Respira fundo e vamos em frente, pois é hora de curtir uma trilha que nos faz apreciar o mais belo cartão-postal da cidade.

A Trilha Cartão Postal! Com 1.200 metros de extensão, o visitante leva duas horas (ida e volta) para chegar ao mirante que permite apreciar...

...a cadeia de montanhas que compõem a Serra dos Órgãos, além de admirar grandes e frondosas árvores.

Tá perdido? Não se preocupe! No parque, há placas como esta indicando onde você está. Já se localizou, então vamos em frente!

Pela Estrada da Barragem, o visitante pode observar mirantes, aproveitar um dos vários recantos para descansar em seus três quilometros de extensão e admirar a belezas do...

...Rio Paquequer, cascatas...

...e lagoas. A Estrada termina na Praça da Barragem, de onde se capta água para a cidade de Teresópolis.

Além disso, ela dá acesso a todas as trilhas da sede teresopolitana. Entre elas...

...a trilha suspensa.

Esta, que foi inaugurada em 2001, traz um interessante detalhe em seu traçado.

Um paredão de rochas que vai sendo ocupado por diversos tipos de vegetais, iniciando o processo de sucessão ecológica e copas de árvores que escondem espécies de animais que nunca descem ao chão.

A Trilha suspensa foi construída sobre um aqueduto do início do século XX que levava água do Rio Paquequer para a Barragem do Rio Beija-Flor.

E andando mais um pouco...

...chegamos a Trilha Pedra do Sino, cujo acesso é limitado a 200 pessoas por dia (100 para pernoite e 100 para visita diurna). Com cerca de 11 km de caminhada desde a sede do parque - a 1100 m de altitude - até o ponto mais culminante da serra.

Mas, para ter acesso a trilha é necessário o pagamento de uma taxa de R$ 12,00 por pessoa por diária/pernoite, podendo optar por utilizar o Abrigo 4, alternativa de acomodação confortável no alto da montanha.

LEMBRETE: Antes de começar a trilha o montanhista deve assinar um termo de responsabilidade e entregar na portaria do parque.


E para aqueles que curtem um camping, o PARNASO disponibiliza uma infra-estrutura com sanitários e capacidade para 20 barracas. É o Acampamento Gato-Maracajá.


E dentro do parque podemos ver um vestígio de que por aqui os trens que vinham da Estação Barão de Mauá, também conhecida como Leopoldina, e seguiam até a cidade.

Como Chegar

Em Teresópolis

Vindo do Rio de Janeiro: Seguindo pela Rodovia Washington Luiz até o acesso a Rio - Teresópolis (Lembrando que a via possui pedágios, separe um "cascalho" para eles). Pela Rio-Terê, siga até o primeiro acesso a Avenida Rotariana e continue na Av.Oliveira Botelho para em seguida virar a direita na R. Flavio Bortoluzi de Souza.

Depois, é pegar a segunda à esquerda para pegar a R. Alfredo Rebello Filho, virar à direita na R. Tietê, à esquerda na R. Paraná, continuar na R. Jaguaribe, uma curva suave à esquerda na R. Ten. Luiz Meirelles, pegar a primeira à direita em R. Primeiro de Maio e a terceira à direita em Av. Delfim Moreira.

Dica: Quem vem de Niterói, deve seguir pela Niterói - Manilha até o acesso a BR-493 no município de Itaboraí.

Quem vem de Nova Friburgo, a dica é encarar a Estrada das Hortaliças. E de Petrópolis, siga pela Estrada União - Indústria e de lá, Teresópolis - Itaipava.

Vindo de São Paulo: Depois de encarar a Via Dutra, você deve seguir pela Linha Vermelha até o acesso a Rodovia Washington Luiz e de lá seguir o mesmo caminho descrito acima.

Vindo de Belo Horizonte: Siga pela BR-040 até o acesso a Estrada União e Indústria, na cidade de Levy Gasparian. Pela União e Indústria, o motorista deve seguir até o acesso a Teresópolis - Itaipava/Estr. Granja Floresta, continuando na Av. Pres. Roosevelt virando a direita na Heitor de Moura Estevão, direita na Lúcio Meira e esquerda à Delfim Moreira.


Linhas de ônibus

Viação Teresópolis

Teresópolis x Rio de Janeiro
Teresópolis x Guapimirim
Teresópolis x Magé
Teresópolis x Castelo (Centro do Rio)
Teresópolis x Niterói
Teresópolis x Sapucaia
Teresópolis x Nova Friburgo
Teresópolis x São José do Vale do Rio Preto
Teresópolis x Além Paraíba
Teresópolis x Carmo (Via Sumidouro)

Outras linhas, confira no site da empresa.

Teresópolis x Leopoldina (Viação Riodoce)

Teresópolis x São Paulo (Viação Salutaris)



No Parque Nacional da Serra dos Órgãos: Fica na área urbana de Teresópolis, na Avenida Rotariana s/nº (que interliga a BR 116 Rio-Bahia, na altura do km 89,5, à cidade), com acesso bem sinalizado. A entrada do PARNA-SO fica ao lado da ponte sobre o Rio Paquequer, na entrada da cidade, próximo ao Mirante do Soberbo e ao Portal da Cidade.

Na BR 116, sentido Rio-Teresópolis, na altura de Magé, existe a praça do pedágio administrado pela CRT, com cobrança bidirecional. Há cobrança de pedágio também no sentido Teresópolis-Magé-Teresópolis.

Horário de Funcionamento e Tabela de Preços: Visite o site do Parque

Abraços,
Leo Branco.

Texto: Leonardo Branco e Luiz Antonio DoriaRevisão: Luiz Antonio DoriaFotos: Leonardo e Viviane BrancoFonte Pesquisa: Site do Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

Um comentário:

  1. barragem da familia guinle ? até onde eu sei era a ponte do trem, pelo menos é o que vemos em fotos.

    ResponderExcluir

Olá!

Sua opinião é muito importante para nós. Esperamos sua visita por aqui mais vezes.

Grande abraço e tudo de bom!

Tecnologia do Blogger.