Ads Top

AUTO DIESEL...é tudo a mesma Breda!

E prosseguimos com a cantileña "É tuuuuudo a mesma Breda...é tudo a mesma Bredaaaa..."

Auto Diesel, uma tradicionalíssima empresa...quem não se lembra de sua clássica saia preta e blusa bege com linhas avermelhadas?

Pois é, esta Auto Diesel que todos nós conhecemos passava por uma crise administrativa no ano de 1995, tendo problemas para operar suas próprias linhas e o setor Leopoldina.

Foi aí que a Breda Rio apareceu e adquiriu o setor Leopoldina e passou a operá-lo com os ônibus equipados com chassi Scania, Volvo etc). E a AD, como ficou?


A Auto Diesel permaneceu com os Constantinos (aqueeele que comprou a Penha)em um layout que lembra muito a Rio Minho e operando as suas atuais linhas: 375, 384, 385, 386 e 945.

Mas antes da Breda surgir...nasceu um "súdito real" para o feudo da SMTU.

Nascia em 1994, a Vila Real que começou a operar linhas de "áreas soltas"que antes pertenciam a Auto Diesel (Entende-se por áreas soltas da Auto Diesel: Coelho Neto, Mal. Hermes, Valqueire, Rocha Miranda, Cascadura/Madureira etc).

Mas o parto foi meio difícil: A AD crescia, crescia, crescia e não conseguia se conter de tão grande. Ela acabou acumulando dívidas com seu Jacob (O Barata) e no fim das contas, esta foi paga com linhas e carros.

Eis as linhas (com voz de Jorge Perlingeiro...rsrsrs):

301 - Praça XV x Deodoro (expresso);
362 - Praça XV x Honório Gurgel;
371 - Guadalupe/ Mal. Hermes x Praça XV (via Bento Ribeiro);
378 - Castelo x Mal. Hermes (via Deodoro);
669 - Méier x Pavuna;
773 - Pavuna x Cascadura (via Guadalupe);
778 - Pavuna x Cascadura (via Estr. de Botafogo);

908 - Bonsucesso x Guadalupe
941 - Pavuna x Caminho do Padre
1045 - Castelo x Cascadura (operada em pool com Auto Diesel, Seletivos, Normandy e Acari)
1094 - Castelo x Valqueire (idem)
1095 - Castelo x Pavuna (idem)

Posteriormente, as linhas mudaram. A 371 foi extinta e a 378 passou a fazer o caminho atual (Guadalupe/ Bento Ribeiro). 1045, 1094 e 1095 ficaram com a Acari, e em 1996, foram para a Normandy. Por fim, a 941 se foi e a 727 foi criada.A 274 (Ma. Graça x Castelo) também foi no pacote, mas ficou para a Braso Lisboa.

Mas, voltando a Auto Diesel...

...Em 1996, era criada a SE002, que ligava o bairro de Mariópolis (mas o ponto final desta ficava em Anchieta) à Praça XV. Inclusive, eu fui um fiel usuário desta linha no período Breda...

...com os GV1000 Scania K113. Ê tempinho bom...

Em 1997, o restante da empresa que se encontrava na mão dos Constantinos é adquirida pela Breda.

Daí por diante...


...os scanias "voavam" pela Avenida Brasil ostentando o nome da Auto Diesel e as cores da Breda Rio.

Entre 1999 e 2001, as linhas 1094 e 1095 são adquiridas da Normandy. E assim a Breda Rio chega a Pavuna e ao Valqueire. Logo após, as linhas SE002, 1094 e 1095 passam a ser operadas pela Via Rio (antes denominada Top Rio). E em 2004...

...uma chuva de Torinos e Seniors inundam a garagem da Breda Rio e de suas filhas, incluindo a AD. Nova pintura, novo carro...e o micrão chega ao grupo.

E depois de muito sambar pelas ruas de Anchieta, Pavuna, Village e Ricardo...

...recentemente os Torinos saíram de cena, entraram os Spectruns City: Sai OF148, chega OF1722. Aparentemente, carro com chassi que possibilitaria a volta do posto de cobrador e um maior conforto para os seus clientes. Mas isso ficou no sonho.

Bem, se vocês acham que os passageiros da Auto Diesel sofrem...

...que o diga os passageiros da Via Rio e de sua 261, que um dia já foi operada por ônibus convencional. É a próxima empresa do grupo a ser detalhada.


Grande abraço e tudo de bom!



Texto: Luiz Antonio Doria, com assessoria de Luiz Eduardo

Fotos: Acervo Cia de Ônibus e Luiz Antonio Doria

Um comentário:

  1. Amigo,

    Estava procurando uma foto do 386 para poder escrever meu post sobre os que sofrem nesta linha e achei teu blog. Muito bom o texto. Trouxe um gosto de nostalgia para mim que estou neste itinerário desde 1992. Bom trabalho

    ResponderExcluir

Olá!

Sua opinião é muito importante para nós. Esperamos sua visita por aqui mais vezes.

Grande abraço e tudo de bom!

Tecnologia do Blogger.