Ads Top

A Vila de Trindade

Fala, meu povo!

Não poderíamos falar de Paraty sem esquecer de Trindade, a Vila de Trindade. Mas...

...para chegar lá, haja disposição!

É preciso mais do que disposição. Paciência e muitos CD's de boa música para aguentar o trânsito até lá!

E no caminho para Trindade, encontramos a APA Cairuçu. Quando foi aberta a BR-101, Paraty voltou a ter uma ligação com o resto do país, pois Paraty era cercada por maçicos ambientais e isso poderia atingir esses maçicos. Por meio do Decreto nº 89.242 de 27 de dezembro de 1983, foi criada a Área de Proteção Ambiental do Cairuçu para preservar os maçicos ambientais de Paraty.

A Vila de Trindade já foi habitadas por índios, portugueses... e até piratas! É uma vila de pescadores que, com o passar dos anos, foi reduto de vários estilos.

Nos anos 70, era o reduto dos hippies que desejavam fugir da sociedade "careta" e tradicional para o contato com a natureza... Nos anos 80, era o ponto de encontro dos aventureiros que acampavam em suas belas e paradisíacas praias... e nos anos 90, tornou-se um novo reduto do ecoturismo.

Parte de seu território pertence a Parque Nacional da Serra da Bocaina, preservada e sob a responsabilidade do IBAMA.

E a água "brota" da pedra em Trindade

Situada na Praia do Cepilho, o primeiro recanto de mar após vencer a íngreme serra, já em Trindade, dá a nossos olhos a impressão de que a água "brota" mesmo da pedra.

A Natureza sabe que, no RdV, O Detalhe é o Que Vale, e preparou esta curiosa surpresa: a Pedra d'Água consiste em uma formação de pedras em conjunto com um riacho que atravessa a pista e desemboca no mar. Observem bem como a coisa funciona...

O problema é que, com a quantidade de carros no caminho, o curso d'água parecia um obstáculo sério... Na volta, o Valente GranVia - aguardem fotos no CANTINHO DO BUSÓLOGO - levou intermináveis 40 minutos da entrada da Vila de Trindade ao Cepilho - trajeto que tem menos de 1km...E já que mencionamos a Praia do Cepilho...

...olha ela aí! Considerada uma das melhores praias para se surfar no país.

Águas cristalinas e areia fofa são os seus atrativos. Nas marés baixas, ela se junta a Praia de Fora, mais conhecida como...

...a Praia dos Ranchos, que possui águas calmas e areia fofa. E bares.


Muuuuitos bares e restaurantes, tanto na Vila quanto na Praia - para almoçar à beira-mar.

Depois de conhecer a Praia do Cepilho e a Praia dos Ranchos, vamos a Praia Brava...

...escondida por densa vegetação e acesso por meio de trilha que começa no início da descida da estrada que nos leva a Vila de Trindade.

Vista avassaladora... Pela estradinha estreita serra acima, esta é a primeira visão da praia de Trindade. Com areias finas e brancas, a Praia de Trindade ou Praia do Cachadaço chama atenção pelas casas de pescadores, ranchos de pesca...

...e vegetação nativa em toda a parte.

Como chegar

Vindo do Rio de Janeiro: É Rio-Santos direto até o trevo da Vila de Patrimônio. Deste ponto, siga a direita na subida de acesso a Trindade. Recomendável que se preste muita atenção na sinalização da via.

Se você está no Centro Histórico da cidade e deseja ir para a Trindade, é só embicar para o trevo de acesso do mesmo e seguir no sentido Santos. Mais 18 Km de percurso e chega-se ao trevo da Vila de Patrimônio, aí é pegar a esquerda a subida de acesso para Trindade.

Vindo de São Paulo: Seguindo pela Via Dutra e escolher um dos acessos a Rio-Santos: Rod. dos Imigrantes, Rod. dos Tamoios, Rod. Osvaldo Cruz ou Rod. Paulo Virgílio. Da Rio-Santos é seguir até o acesso a Vila de Patrimonio.

Ônibus: Vindo do Rio ou de São Paulo, o interessado nesse recanto deve pegar um ônibus saindo da Rodoviária de Paraty. A Colitur dispõe os seguintes horários:

PARATY x TRINDADE

05:20 - 07:00 - 08:00* - 09:00 - 10:00 - 11:00 - 12:00 - 13:00 - 14:00 - 15:00 - 16:00 - 17:00 - 18:00 - 19:20 - 20:30 - 22:30
* somente de 2a. a 6a.-feira

TRINDADE x PARATY
06:00 - 08:00* - 09:00 - 10:00 - 11:00 - 12:00 - 13:00 - 14:00 - 15:00 - 16:00 - 17:00 - 18:00 - 19:00 - 19:40 - 21:20 - 23:20
* somente de 2a. a 6a.-feira

Onde se hospedar?
A forma mais comum de se hospedar em Trindade é o camping. Há diversos campings para se escolher... Para os que não aguentam esta forma, digamos, rústica, também não faltam pequenas pousadas.

Bem, vamos encerrando esse relato sobre Trindade com uma valorosa lição...


...Nunca mais subestimo um Piá. Se vocês vissem a serra que ele subiu e desceu, com cada cratera na pista e umas 50 cabeças a bordo, só posso dizer que esse carrinho é um valente guerreiro!

E não deixem de conferir o Piá Guerreiro e outros no Cantinho do Busólogo!

Grande abraço e até lá!


Texto: Luiz Antonio Doria e Rodrigo Silva
Fotos: Rodrigo Silva
Fonte Pesquisa: Wikipedia, Site do IBAMA e Paraty(Parati) - Cidade Histórica

Nenhum comentário:

Olá!

Sua opinião é muito importante para nós. Esperamos sua visita por aqui mais vezes.

Grande abraço e tudo de bom!

Tecnologia do Blogger.