Ads Top

Miguel Pereira: A prova de que a propaganda é realmente a alma do negócio.

Dizem que "a propaganda é a alma do negócio"...

...então, podemos dizer também que a propaganda das boas características de uma região por um ilustre cidadão resultou no crescimento e desenvolvimento da mesma.

Hoje, o RdV conta como essa propaganda desenvolveu e mostrou para o mundo Miguel Pereira, o terceiro melhor clima do mundo.

Barreiros...

Assim como Itaguaí, Miguel Pereira também tem uma ligação histórica com o município de Vassouras.

Corria as últimas décadas do século XVIII... Para os senhores de engenho, plantadores de café e caixeiros viajantes passar pela área que hoje forma o nobre município, foram abertas estradas que ligavam as regiões em torno de Vassouras. E uma dessas regiões era Miguel Pereira, que naquela época se chamava Barreiros.

O nome vem das condições que se encontravam no Vale do Córrego do Saco: intransponíveis e desagradáveis lodaçais em períodos de chuvas mais intensas.

Entre 1890 e 1920, Barreiros passa a se chamar Estiva. Era onde havia a troca dos cavalos que conduziam as caravanas oriundas de Petrópolis e Minas Gerais pelo Caminho Novo de Minas, em demanda da Freguesia de Vassouras.

Em 1898, a ferrovia chega a Estiva. Vamos conhecer as estações que cortavam a vila?

Voltemos ao passado...dentro da locomotiva da Estrada de Ferro Melhoramentos (Que entregou neste ano o trecho entre Mangueiras e Entrerios. Depois a linha passou para a E.F.Leopoldina e depois para a RFFSA em 1903).

Depois de passar pelas estações/paradas de Paes Leme e Mangueiras, primeira parada: Conrado.

O nome é de uma certa forma homenageando o Comendador Conrado Jacob Niemeyer (1831 - 1905), Coronel do Corpo Imperial de Engenheiros que foi responsável pelas obras de calçamento da Estrada Real do Comércio, que ligava a Freguesia de N. Sra da Piedade de Iguassú (Nova Iguaçu) ao Porto de Ubá(Distrito de Andrade Pinto, em Vassouras) passando pelo Arraial da Estiva.

Conrado se encantou com a região e se instalou por lá com a família. Vale lembrar que seu neto foi fundador do Clube de Engenharia, construiu a avenida Niemeyer e ajudou a erguer a Igreja de São Conrado. Mas isso é papo para um RECANTOS DO RIO, porque a próxima parada...


...é Arcádia...Estação Arcádia! Inaugurada nas terras da Fazenda Bonfim (Foi o nome da Estação até o ano de 1940). Hoje Arcádia se resume uma unidade do Programa Saúde da Família e uma parada para os viajantes descansarem e desfrutarem da paisagem da serra.

Mas os trilhos da linha ainda estão lá, cobertos e protegidos pela mãe natureza. E seguindo por esta linha segue as já demolidas paradas de Engenheiro Adel, Monte Líbano, Francsico Fragoso...

...e Governador Portela. Era desta estação que se podia escolher duas opções: seguir para Santa Rita de Jacutinga - Já em Minas Gerais, encontrando-se com o Ramal de Jacutinga - passando por Vassouras e Valença ou seguir pelas serras do centro-sul fluminense. Em Governador Portela, existia a maior oficina de reparos, manutenção e pesquisa da Rede Ferroviária.

Como todo distrio/povoado/vilarejo, Governador Portela se desenvolveu em torno de sua estação.

E é a partir de Governador Portela é que o visitante se sente em Miguel Pereira. E a próxima parada...

...Barão de Javary, que homenageia o 2º Barão de Javary Jorge João Dodsworth (O primeiro foi o diplomata João Alves Loureiro, 1812 - 1883) que foi conselheiro de Dom Pedro II e diretor da Secretaria da Câmara dos Deputados do Estado do Rio de Janeiro.

Neste distrito se encontra um lago de mesmo nome.

O Lago de Javary é formado pelo represamento do Córrego do Saco e possui em seu entorno residências de veraneios e hotéis.

Suas águas turvas não são recomendadas para banho, mas pode-se passear nelas de pedalinho ou de barco.

E atenção senhores passageiros...

...chegamos ao nosso destino: Professor Miguel Pereira!

Mas na época de sua fundação, ela era chamada de Estiva.

Tudo mudou com a chegada do professor e médico sanitarista Miguel da Silva Pereira, que fixou residência na localidade com a aquisição de um sítio por ele chamado de Maria Clara. E a partir daí, a Estiva passou a ser conhecida como a Estiva do Miguel Pereira.

Miguel Pereira foi um médico e professor que divulgou as belezas, a cordialidade e o clima ameno da região para todo o estado do Rio. Também incentivou a construção de sanatórios para o tratamento de doentes de tuberculose.


A Estiva do Miguel Pereira

Com tamanha propaganda, a Estiva do Miguel Pereira foi se desenvolvendo e crescendo a ponto de na década de 1950 o acesso pela ferrovia a localidade ser substituído pela rodovia por meio da RJ-125.

Na década de 1950, esse acesso seria pavimentado e impulsionaria ainda mais o desenvolvimento e a atividade turística em Estiva. Acima vemos a primeira igreja matriz e a atual matriz

A Emancipação

Em 1943, Miguel Pereira, Conrado e Governador Portella eram distritos de Vassouras (Vassouras era formado de onze...eu disse ONZE...distritos!) segundo divisão administrativa deste ano.

Em 1955, esses dois distritos foram desmembrados deste município e formar o município de Miguel Pereira por força da Lei nº 2626, de 25 de outubro do mesmo ano. A instalação se deu no ano de 1956. Conrado só veio a se tornar distrito miguelense em 1988.

E em Miguel Pereira, temos além de um bom clima e cordialidade...

...um museu contando a vida e obra de Francisco Alves, o "Rei da Voz".

Como chegar

Vindo do Rio de Janeiro: Pegue a Linha Vermelha (ou Via Expressa Pres. João Goulart, como queiram!) até a saída para a Via Dutra. Por esta via, siga até o acesso a RJ-125 (Rodovia Ary Schiavo) e depois de passar por Japeri e pelos distritos de Paes Leme, Mangueiras, Conrado Arcádia e Barão de Javary...Bem-vindos a Estiva do Miguel Pereira!

Linhas de Ônibus

Normandy

Rio de Janeiro x Miguel Pereira (Seção da Rio x Arcozelo)

MP72 Três Rios x Miguel Pereira

P700 Paty do Alferes x Governador Portela

MP74 Nova Iguaçu x Miguel Pereira (Seção da Nova Iguaçu x Paty do Alferes e da Japeri x Paty do Alferes)

Paty do Alferes x Vassouras (Pedro Antonio)

Vindo de São Paulo: Depois de encarar a Via Dutra, adentre pelo acesso a RJ-125 e siga por Japeri e pelos distritos de Paes Leme, Mangueiras, Conrado Arcádia e Barão de Javary até o centro de Miguel Pereira!

Quem vem de ônibus, deve pegar um ônibus da Viação Salutaris (São Paulo x Vassouras) e de Vassouras, pegar um ônibus da linha Vassouras x Paty do Alferes (Pedro Antonio).

Abraço e tudo de bom! Obrigado pela sua visita!


Texto: Luiz Antonio Doria

Fotos: Jorge A. Ferreira, Acervo Estações Ferroviarias e Luiz Antonio Doria

Fonte Pesquisa: Wikipedia, CNM, Estações Ferroviarias

3 comentários:

  1. Adoro o blog de vocês, essa idéia de viajar de ônibus pelas cidades, inclusive por locais que ninguém pensaria em fazer "turismo" é uma grande sacada, essa viagem que vocês fizeram eu fiz com o meu fusquinha, inclusive algumas fotos que fiz foram exatamente no mesmo lugar que vocês fizeram, sensacional.
    Um grande abraço e continuem esse excelente trabalho.

    ResponderExcluir
  2. "Vindo do Rio de Janeiro: Pegue a Linha Vermelha (ou Via Expressa Pres. João Goulart, como queiram!)"


    NÃO !!!! Prefiro RJ-071 !!!!!


    Brincadeiras à parte, Miguel Pereira é uma cidade que sempre me agrada visitar, embora a maioria de seus atrativos sejam mais afastados do Centro. É uma ótima cidade para quem quer repousar ou passear sem compromisso.

    Subir a serra da RJ-125, ver a neblina na divisa com Japeri de manhã cedinho nos dias frios e sentir a temperatura diminuir depois do mirante... até o caminho para lá é bom !!!

    ResponderExcluir
  3. Pena que vocês não toparam com o nosso trem em portela.
    A AFPF opera uma pena composição que faz o trecho gov portela Miguel Pereira tentando manter esse pequeno trecho da ferrovi para no fururo instalar um trem turístico
    As partidas ocorrem de perto da rodoviária de portela as 10h seguimos até a estação de trem e voltamos.
    mais detalhes do trem:
    http://parahdiario.blogspot.com/2010/06/atualizacao-sobre-afpf-em-migeul.html

    ResponderExcluir

Olá!

Sua opinião é muito importante para nós. Esperamos sua visita por aqui mais vezes.

Grande abraço e tudo de bom!

Tecnologia do Blogger.