Ads Top

Cantinho do Busólogo: Expresso, Oeste...Auto Diesel...é tudo a mesma BREDA!

Amada e odiada por muitos, o Grupo Breda coleciona histórias, elogios e muitas....muitas...MUUITAS reclamações por parte de seus clientes que se utilizam de seus serviços para várias localidades da capital e de algumas cidades das regiões metropolitana e costa verde fluminense.

O RdV, com consultoria do Chopp Duplo, vai contar um pouco da história do grupo: Como começou a formação do império "Breda"e analisar a operação das linhas e empresas que o grupo detém.

Desde os rincões de Itagoahy e Mangaratiba, passando pela Zona Oeste...

... região da Leopoldina,Pavuna, Anchieta...

...e parte da Baixada Fluminense.

"Agora, nós vamu invadir sua praiaaaaa..."

A música "Nós vamos invadir sua praia" tem alguns versos que sintetizam o que a Breda veio fazer aqui no início dos anos 60/70: Invadir a praia dos cariocas!

A Breda Rio foi o braço carioca da Breda, que opera linhas ligando São Paulo a Peruíbe, Cubatão e Itanhaem. Hoje a Breda paulista e a Breda Sorocabana são grupos distintos.

Quem diria que ela nos anos 80 e 90, ela operou a 2113 em caráter emergencial (hoje nas mãos e braços da Redentor) ? Hoje opera em meio mundo da capital fluminense e em parte da região metropoliana e Costa Verde?

E nessa série de posts, vamos relatar e abordar como uma subsidiária de uma empresa paulista virou um grande grupo empresarial no ramo do transporte coletivo de passageiros e de fretamento e, com o passar dos anos, apequenou parte de sua frota.

E tudo começou no ano de 1995...com a Auto Diesel.

O início de tudo

No ano de 1995...

...Fernando Henrique Cardoso assumia a presidência da República Federativa do Brasil, O Botafogo sagrava-se campeão brasileiro de futebol, empatando com o Santos...

...e a Breda começava a operar o setor Leopoldina da Auto Diesel, que se encontrava com problemas operacionais. E para operar as linhas 484(Olaria x Copacabana), 485 (Penha x Gal. Osório), 497 (Penha x Cosme Velho), 498 (Circular da Penha x Cosme Velho) e 906 (Caju x Jd. América), ela botou o bloco dos Scanias F113...

...e dos Volvos B10M para sambar nas ruas da Zona Sul e da Leopoldina.

Dois anos depois, a Breda (que agora se chama Breda Rio) avança mais um pouco com a vitória no processo licitatório da linha 261

O que dizer deste Senior? Parece que a Breda já estava dizendo o quanto faria sofrer os passageiros do operário bairro de Marechal Hermes.


E o que viria a seguir? Participação na linha 300 em parceria com a TOP RIO. Em 1999, com a compra das linhas 1094 e 1095, ela começa a operar linhas com "frescões".

Já como um grupo consolidado, a Breda Rio faz uma mega renovação: Torinos 1418 para a própria e para a Auto Diesel (A Breda não se contentou só com o Setor Leopoldina da Auto Diesel...ela abocanhou a Auto Diesel toda) e Via Rio (Lembram da Top Rio? É...sai o Top e entra a Via, que ficou com a 261 e as linhas 1094, 1095 e a SE002, criada em 1996).

Recentemente, a Breda adquiriu Neobus Mega em substituição a esse Torinos G6. E para as filhinhas??

Nem te conto...aliás, conto sim!


Na segunda parte da série: Auto Diesel, do tradicional bege, vermelho e preto ao branco e vermelho...dos imponentes Scanias as "aspirinas ambulantes" da Neobus. Não sei porque, mas essa segunda parte me dá um aperto no coração...porque será?

E detalhe é o que vale, parece (eu disse PARECE hem!!!) que a Breda Rio se inspirou em uma certa marca de cigarro*...será?!?

Abraço e tudo de bom!

Texto: Luiz Antonio Doria, com consultoria de Luiz Eduardo
Fotos: Acervo Cia de Onibus, Luiz Antonio Doria e Rodrigo Silva
Charge de Chico Caruso
Concepção de Franklin Brainer
*O Ministério da saúde adverte: FUMAR FAZ MAL À SAÚDE

Um comentário:

  1. Vale a pena acompanhar esta novelinha...
    Vem cá:
    Andar de Oeste também não faz mal à saúde?

    Abraços à todos do RDV. Só tem craque neste time!
    Estou radiante por poder colaborar!

    ResponderExcluir

Olá!

Sua opinião é muito importante para nós. Esperamos sua visita por aqui mais vezes.

Grande abraço e tudo de bom!

Tecnologia do Blogger.