Em 1937, João Gasparino Pimenta fazia seu primeiro pouso em terras mineiras no meio de uma viagem vindo de Goiás com destino a Montes Claros. O comerciante de gado ao redor e viu que nessa região um povoado poderia surgir as margens do Córrego Borrachudo.
Casa onde João Gasparino Pimenta residia. Hoje serve como referência para a preservação da história da cidade e da vida de seu fundador.
Desejoso em concretizar essa idéia, procurou o seu amigo e compadre João Antonio Coutinho para que este doasse parte destas terras para a fundação de um povoado. Ali começava a surgir o Povoado da Lagoa do Barro.
As imagens do padroeiro da cidade e de Nossa Senhora do Socorro foram adquiridas por Gasparino em Bom Jesus da Lapa, no interior baiano.
O povoado ganhou uma igreja dedicada a Bom Jesus no ano de 1939 por iniciativa do Sr. Saulo Pimenta de Carvalho.

Trinta e sete anos depois, em 1976, o povoado de Bonito de Minas é elevado a categoria de distrito de Januária. Em 1977, Bonito de Minas é agraciada com a instalação de um cartório de registro civil e um posto de saúde.

No ano de 1995, o povo bonitense desejava a emancipação do município de Januária. O TRE de Minas organizou um plebiscito e a grande maioria da população expressou o desejo de ver o distrito emancipado, tendo autonomia administrativa e política. 85,7% dos bonitenses disseram: "Sim! Eu quero Bonito de Minas emancipada!!!"
No mesmo lei, foi sancionada a Lei nº 12.030/95 que decretou a emancipação de Bonito de Minas e de outros 95 distritos mineiros.

Em 1997, os bonitenses assistiram, com muito orgulho, a posse do primeiro prefeito da cidade e dos vereadores da cidade.

Hoje, Bonito de Minas é muito procurado pela tranquilidade e pelos atrativos naturais como o Poço Azul, onde suas águas azuis e beleza encantam os que a procuram.
Vale a dica: Localizado a 24 km do centro de Bonito de Minas, o Poço Azul não possui uma infra-estrutura turística. O visitante deve levar alimentos e bebidas e todo o lixo produzido deve ser levado pelo mesmo. Partindo da Praça Bom Jesus, na sede do município, pegue a estrada rumo à Comunidade de São Sebastião do Catulé e em seguida à Fazenda Amescla.
Como Chegar
Vindo do Rio de Janeiro: O motorista deve seguir pela Washington Luiz (BR-040) direto até o acesso a BR-135, já em terras mineiras e na altura do município de Paraopeba. Por esta rodovia, deve-se ir até o município de Januária. De Januária, entre na Rua do Aterro à esquerda, depois na Rua X a direita e novamente a direita na Leão XIII. Prossiga pela BR-479 passando pela Estrada para Pandeiros e sem sair dela seguindo novamente pela BR-479 até o centro de Bonito de Minas (No meio do caminho, fazer uma curva suave a esquerda).
Vindo de São Paulo: O paulista deve seguir pela Fernão Dias (BR-381) até o encontro com a BR-040 e desta seguir até o acesso a BR-135. O resto é o mesmo caminho como se estivesse vindo do Rio de Janeiro.
Vindo de Belo Horizonte: Após encarar o Anel Rodoviário, pegue a rampa de acesso a BR-040, permanecendo nesta e depois a direita para seguir pela BR-135 até o acesso a BR-479. Por ela, deves seguir pela Estrada para Pandeiros e sem sair dela seguindo novamente pela BR-479 até o centro de Bonito de Minas (No meio do caminho, fazer uma curva suave a esquerda).
Linha de Ônibus: A cidade dispõe apenas de uma linha, que liga Bonito de Minas à Januária, operada pela AGL TRANSPORTES & TURISMO LTDA.
Saída de Januária: 06:00
Saída de Bonito de Minas: 16:20
Linhas de ônibus para Januária
Belo Horizonte x Januária
São Paulo x Januária (Gontijo)
Montes Claros x Januária (Opção para quem vem do Rio, vindo de Montes Claros. Transnorte)
E tá pensando que acabou?
"É pro Globo Rurar?"
"Pela cara do rapaz, deve ser pro RdV!"
Muuuuuu...cabô não, uai! Ainda tem mais coisa sobre Bonito de Minas! O Cantinho do Busólogo vem aí, com bastidores sobre este roteiro percorrido pelo mineiro Carlos Eduardo, o Cadú!
Abraço e até lá!
Texto: Luiz Antonio Doria, com consultoria de Carlos Eduardo Lopes
Fotos: Carlos Eduardo Lopes
Fonte Pesquisa: Descubra Minas
Nenhum comentário:
Olá!
Sua opinião é muito importante para nós. Esperamos sua visita por aqui mais vezes.
Grande abraço e tudo de bom!