Ads Top

Bonito de Minas, um pedaço perdido do paraíso

A Homenagem do povo de Bonito de Minas ao fundador da cidade

Em 1937, João Gasparino Pimenta fazia seu primeiro pouso em terras mineiras no meio de uma viagem vindo de Goiás com destino a Montes Claros. O comerciante de gado ao redor e viu que nessa região um povoado poderia surgir as margens do Córrego Borrachudo.

Casa onde João Gasparino Pimenta residia. Hoje serve como referência para a preservação da história da cidade e da vida de seu fundador.
Desejoso em concretizar essa idéia, procurou o seu amigo e compadre João Antonio Coutinho para que este doasse parte destas terras para a fundação de um povoado. Ali começava a surgir o Povoado da Lagoa do Barro.

As imagens do padroeiro da cidade e de Nossa Senhora do Socorro foram adquiridas por Gasparino em Bom Jesus da Lapa, no interior baiano.

O povoado ganhou uma igreja dedicada a Bom Jesus no ano de 1939 por iniciativa do Sr. Saulo Pimenta de Carvalho.

Trinta e sete anos depois, em 1976, o povoado de Bonito de Minas é elevado a categoria de distrito de Januária. Em 1977, Bonito de Minas é agraciada com a instalação de um cartório de registro civil e um posto de saúde.

No ano de 1995, o povo bonitense desejava a emancipação do município de Januária. O TRE de Minas organizou um plebiscito e a grande maioria da população expressou o desejo de ver o distrito emancipado, tendo autonomia administrativa e política. 85,7% dos bonitenses disseram: "Sim! Eu quero Bonito de Minas emancipada!!!"

No mesmo lei, foi sancionada a Lei nº 12.030/95 que decretou a emancipação de Bonito de Minas e de outros 95 distritos mineiros.

Em 1997, os bonitenses assistiram, com muito orgulho, a posse do primeiro prefeito da cidade e dos vereadores da cidade.


Hoje, Bonito de Minas é muito procurado pela tranquilidade e pelos atrativos naturais como o Poço Azul, onde suas águas azuis e beleza encantam os que a procuram.

Vale a dica: Localizado a 24 km do centro de Bonito de Minas, o Poço Azul não possui uma infra-estrutura turística. O visitante deve levar alimentos e bebidas e todo o lixo produzido deve ser levado pelo mesmo. Partindo da Praça Bom Jesus, na sede do município, pegue a estrada rumo à Comunidade de São Sebastião do Catulé e em seguida à Fazenda Amescla.

Como Chegar

Vindo do Rio de Janeiro: O motorista deve seguir pela Washington Luiz (BR-040) direto até o acesso a BR-135, já em terras mineiras e na altura do município de Paraopeba. Por esta rodovia, deve-se ir até o município de Januária. De Januária, entre na Rua do Aterro à esquerda, depois na Rua X a direita e novamente a direita na Leão XIII. Prossiga pela BR-479 passando pela Estrada para Pandeiros e sem sair dela seguindo novamente pela BR-479 até o centro de Bonito de Minas (No meio do caminho, fazer uma curva suave a esquerda).

Vindo de São Paulo: O paulista deve seguir pela Fernão Dias (BR-381) até o encontro com a BR-040 e desta seguir até o acesso a BR-135. O resto é o mesmo caminho como se estivesse vindo do Rio de Janeiro.

Vindo de Belo Horizonte: Após encarar o Anel Rodoviário, pegue a rampa de acesso a BR-040, permanecendo nesta e depois a direita para seguir pela BR-135 até o acesso a BR-479. Por ela, deves seguir pela Estrada para Pandeiros e sem sair dela seguindo novamente pela BR-479 até o centro de Bonito de Minas (No meio do caminho, fazer uma curva suave a esquerda).


Linha de Ônibus: A cidade dispõe apenas de uma linha, que liga Bonito de Minas à Januária, operada pela AGL TRANSPORTES & TURISMO LTDA.

Saída de Januária: 06:00
Saída de Bonito de Minas: 16:20

Linhas de ônibus para Januária

Belo Horizonte x Januária
São Paulo x Januária (Gontijo)
Montes Claros x Januária (Opção para quem vem do Rio, vindo de Montes Claros. Transnorte)

E tá pensando que acabou?

"É pro Globo Rurar?"
"Pela cara do rapaz, deve ser pro RdV!"

Muuuuuu...cabô não, uai! Ainda tem mais coisa sobre Bonito de Minas! O Cantinho do Busólogo vem aí, com bastidores sobre este roteiro percorrido pelo mineiro Carlos Eduardo, o Cadú!

Abraço e até lá!

Texto: Luiz Antonio Doria, com consultoria de Carlos Eduardo Lopes
Fotos: Carlos Eduardo Lopes
Fonte Pesquisa: Descubra Minas

Nenhum comentário:

Olá!

Sua opinião é muito importante para nós. Esperamos sua visita por aqui mais vezes.

Grande abraço e tudo de bom!

Tecnologia do Blogger.