Ads Top

Saracuruna x Guapimirim: NO MEIO DO CAMINHO...

E depois de 43 minutos de viagem, saindo de Saracuruna...

...chegamos a Estação Magé. Ou seria melhor dizer que chegamos nas duas estações de Magé?

Sim! Magé tem duas estações ferroviárias: A primeira, inaugurada no ano de 1896, era parte integrante da E. F. Teresópolis (Que ligava a cidade até Teresópolis).

Em 1926, chegavam os trilhos da Leopoldina Railway ligando Saracuruna a Porto das Caixas (Itaboraí) e entroncando-se com a Linha do Litoral (Ramal Visconde de Itaboraí) e Linha do Cantagalo(seguindo atéééééé Cantagalo, passando por Cachoeiras de Macacu e Nova Friburgo). Curiosamente esta estação atende ao trajeto que restou da E.F. Teresópolis - até o distante município de Guapimirim (O trecho entre Guapi e Terê foi extinto em 1957, pelas mãos da Leopoldina).



A placa supra, nítida e legível. Na estação de Magé, vemos uma placa informativa, informando como Guapimirim e Gramacho - que era como o ramal - funcionava antigamente, antes da eletrificação do trecho Gramacho-Saracuruna.

Saindo da estação Magé, eis que me deparo com uma máquina amarelinha...

...nada mais, nada menos que uma socadora fabricada na Áustria em 1982 pela Plasser & Theurer, com uma máquina reguladora (a laranjinha que está atrás...beeeeem atrás).


Na estação Magé, mais precisamente em sua saída, há essa bifurcação indicando o desvio para Guapimirim, à esquerda e o acesso para a linha que vai até Visconde de Itaboraí à direita, de onde pode-se seguir para Niterói (manobrando em Visconde) ou para Campos, indo diretamente.


Saindo da estação Magé, na última curva em direção a Estrada Magé-Santo Aleixo (Estrada que liga o centro de Magé ao distrito de Santo Aleixo).


Já com a Estada Magé-Santo Aleixo paralela à direita da ferrovia, pôde-se registrar um vistoso Apache Vip MB OF1721/59 da Reginas, o RJ110.121, pela sua esquerda.


A ponte por debaixo da Estrada Magé Santo Aleixo, depois da qual a referida estrada passa a ser vista pelo outro lado.


Pô, Dona Regininha...Vip na MB15 não pooooode!!!!

E lá vem o RJ110.121 de novo! Só que agora com a estrada paralela à esquerda da ferrovia e por isso visto agora pela sua direita. Pelo jeito, de alguma forma ele não aguentou a sua última viagem da MB-15 (Cachoeiras de Macacu-Magé).

Parada JARDIM NOVA MARÍLIA - a menor de todas as paradas - que fica após a Parada Nova Marília. Na maioria das paradas, o trem já não cabe todo, mas nessa aí... essa estação é pequena demais !!!! Será a menor estação de trem do mundo? Será que o Guinness Book esclarece???


E olha o "matagal" de novo querendo entrar pelas janelas de novo, enquanto o trem seguia em direção a estação Jororó.


A próxima estação (ou parada) é bem peculiar!

Parece um simples casebre...


...mas essa é a casa da estação Jororó, que fica um pouco antes da plataforma, esta situada no lado oposto.É a última parada em território mageense.


E Magé fica para trás...daqui prá frente só dá Guapimirim!

Próxima parada: Citrolândia. Quase lá, em Guapi.


A Nossa parada final! E segue o LADO B da Ferrovia Fluminense!


Abraço e tudo de bom.


Texto e Fotos: Diego Barbosa

Revisão: Luiz Antonio Doria

Fonte Pesquisa: O Excelente Estações Ferrroviárias

2 comentários:

  1. esses caras são muito locos kkkk

    ResponderExcluir
  2. Você ainda não viu nada, A...

    Espere que vem mais por aí !!!

    ResponderExcluir

Olá!

Sua opinião é muito importante para nós. Esperamos sua visita por aqui mais vezes.

Grande abraço e tudo de bom!

Tecnologia do Blogger.