Ads Top

Quase lá...em GUAPI!

Quem não se lembra de Lucinha Lins cantando esta canção:

"Ói nós aqui...la la la la
Ói nós aqui...la la la la
Hollywood fica ali bem perto
Só não vê quem tem um olho aberto..."

Hollywood, de Chico Buarque foi cantada num filme dos Trapalhões (Não me perguntem qual, a resposta pode denunciar que estou ficando velho...rsrsrs). Então, já que estamos falando do Ramal Guapimirim, vamos cantar...

"Olha daqui...só mato e não tem nada mais
Olha dali...algum sinal de civilização
Guapimirim está ali bem perto
Uma viagem com as portas abertas..."

E nessa viagem de portas abertas(que não fecham) e fechadas(que não abrem) que começou lááááá em Saracuruna (clique aqui e relembre como se iniciou essa saga), estamos conhecendo um pouco do que separa o distrito de Caxias e as terras de Aguapeí-Mirim (Nome original da cidade, que foi reduzido. Deveras, imagine na vista de um Apache Vip da Reginas com a vista "CENTRAL x AGUAPEÍ-MIRIM") pelos desgastados trilhos da Central.

Olha Citrolândia aí gente!!! É a única estação do ramal em que é possivel embarcar e desembarcar por ambos os lados e a primeira estação em território guapimirinense.

E de Citrolândia, primeira parada em território guapimirinense, pode-se ver o Dedo de Deus ao fundo.


E vamos deixando Citrolândia para trás, fixando na mente como encontramos a sua estação: Mato e plataforma esquecida no meio do caminho.

E no meio do caminho, um Ipê Roxo (Tabebuia avellanedae) que é bem comum durante o percurso. Algo para embelezar a paisagem no meio de tanto matagal e abandono :D


As tendas e barracas e...

...o famoso portal já diz tudo: PARADA MODELO, a próxima estação de mesmo nome, marca o início da rodovia RJ-122 (Rio-Friburgo). As tendas e barracas são parte da Feirinha de Parada Modelo, mas aviso as "consumidoras consumistas" de plantão: Ela ainda não foi inaugurada!


E vamos prosseguindo com a viagem...E seguindo para Bananal, avistamos a Igreja de Nossa Senhora Aparecida, ainda em Parada Modelo.

E atenção, senhores passageiros...próxima parada...

...Parada Bananal! O nome se origina de uma das principais estradas do Bairro: A Estrada do Bananal (que conduz à Parada Modelo) e a Estrada do Freixal (que leva para o Centro de Guapi).

A foto foi tirada para o sentido da Estrada do Bananal. E o Diego captou o espírito "o detalhe é que vale": Nesse trecho é que logo antes dessa esquina, há o Ginásio Municipal que fica em frente ao Cemitério Municipal (o trem passa por trás do Ginásio).


E já tamo chegando!

Depois de 01:25h de viagem, chegamos a Guapimirim e saímos do vagão PIDNER prefixo U-284...


...e desembarcamos na "Estação Terminal (e abandonada): GUAPIMIRIM!


Não percam o fim desta saga! Abraço e tudo de bom!



Texto: Luiz Antonio Doria, com base em relato de Diego Barbosa

Fotos: Diego Barbosa


2 comentários:

  1. Sou suspeito para falar de Guapi, sou um apaixonado por essa cidade, tantos fins de semana lá em Caneca Fina onde no meio de tanta tranquilidade eis q vinha um Reginas levando e trazendo moradores, viajantes e etc, numa rua na qual nao me lembro o nome agora podia-se ver no poste uma placa da finada Luxor indicando Guapi x Central..mas so conheci a 196C já sob a batuta da Dona Regina.. pena q Guapi para a grande massa fica conhecida apenas pelos escandalos politicos, assassinatos e etc, Guapi é muito maior q um "posto", se é q me entendem

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Entendo sim, Edu, não só na teoria, como um pouco na prática também, e é isso que desejo mostrar com o futuro relato de Guapimirim (que será postado brevemente), até porque esse é um dos focos principais do site/blog...

    Sei que me falta conhecer muita coisa boa de lá, como a Cachoeira do Frade, o Parque da Caneca Fina e a Barreira, que traz muita curiosidade também, mas pretendo deixar essa etapa para outras postagens vindouras.


    Obrigado pelo prestígio e volte sempre !!!

    ResponderExcluir

Olá!

Sua opinião é muito importante para nós. Esperamos sua visita por aqui mais vezes.

Grande abraço e tudo de bom!

Tecnologia do Blogger.