Ads Top

De braços abertos para o Rio...e para o mundo!

Fala, meu povo!

E cá estamos de volta relatando a passagem de Rodrigo Silva, o "02" do RdV, pelo Corcovado. Isso se deu graças ao sorteio realizado no último Encontro Anual de Busólogos do Rio de Janeiro, realizado em Setembro do ano passado.

E até aqui elas chegam! São as vans da Bel-Tour, levando o povo das Paineiras ao Cristo.

E apesar de tudo e de todos, o Rio continua lindo...visto do Corcovado, é mais lindo ainda!

E também avistamos a Pedra da Gávea, o maior bloco de pedra a beira mar do planeta. Cercada de lendas e mistérios, sua estranha forma (um rosto enigmático) é base para muitas histórias. Um deles é que a Pedra da Gávea é base de pouso de discos voadores. Pode isso?

Mais uma vista da cidade do Rio: Podemos identificar o Jockey Club Brasileiro, que teve suas bases fundadas no Derby Club localizado na área onde hoje está o Maracanã. Só em 1932 é que ele foi instalado na Gávea, se juntando com o Jockey Club.

E agora...o momento-chave deste relato...

...SALVE, SALVE O CRISTO REDENTOR! Ou "Genésio", como é conhecido pelos funcionários do Trem do Corcovado. Inaugurado em 1931, seu projeto começou pela sugestão do padre lazarista Pedro Maria Boss à Princesa Isabel em 1859. Mas, advindo os preparativos para a comemoração do centenário da Independência do Brasil, a sugestão do lazarista foi retomada e começou-se a planejar um monumento de natureza religiosa.

A construção do Cristo Redentor foi um capítulo especial na história da Engenharia Civil Brasileira, pois o dono do projeto levou a vida toda para construí-lo. O monumento foi erguido em concreto armado e pedra-sabão, utilizando para isso o próprio pico do Corcovado.

A pedra fundamental foi lançada em 1922, mas obras começaram efetivamente em 1926. O projeto é do Eng. Heitor da Silva Costa e o desenho final do monumento é do artista plástico Carlos Oswald. A França também contribuiu com o projeto, por meio do escultor francês de origem polonesa Paul Landowski, que executou os moldes dos braços e do rosto da escultura.

Um detalhe curioso: A iluminação deste na hora da inauguração seria acionada de Nápoles por Marconi (Aquele que criou o rádio). Mas o mau tempo impossibilitou o feito e a iluminação foi acionada do local. O Cristo Redentor foi tombado pelo IPHAN em 1937 e passou por reformas estruturais em 1980 e 1990.

Muitas escadas no meio do caminho para se chegar ao ponto mais alto do Corcovado. Mas para quem não tem fôlego de atleta, foi inaugurado um sistema de escadas rolantes e elevadores em 2003.

Recentemente, o Cristo Redentor foi considerado uma das sete maravilhas do mundo moderno em 2007.

E Genésio tem vários "filhos" por aí...

...um deles fica em Itaperuna!

E está na hora de voltar!
O trem já nos espera e pelos trilhos centenários...

...voltamos ao Cosme Velho, ponto de partida de nosso relato!

E mais uma vez, agradecemos a disposição e atenção de...

...Carlos Eduardo Lopes, o Cadu, que cedeu os convites para o sorteio do Encontro Anual de Busólogos de 2008. Também queremos agradecer...

"Miau! É pro RdV?"

...a este simpático "guia turístico". Sabendo que se tratava do RdV, se ofereceu para guiar o "02" e pediu para ser clicado pelas lentes de Rodrigo Silva.

Como Chegar

A seguir, algumas linhas que passam no Corcovado:

São Silvestre: 180, 584 e 583

Breda Rio: 497 e 498.


Abraço e tudo de bom! Até o próximo relato!







Texto: Luiz Antonio Doria e Rodrigo Silva

Fotos: Luiz Antonio Doria, Acervo Cia de Onibus, Rodrigo Silva e Marinaldo Jr.

Fonte Pesquisa: Site do Trem do Corcovado e Wikipedia

2 comentários:

  1. Um bom lembrete para mim, pois preciso usar logo os meus que ganhei no sorteio do encontro passado...


    Agora só uma PERGUNTA: o 422 (Grajaú-Cosme Velho) também serve ou deixa mais longe?

    Finalizo parabenizando o Silva e o Dória por nos brindar com mais essa viagem, imagens e informações inauditas até a publicação dos relatos.

    Valeu !

    ResponderExcluir
  2. É isso aí, meu caro! A validade é de um ano - mas recomendo aguardar um dia com boa visibilidade, o que vai ficando mais raro com a aproximação do inverno...
    Quanto ao bom e velho 422, ele chega lá, sim, assim como as linhas 180, 498 e 584.

    Grande abraço :)

    ResponderExcluir

Olá!

Sua opinião é muito importante para nós. Esperamos sua visita por aqui mais vezes.

Grande abraço e tudo de bom!

Tecnologia do Blogger.