Ads Top

A Piedade da Central do Brasil

"Vamos pedir Piedade
Senhor, Piedade
Chega de Parada Gambá"


Cazuza, sobre o simpático bairro que abriga a Gama Filho


Bem que o inspirado Cazuza poderia ter cantado assim sobre o bairro da Piedade, na Zona Norte Carioca.

O Bairro surgiu em meados do Século XVIII em torno da Igreja de Nossa Senhora da Piedade, entre os bairros de Madureira e Méier (E entre eles surgiram Cupertino (Quintino) e o Engenho de Dentro).

Deste ponto é possível ver como o progresso contagiou a região. Mas, Piedade guarda histórias muito inusitadas...e onde houver o inusitado, lá está o RDV!

A começar pela origem do bairro: Com a chegada da Estrada de Ferro Central do Brasil, veio o progresso e desenvolvimento da região.

Mas o nome da estação, que foi inaugurada em 1873, era...GAMBÁ. Isso mesmo, Parada Gamba!

Em meio a expansão ferroviária proporcionada pelo império, Dom Pedro II (Sempre ele, o inspiradíssimo magnânimo!! Ô cara criativo esse Pedro, hein!) , ao fazer uma parada na região encontrou muitos gambás circulando. Logo, ele "raciopensou" e batizou a parada como...PARADA GAMBÁ!


Mas, uma senhora que muito se incomodava com esse nome pediu ao então diretor da Estrada de Ferro Central do Brasil e pediu que se trocasse o nome da estação apelando pelo sentimento de piedade. E num é que o diretor atendeu o apelo e trocou o nome para PIEDADE?


E ela gostou...e os moradores também!

Eis a Universidade Gama Filho, a primeira universidade particular que se instalou nos subúrbios por volta da década de 50.

Seu fundador, Luiz Gama Filho foi vereador da Câmara do Distrito Federal em 1947, Ministro do Tribunal de Contas do Distrito Federal por volta de 1953 e...

...presidente do RIVER FOOTBALL CLUB por muitas vezes. Fundado em 1914 por ex-alunos do Colégio Salesiano de Niterói, o River já disputou a Primeira divisão do Campeonato Carioca nos anos de 1923, 1924, 1933 e 1934.

Foi na quadra do RIVER que um certo galinho de Quintino começou a voar alto...voou até os gramados da Gávea...e de lá apareceu para o mundo e deu muitas alegrias a imensa nação rubro negra!!! Salve, salve Arthur Antunes Coimbra...o Grande ZICO!!!

E a Estrada de Ferro Central do Brasil segue...depois de Piedade, temos o Engenhão dentro do Engenho de Dentro...mas, fica pra outra matéria...aqui no RDV.

Grande abraço e obrigado pela sua visita!

Texto: Luiz Antonio Doria
Fotos e Edição de Fotos: Fernando Ezidio
Fonte Pesquisa: Wikipedia e Campus Virtual

Um comentário:

Olá!

Sua opinião é muito importante para nós. Esperamos sua visita por aqui mais vezes.

Grande abraço e tudo de bom!

Tecnologia do Blogger.