Ads Top

Onde as nações se encontram

Embarque conosco e conheca mais um bairro da cidade do Rio de Janeiro...

...aqui no RDV!

Depois de mostrar aqui o bairro de Ramos, vamos a outro bairro da chamada Zona da Leopoldina: O bairro de Bonsucesso e o "encontro" de nações proporcionado por Guilherme Maxwell.
A área que hoje é "Bonsuça" era o Engenho da Pedra e suas terras iam até o porto de Inhaúma (Quem diria...é por essas e outras que eu gosto de fazer o RDV: Morria sem saber que Inhauma tinha porto!), de onde escoava a produção agrícola e de açúcar do Recôncavo do Rio de Janeiro.
Foi quando em 1754, D. Cecília Vieira de Bonsucesso investiu na reforma da Capela de Sto. Antonio. A partir daí, a área foi denominada Engenho da Pedra de Bonsucesso.

No final do século XIX, foi erguida a Capela de Nossa Sra. de Bonsucesso e sua imagem foi trazida em procissão por fiéis até o novo santuário. Essa imagem se encontra nas proximidades da Praça das Nações.

Falando nela...
É aqui que as nações se encontram!!! O Engenheiro Guilherme Maxwell adquiriu as terras do Eng. da Pedra do Bonsucesso em 1914 e resolveu loteá-las e procedeu a urbanização, seguida da abertura de ruas da localidade.

Nesse mesmo ano, acontecia a primeira guerra mundial. Para homenagear os países aliados, Maxwell batizou os nomes das ruas com os nomes desses países: França, Inglaterra, Bélgica, Itália e Estados Unidos. Assim, nascia a Praça das Nações e as ruas Nova Iorque, Paris, Londres, Bruxelas e Roma.

As três primeiras levam o morador de Bonsucesso a Avenida Brasil e as ruas Bruxelas e Roma cortam essas ruas. Na Rua Londres fica o Hospital Geral de Bonsucesso, administrado pelo Governo Federal.

Nela se encontram dois monumentos: Um Chafariz e um Monumentos aos pracinhas da Segunda Guerra Mundial.
Também encontramos na Praça das Nações a Estação Ferroviária de Bonsucesso. Inaugurada em 1886, a estação pertence ao Ramal Saracuruna (E se der mole, vai tranquilo atééééé Inhomirim) e até um certo período era chamada Bonsucesso do Rio.

É que existia pelas bandas de Petrópolis uma outra estação (ou parada) chamada Bonsucesso em referência ao distrito petropolitano e fazia a ligação entre Petrópolis e Pedro do Rio. Foi extinta em 1962.

E pela Praça das Nações, passam várias linhas de Ônibus para bairros da Zona Norte, Zona Sul, Centro do Rio e municípios da Região Metropolitana.
Desatacamos duas empresas e duas linhas distintas: Breda com seu Mega sob MB OF1722 na linha 497 PENHA x COSME VELHO, que depois de circular a praça segue rumo a Paris para sair na Avenida Brasil e seguir rumo ao Cosme Velho.

Temos um Torino G6 da Fabios sob o chassi MB OF1418 na linha Caxias x Saens Peña, outro bairro que tem uma grande importância na Zona Norte Carioca...mas isso é assunto para outro post.

Abraço e tudo de bom!

Texto e fotos: Luiz Antonio Doria

Fonte Pesquisa: Wikipedia e Estações Ferroviarias.com

Um comentário:

  1. André Luiz Gomes de Souza8 de março de 2009 17:17

    Grande Doria!!! O RDV esteve na minha area, parabenizo pelo seu post do bairro q eu resido.

    ResponderExcluir

Olá!

Sua opinião é muito importante para nós. Esperamos sua visita por aqui mais vezes.

Grande abraço e tudo de bom!

Tecnologia do Blogger.