Ads Top

MINAS COM BAHIA: Cacha-Pregos e Mar Grande

Oxênte, meu rei! E cá estamos com mais um capítulo da jornada de Jair Barreiros a Bahia, saindo das Minas Gerais.

Depois de sair de Coimbra, encarar uma chuvinha até Vitória(Primeira parte, clique aqui) e amanhecer tendo como paisagens as fazendas de cacau(Segunda parte, clique aqui meu rei!)...Jair chega a Itaparica!! E já se achegando em Cacha Pregos.

Cacha-Pregos pode ser considera como a vila mais charmosa da ilha. É um local de veraneio, que se multiplica na alta temporada.

Mas, acima de tudo, Cacha-Pregos é uma vila de pescadores. Localizada no município de Vera Cruz, Cacha Pregos está incrustada do outro lado da ilha em relação a capital, Salvador.

Veja no canto inferior direito, a criatividade baiana para o nome da praça dos velhinhos! É a Praça do Pau Mole, localizada na Rua do Porto, a principal rua da vila.


Com a maré baixa, uma grande área se forma. Agora, você se pergunta: Por que Cacha Pregos??

"Nas proximidades do vilarejo, nas marés baixas formam-se piscinas rasas que antigamente costumavam aprisionar grandes cardumes de peixe -prego. Os pescadores podiam então com facilidade pescá-los, mas não era necessário utilizar anzóis e outros equipamentos. Costumava-se pegar com as mãos. O termo utilizado vinha de uma aproximação do verbo Catar utilizada na região: Cachar. Dizem que as pessoas diziam: Para onde você vai? Vou para o lugar onde dá para cachar peixes-pregos. O uso corrente transformou Cachar Pregos em Cacha Pregos. Ou mesmo, Cacha Prego."
Extraído do site Wikipédia
E não é só peixe-prego que tem em Cacha Pregos...Olhaí um morador ilustre das nossas praias! Sorria para o Onibus & Cia e para o RDV.

E não é que a chuva perseguiu nosso viajante em Cacha Pregos? Mas até quando chove Cacha-Pregos não perde a sua beleza!

Apenas um ponto negativo: Há anos que a região não tem mais serviço de ônibus; e as "vans" dominam o pedaço!

Sendo assim, vamos nessa para Salvador...

...tendo que, primeiro, fazer a travessia por barco!

A opção da ida foi passar por Mar Grande, sede política do município de Vera Cruz! O nome do município remonta a 2ª Igreja Matriz erguida no Brasil na localidade denominada Baiacu (e a primeira da ilha) em 1560, sob as bençãos da Nossa Senhora de Vera Cruz.


Também lá o comércio da pesca é forte...

... e dos mangues...

...e frutas típicas da região!

Mar Grande se destaca pela sua praia, que se divide entre as duas enseadas de água morna e tranquila da orla. Vera Cruz obteve sua emancipação política por meio da Lei Estuadual de nº 1777/62 e daí por diante se mostrou com grande potencial turístico.

Bom, mas é hora de embarcar...

...e "pé na estrada", digo, no mar!

Pois a próxima parada de Jair Barreiros é...

...a cidade de São Salvador! Até lá!

Texto: Jair Barreiros e Luiz Antonio Doria

Revisão: Luiz Antonio Doria

Fotos: Jair Barreiros

Fonte Pesquisa: Wikipedia e Ferias.tur.br

3 comentários:

  1. É Dória, ficaram muito maneiras.

    ResponderExcluir
  2. Quando ouvi falar em cacha-pregos pela primeira foi numa empresa que trabalhei. O cara disse que ia para cacha-pregos (na época eu entendia caixa-prego) numa expressão como quem queria dizer que ia "para onde o vento faz a curva" ou "para onde Judas perdeu as botas", ou coisa do tipo. Não tenho visto ultimamente as pessoas usarem dessa expressão.

    Mas tempos depois de ter saido dessa firma, vendo o mapa da Bahia num atlas de casa, fiquei assustado a princípio quando vi que Cacha-pregos existe mesmo !!!!


    Gostei muito da matéria, e também por saber que Cacha-pregos não é um fim de mundo como dava a entender aquela expressão.

    Cacha-pregos pelo que vi, é um lugar bem bonito, na mesma proporção que me pareceu bem pacato, como eu gosto !


    A única coisa que faltou foi só um link direto para as matérias anteriores da série "MINAS COM BAHIA", até para quem estiver visitando o site pela primeira vez se situar melhor nas orignes dessa aventura da melhor qualidade !!!


    Um abração, fica com Deus !

    ResponderExcluir
  3. É mesmo, Diego!

    Valeu pela sugesta!

    Isso sim é o RDV: Feito com a ajuda dos visitantes!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir

Olá!

Sua opinião é muito importante para nós. Esperamos sua visita por aqui mais vezes.

Grande abraço e tudo de bom!

Tecnologia do Blogger.