Ads Top

Manoel de Moraes e Visconde de Imbé...Madalenando até Trajano

Parece o pão-de-açúcar, mas não é! É Manoel de Moraes!!

Seguindo meu caminho a bordo do Padron Cidade II da 1001 a caminho de Trajano de Moraes, passo por esse pequeno distrito, simpático, de Santa Maria Madalena.

Eis o "Grande" Rio Grande que vem de Nova Friburgo e já passou por Macuco.

Manoel Antonio de Moraes era o filho de Basilia Rosa da Silva Franco de Moraes e Antonio Rodrigues de Moraes (Assassinado em Cantagalo). Basilia, por sua vez, casou depois com o cunhado João Antonio de Moraes, que viria a receber no ano de 1867 o título de Barão de Duas Barras.

Manoel era irmão do Visconde de Imbé e Tio de Trajano de Moraes, ilustre cidadão que muito fez pela Vila de São Francisco de Paula. Em breve, vamos falar sobre ela!


Como chegar a Manoel de Moraes? Simples: basta mencionar o cartório de registro de civil que serviu como referência do local aonde o ônibus passava. O engraçado é que até o pequeno distrito de Manoel de Moraes tem cartório e Macuco não, que coisa.

E "03" continua em sua "confortabile" viagem dentro de um Cidade II da 1001...

Seguindo minha viagem para Trajano, já em terras trajanenses, me deparo com o 1º distrito da cidade (senão me engano), achei mais bonito do que a sede do município

"Já ouvi dizer que a logalidade ze jama Visgonde de Imbé borguê o zenhor de engenho da região era vanho. Um dia, voldando de Vriburgo, onde vora gombrar um bodinho de anhanha, zeu gavalo enguizou, e ele deve gue begar uma garruagem da Audo Diligênzias 1001 Ldda. Guando ela bazou, bazou jeia, aí ele bergundou: "Não dem mais lugar zendado não? Vou der gue ir imbé mesmo?!" Adé o gondudor da garruagem riu, e aí o resbeidado zenhor bazou a der o abelido de "Visgonde de Imbé"."

Brincadeiras a parte, José Antonio de Moraes foi um fazendeiro que contribuiu e muito para que São Francisco de Paula virasse Freguesia no ano de 1846, ajudando com vultosos recursos na construção da Igreja Matriz de São Francisco de Paula.

O fazendeiro que ganhou poder e riquezas com a chegada do café a região obteve a patente de Ten-Coronel da Guarda Nacional em 1882. Dois anos depois, veio o título de Barão e em 1888, veio a ter o nobre título de Visconde de Imbé.

Até certa época, o Fórum de Trajano de Moraes ficava em Visconde de Imbé. Após a mudança do distrito-sede, o fórum foi desativado...ao invés de juízes e processos, mestres do saber e livros em prol da educação.

A Cooperativa Agropecuária de Visconde de Imbé tem uma área de 800 metros quadrados e funciona no local há 28 anos.

Assim como Macuco, a região também vive da produção leiteira. Ah, o leite é pasteurizado em Imbé e emulado para a Cooperativa de Macuco.

O centro do Distrito é típico do interior fluminense: Gente simples...

...e a área urbana bem cuidada.


Disseram que na estrada de Visconde de Imbé para Bom Jardim passando por Barra dos Passos tem belas cachoeiras, vamos ver se numa futura visita vou de carro para conhecer o trajeto.


E vamos nos distanciando de Visconde de Imbé, a igrejinha vai ficando distante...

...e rumo ao próximo destino: Trajano de Moraes!!!

Até lá e grande abraço!

Texto: Leonardo Branco e Luiz Antonio Doria
Fotos: Leonardo Branco
Revisão: Luiz Antonio Doria
Edição de Fotos: Fernando Ezídio
Fonte pesquisa: Wikipedia e Antena Jovem FM

2 comentários:

  1. Muito legal esta sua viagem!
    Uma irmã de minha bisavó viveu em Trajano. Tenho uma foto dela nesta cidade datada de 1923.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelos registros de viagens a região serrana fluminense. Minha Família são todos desta simples cidade: Visc. do Imbé. todos vieram p/ Rio de Janeiro por volta do ano 1940 à 1950. Minha Vó ja falecida 1982 tinha muita lembranças dessa cidade nos dias atuais. minhas Tias querem muito retornar, afinal ninguem mais retornou... é uma divida q. quero cumprir. Abrçs. Roni492@hotmail.com gostaria de mais informação do local: Hospedagens e afins.... Obrigado.Roni

    ResponderExcluir

Olá!

Sua opinião é muito importante para nós. Esperamos sua visita por aqui mais vezes.

Grande abraço e tudo de bom!

Tecnologia do Blogger.