Ads Top

Da Freguesia de São Francisco de Paula a Trajano de Morais

Saí de Cordeiro às 9:30hs. Embora na passagem estivesse marcado 9hs, uma curiosidade é que a linha Cordeiro x Trajano de Morais é seção da linha Cordeiro x Rio das Ostras (via Macaé), embora o ônibus tenha saido de Nova Friburgo.

Cheguei em Trajano de Morais às 11:30hs depois de passar por Cantagalo, Macuco (com parada de 10 min para descanso), um longo período de mata atlântica, plantações e rios, chegamos a Manoel de Morais, distrito de Santa Maria Madalena.

Logo depois, na RJ146 passei por Visconde de Imbé, distrito de Trajano de Morais. E depois disso, vem um longo período de serra na RJ174...

...e finalmente chegamos a Trajano de Morais.

Clima de montanha, um friozinho apesar de ser 11:30hs da manhã e uma pergunta no ar: O que fazer para registrar tanta coisa se tenho menos de meia hora para o retorno a Cordeiro?

Cheguei a cogitar retornar num ônibus depois do meio-dia, mas desanimei ao saber que o próximo horário para Friburgo só sairia as 16:30hs, o que fazer durante tanto tempo?

Enquanto Branco pensa no que fazer...vamos a história da Vila de São Francisco de Paula.

O início da povoação de Trajano começou por volta de 1801 em torno de uma casa de oração dedicada ao padroeiro da localidade: São Francisco de Paula. Ela pertencia ao curato de Santa Maria Madalena...Curato?? Mas o que é um curato??

Não somos ligados ao Vaticano, mas o RDV explica: Curato é um povoado pastoreado por uma cura ou Vigário.

O povoado obteve o título de Freguesia no ano de 1846, graças a intervenção de José Antonio de Morais, o Visconde de Imbé. Com a ajuda dos irmãos fazendeiros José Antonio e Elias de Morais a freguesia conseguiu terras para a consolidação da área urbana e a construção da Igreja Matriz de São Francisco de Paula.

Em 1891, São Francisco de Paula era elevado a categoria de cidade logo após a inauguração da estação de trem. O primeiro nome dela foi VENTANIA. Um ano depois, chamou-se TRAJANO DE MORAIS. E o progresso foi assim chegando: ao som do apito do trem, São Francisco de Paula foi ganhando prédios, praças e jornais de circulação semanal.


Mas, o seu principal benfeitor faleceu em 1911...

...Trajano de Morais viu o fruto de seus esforços e em 1938 recebeu a justa homenagem, quando a cidade de São Francisco de Paula passou a se chamar TRAJANO DE MORAIS.

Outro detalhe importantíssimo: Trajano de Morais é destaque na educação! Nela está um ciep que possui o melhor IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do Brasil, além de ter os melhores rendimentos na Prova Brasil, avaliação feita pelo Ministério da Educação.


Então, capitais...Aprendam com este exemplo do Interior fluminense!

O tesouro de Trajano está em Sodrelândia, cujas cachoeiras (Em especial, a Cachoeira Graças a Deus) são o ponto forte do turismo local. Mas, não esqueçamos de suas fazendas históricas que estão com sua arquitetura bem-conservada.


COMO CHEGAR

Vindo do Rio de Janeiro: Siga pela Ponte Rio-Niterói e pela BR-101 Norte até o acesso a RJ-182, na altura de Carapebus. Daí é seguir pela RJ-174 até o centro de Trajano de Morais.

Outra opção é encarar a RJ-116(Seguindo pela BR-101 Norte até o acesso a esta rodovia, em Itaboraí) até o acesso a RJ-146, seguindo pela serra até o acesso a RJ-174 passando pelo distrito de Visconde de Imbé e adentrando pelo centro da cidade.


Vindo de São Paulo: Seguir pela Rodovia Presidente Dutra até o acesso a Ponte Rio-Niterói e pela BR-101 Norte até o acesso a RJ-182, na altura de Carapebus. Daí é seguir pela RJ-174 até o centro de Trajano de Morais.

Linhas de Ônibus


Não há linha direto do Rio de Janeiro e de São Paulo para Trajano, então o jeito é pegar um ônibus para Nova Friburgo. E de Nova Friburgo há uma linha para Trajano de Morais.

Rio das Ostras x Cordeiro(Via Macaé)
Nova Friburgo x Trajano de Morais

As duas linhas citadas são operadas pela Auto Viação 1001


De Macaé, a Transportadora Macabu disponibiliza horários para Trajano de Morais.

E vem aí dupla sertaneja de maior sucesso entre os passageiros de Trajano de Morais...

...a dupla J.Paulino & Silveira!!!!

Abraço e tudo de bom!


Texto:Luiz Antonio Doria e Leonardo Branco

Revisão: Luiz Antonio Doria

Fotos: Leonardo Branco

Fonte Pesquisa: Ferias.tur

Nenhum comentário:

Olá!

Sua opinião é muito importante para nós. Esperamos sua visita por aqui mais vezes.

Grande abraço e tudo de bom!

Tecnologia do Blogger.