Ads Top

Os encantos de Itacurussá

"Seja bem-vindo!" ao RELATOS DE VIAGEM ETC e prepare-se para viajar em mais um post sobre um belo recanto do nosso Brasil Varonil.

Hoje, vamos mostrar os encantos e a história de Itacuruçá, distrito insular do município de Mangaratiba.

Insular por parte de seu território pertencer a Ilha de Itacurussá e um pedaço da ilha pertence ao município de Itaguaí (e reparem que Itacurussá também fica "próximo" de outra ilha itaguaiense: a Ilha da Madeira, o pá!)

Terceiro distrito de Mangaratiba, Itacurussá tem entre seus principais atrativos as praias que se encontram em seu território e na Ilha de mesmo nome.

A Praia de Itacurussá possui extensão de 400m e é ideal para passeios pela Baía de Sepetiba. A Ilha de Itacurussá tem entre seus principais atrativos as praias Grande, Águas Lindas, Praia Cabeça de Boi e Praia das Flexeiras.

E por que Itacurussá se chama ITACURUSSÁ?? O RDV responde...

A localidade foi fundada por jesuítas com o nome de "Freguesia da Santana de Itacurussá" por meio da Lei provincial nº 63, de 17 de dezembro de 1836. Os Jesuítas, junto com os índios construíram uma cruz de pedra em frente a igreja de Nossa Senhora de Santana.

Daí o nome "Itacuruçá": Em tupi-guarani, ITA = PEDRA e CURUÇÁ = CRUZ.

O desenvolvimento de Itacurussá se deu com a chegada do Major José Caetano Alves de Oliveira, um fazendeiro da cidade de Valença e que resolve se mudar com toda a família para a Fazenda Santana, nesta localidade.

Após tentar cultivar todo tipo de fruto, ele teve mais sucesso com bananas e tornou-se em pouco tempo um dos maiores produtores da região (Curiosamente, Mangaratiba em tupi-guarani significa "lugar onde há muitos mangarás". Mangará, no tupi-guarani é o "coração" da bananeira).

E no ano de 1911, o desenvolvimento chegou de trem a Itacuruçá!

A estação tinha como finalidade escoar a produção de minério de ferro do porto do Rio de Janeiro para as Minas Gerais. Com o tempo, a estação passou a receber passageiros do ramal Sta. Cruz - Mangaratiba. Mas, da estação não se podia ver o trem chegando...

...por que havia uma graaaande curva!!! O trem de passageiros já não existe mais, dando lugar as locomotivas da MRS Engenharia a transportar minérios de ferro para o porto de Guaíba, em Mangaratiba.

Se o trem ainda estivesse na ativa, com certeza...belas paisgens os passageiros teriam a desfrutar.

Que beleza seria ver a baía de Sepetiba do vagão de um trem a passar por essa ponte! O prédio da estação atualmente está sob a administração da prefeitura municipal de Mangaratiba.

Como Chegar

Vindo do Rio de Janeiro: Seguir pela Avenida Brasil até o acesso pela BR-101 (Rio - Santos). Da Rio - Santos, siga até o Km 25 da citada rodovia(Acesso a Itacuruçá).

Vindo de São Paulo: Quem vem de São Paulo, pode pegar a Via Dutra (BR-116) e seguir até o trevo de acesso da BR-465, em Seropédica. Em Seropédica, pegue a reta de Piranema (RJ-099) e siga pela Rio - Santos até o acesso a Itacuruçá.

Linhas de Ônibus

A Costa Verde disponibiliza saídas do Rio para Mangaratiba, passando por Itacuruçá, Muriqui e Itaguaí. A Reunidas Paulista, por sua vez, possui saídas de São Paulo para Itaguaí (Saídas às 22:00).

A Costeira Transportes e Serviços opera o transporte municipal da cidade de Mangaratiba e possui linhas de Mangaratiba para Itacuruçá e outras localidades da região.

Para quem mora na Baixada e lembra com saudade da Caxias x Mangaratiba e da Caxias x Conceição de Jacareí (É melhor nem lembrar muito, por que dá uma tristeeeeza...), a Expresso opera linhas de Itaguaí para Itacuruçá. Só que para usar esta linha, o morador da Baixada é OBRIGADO a pegar o ônibus da linha Caxias x Itaguaí.

É a "integração Micro x Micro"!

Mas até que compensa, diante de tamanha beleza! Abraço e tudo de bom!

Texto: Luiz Antonio Doria

Fotos: Rodrigo Silva e Júlia

Fonte Pesquisa: Estações Ferroviarias.com e BrazilAzul.com.br

3 comentários:

  1. E você só vê em Itacuruçá:
    Neobus Senior e
    Neobus Piá...
    Eita!!

    ResponderExcluir
  2. É verdade,

    Outro local onde os carros grandes não tem vez.

    E pensar que a Costeira agora vai "crescer e evoluir" com a operação da Nva. Iguaçu x Barra.

    Grande abraço e obrigado pela sua visita!

    Luiz Antonio Doria
    RELATOS DE VIAGEM ETC

    ResponderExcluir
  3. Grande Itacuruça, sempre bela e aconchegante. E esse thunderpia ja se foi da Expresso... morreu como 137.229 abcs

    ResponderExcluir

Olá!

Sua opinião é muito importante para nós. Esperamos sua visita por aqui mais vezes.

Grande abraço e tudo de bom!

Tecnologia do Blogger.