Ads Top

Mauá: Os Ônibus do Barão

Mauá já foi servida por Barcas. Segundo consta a Família Real vinha de Barca da Capital do Império até a Praia e de lá seguia para a sua "residência de verão" em Petrópolis seguindo o restante do trajeto de trem. Mas, isso é passado pois as barcas foram extintas em 1910 pela Leopoldina Railway.

Hoje, nem trem...nem barcas...Mauá é servida por duas empresas de ônibus e kombis regulamentadas (ou não) pelo poder público municipal. As vans também garantem sua clientela como opção para a Central do Brasil. Mas, vamos aos ônibus que por lá circulam.

Começamos com aquele que me trouxe a praia de lugar elevado: Urbanuss da União sob o chassi MB OF 1721. Detalhe é que nos fins de semana e de vez em quando os Torinos G7, que são frequentes para Piabetá, São Vicente, Saracuruna e Vale do Ipê, aparecem por lá.

EI, EI, EI...É TRANSTURISMO REI!!!

Como diria o Rodinei (aqueeele pedreiro do comercial)..."Veeeeja Bem..."

Este Viale "descansava" numa sombra enquanto esperava a hora de ser conduzido a garagem. Operando a linha 506I Ipiranga x Caxias, o RJ 165.020 sacolejou e bateu tanto que a tampa da vista caiu.

Há duas formas de ir a Caxias, saindo de Ipiranga pela TREL: Pela Estrada Nova de Mauá (506I) ou passando por dentro de Suruí (507I). E é por dentro de Suruí que o Torino GV acima andou até chegar a Ipiranga...Mas quem sabe eu não o encontro na Avenida Brasil indo para Nova Campinas, Taquara ou...pasmem...XERÉM?


Sai de lá num Gran Midi sob OF 1418. Nem vou me alongar muito...O Carro é curto, é um Mascarello e de grande só a linha. Entrada de Suruí, Rio-Magé, Pilar, Vila Rosário (Aêêê Ezídio!!!), Vila Sarapuí, Gramacho...a noite e a chuva me apresentavam um pouco de Caxias pela telinha da TREL.

E para encerrar, este Thunder+ (Será que já nos vimos em alguma serra estrelada?) que seguia lépido e fagueiro para a Praia do Anil.

Abraço e tudo de bom!

Texto e fotos: Luiz Antonio Doria
Pesquisa: Alberto Marques - Baixada Urgente

Um comentário:

  1. Tenho, quase todos os dias, viajado nesse 020 da Trel - o tal que a tampa da vista caiu.
    Pior do que a "queda" foi o "jeitinho" que deram pra colocá-la no lugar !!

    Bancos soltos, muita sujeira, carro batendo... tudo isso faz parte do cenário que encontramos no interior desse valente Viale, que resiste bravamante ( até quando não se sabe ) as provas e provações que a Trel vem impondo a ele !!

    Que um dia você tenha o merecido descanso, Viale !! Seu lugar está garantido no Reino dos 1721 !!

    ResponderExcluir

Olá!

Sua opinião é muito importante para nós. Esperamos sua visita por aqui mais vezes.

Grande abraço e tudo de bom!

Tecnologia do Blogger.