Ads Top

Bracuhy: Engenho, Praia e Sertão

Hoje o Relatos de Viagem Etc. leva você a um dos mais bonitos recantos de Angra dos Reis, mostrando que a cidade é muito mais que belas praias.

Bracuhy - ou Bracuí - é o nome de um caudaloso rio que cruza a BR-101 (Rio-Santos) na altura do km 500, e de toda região em seu entorno.

Terra de resistência e bravura, de beleza e liberdade, de orgulho e natureza, que encontra como símbolo a Árvore do Bracuí, em destaque acima do nosso correspondente Silva, na foto.

Ao fundo, a Praia da Itinga, local reservado - requer uma boa caminhada a partir do asfalto - e de águas calmas.

A seguir, você observa algumas fotos das ruínas do Engenho do Bracuhy.

Segundo texto que consta no site do Hotel Bracuhy, a antiga usina de Açucar era conhecida como Engenho Central do Bracuhy e foi inaugurada dia 12 de Junho de 1885, com a presença do então Ministro da Agricultura, Conselheiro Antônio Carneiro da Rocha.

Em 1886 a firma, Souza Irmão & Cia, passou o controle do empreendimento à empresa Furquim Vapper & Cia. O Engenho se destacava, na época, pela sua forma de produção.

Seu sistema de difusão, a vapor, diferenciava, e muito, do esmagamento da cana em moendas. No final do século passado, entrou em decadência junto com a indústria de açucar no Brasil.

Hoje suas ruínas são preservadas como marcas de um tempo, de uma história, cercada de uma infindade de paisagens deslumbrantes - e olha que não mostramos nem metade, hein?

Enquanto de um lado, embarcações e casas de condomínio tomaram o lugar...

...do outro, a natureza se mantém intacta, oferecendo um cenário paradisíaco a quem se dispõe a andar alguns minutos adentro.

Este é o Rio Bracuí. Em alguns trechos do Sertão, locais banháveis e cachoeiras são facilmente encontrados.

Mas lembre-se: apenas deixe pegadas, apenas leve fotos e boas recordações. Para que este seja um pedaço de felicidade, devemos mantê-lo intacto e protegido.

Este é o caminho do Sertão...

...que, em muitos trechos, vai margeando o rio, oferecendo ângulos singulares.

Um grande abraço a você que nos visita, e até a próxima viagem :)

Texto e fotos: Rodrigo Silva

Um comentário:

  1. Sensacional!!!!!!

    Demorou...mas, o texto e as fotos compensam a mesma!


    Grande abraço e vamos seguindo!!!!

    ResponderExcluir

Olá!

Sua opinião é muito importante para nós. Esperamos sua visita por aqui mais vezes.

Grande abraço e tudo de bom!

Tecnologia do Blogger.