Ads Top

Fetransrio 2008: Comemorando o avanço tecnólogico do transporte coletivo e rememorando os 100 anos de existência do ônibus

Fala, meu povo!

Nos dias 12, 13 e 14 de novembro realizou-se na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, a Fetransrio 2008. O evento em si mostra as novas tendências para o transporte coletivo de passageiros urbano, rodoviário e turístico.


Carrocerias, chassis, vistas eletrônicas, validadores, GPS, catracas/roletas...tudo relacionado ao transporte de passageiros estava exposto para o público-alvo do evento: Empresários do setor e aficcionados pelo transporte coletivo de passageiros (busólogos e busófilos).

E de forma sucinta, o RELATOS DE VIAGEM ETC vai mostrar o que rolou na feira e também os bastidores da Fetransrio 2008.

Na entrada, uma mostra do que se esperava da Fetransrio: Um Irizar Century encarroçado sob um Volkswagen 18-340 vindo de Resende, no Sul Fluminense. Aproveito para saudar o novo papai da área: Parabens, Fred Ônibus! Muita saúde e paz para você e sua família.

Falando em Volkswagen, a empresa mostrou um pouco de seus chassis que tem feito a alegria de muitos frotistas por aqui.

Um deles foi o Chassi V-Tronic VW 17-230 EOD que tem sido presença constante em empresas como Ingá, Tinguá, Rio Ita e Pégaso. O chassi vem equipado com o...

...V-Tronic. O V-Tronic é um sistema de acionamento de câmbio mecânico sem a necessidade do motorista ficar na ginástica de pisar no pedal da embreagem e ficar pegando na alavanca de marchas prá lá e prá cá. É como dirigir um busão automático. O sistema foi desenvolvido conjuntamente pela Volksbus e pela ZF Transmissões. Possui seis marchas a frente e uma de ré.

Um pequenino chamou a atenção de todos que passavam pelo stand da Volkbus: Esse mini-micro que zarpava como um ricochete pelas alas próximas demonstrando o Volksbus V-Tronic. Espero que ninguém da Rio Ita ou do Grupo Breda tenha visto esse "mini-mini", senão já viram né? :)

A Mercedes-Benz trouxe uma novidade que arrepiou a rapaziada daqui do Rio de Janeiro!

O temível MB OF1218, exclusivamente desenvolvido para modelos midis. Se ele veio "nú" para a exposição indica que ninguém se interessou por ele AINDA...

...mas todo mundo se interessou por ESTE Mercedes-Benz! MB CLS 350, um sonho de consumo de muito empresário por aí.

E não é só alemão que mostrou suas novidades não...



...As montadoras suecas também estiveram na Fetransrio.

O stand da SCANIA foi a mais visitada e seus brindes foram os mais disputados (O que vos escreve ficou na saudade :P ). A montadora sueca mostrou toda a força da Série K através de algumas combinações com carrocerias que estão em voga.

Vamos começar com a Comil Carrocerias e Ônibus Ltda.

Sob o sol do Rio de Janeiro, Comil Campione encarroçado sob o chassi Scania K 310.

Marcopolo Paradiso 1200 sob Scania K 380

Os chassis da Série K possuem Retarder Hidraúlico Scania e sistema de troca de câmbio Opticruise (K 310 ou 380) ou Confort Shift (K420)


Irizar Century e Scania K 380: O diferencial dos ônibus expostos pela Scania foi o detalhe da mecânica dos chassis sob uma estampa preta.

Dependendo da configuração das rodas do chassi (4x2, 6x2 ou 8x2), a capacidade do número de passageiros varia: Por exemplo, o Campione 3.65 Scania K310 e o Marcopolo Paradiso 1200 acima tem capacidade para 46 passageiros sentados.

O K 420 (presente no Marcopolo Paradiso DD) tem capacidade para 36 passageiros sentados.

A Volvo não fez feio: Trouxe a série de chassis B: B7, B9 e B12R e uma mostra de seus clientes, a Auto Viação 1001. Feio quem fez foi a Busscar...

...Reduzido a um pequeno Stand, a montadora catarinense trouxe de Joinville o Urbanuss Ecoss

Com poltronas do estilo urban 90 (Aiiii minha coluna!!!) e adaptado para deficientes, foi o único representante da outrora Nielson.

A Mascara...quer dizer, Mascarello veio com força total!

A Mascarello veio com muitas novidades:

Com nova identidade visual, a Bangu e a Cruzeiro do Sul representam o avanço da Mascarello: A Bangu, com esse Gran Via encarroçado sob o Chassi VW 17-230 EOD e a Cruzeiro do Sul com um Gran Via também sob o chassi VW 17-230 (Aliás, cadê a Cruzeiro na Baixada x Barra? Tamo de ooooooolho!!!).

Mas, o que surpreendeu a busologia fluminense foi o ROMA 350: Muuuuuuuito conforto e ar gelaaaaaaado! Taí o Gomes que não me deixa mentir!

O RDV. também testou o ROMA e concorda com o OC: Esse merece!

Semana que vem, a segunda parte da Fetransrio 2008...

Neobus, Comil e muito churraaaaaaaasco Tchê!

Abraço e tudo de bom!

Texto: Luiz Antonio Doria e Leonardo Branco

Fotos: Leonardo Branco

3 comentários:

  1. Vendo a primeira parte da mostra RDV / Fetransrio 08 aumenta a minha certeza: na próxima terei que estar lá de qualquer jeito !!

    No meio de tantas novidades e informações me sentiria como uma criança num parque de diversões !!

    Tô aguardando a próxima quarta-feira pra ver um pouco mais do que rolou lá...

    ResponderExcluir
  2. Opa...tamo junto!

    Quando a OCD holding comprar um ônibus, eu votarei pelo Roma sobre chassi SCANIA, obvio!

    ResponderExcluir
  3. Excelente cobertura!!!!
    Espero na próxima ediçao poder prestigiar ao menos um dia...
    Abração a todos meus confrades :)

    ResponderExcluir

Olá!

Sua opinião é muito importante para nós. Esperamos sua visita por aqui mais vezes.

Grande abraço e tudo de bom!

Tecnologia do Blogger.