Ads Top

Pela Picada dos Coqueiros, rumo a Barreiros!

E tudo começou com uma estação...

Lá pelos idos de 1868, a Estrada de Ferro Leopoldina cruzava as terras do Capitão José Fonseca Ramos. Vendo a possibilidade de beneficiar seus familiares e agregados, exigiu a EFL que construisse uma estação em suas posses. E assim nascia o bairro de Ramos!



E naquela época, mais precisamente pelos idos de 1886, havia a "Picada dos Coqueiros". Provavelmente, por este caminho circulava os principais produtos que favoreciam o desenvolvimento econômico do local: Cana-de-açúcar, tijolos, telhas e sacas de café.


Hoje, a Rua Nossa Senhora das Graças é apenas uma rua como todas as outras do subúrbio carioca: Casas com gente humilde e trabalhadora que nos fins de semana curte um bom sambinha com uma "cervejinha" num barzinho(ou a paz de seus lares, cada um na sua sem pertubar o outro né?) .


Ramos também é conhecida pela sua famosa praia que hoje virou um piscinão e que foi eternizada pela música "Domingo de Sol" ( Domingo de sol, advinha prá onde é que nós vamos/tô levando a minha sogra prá tomar banho na Praia de Ramos) , de Dicró. Acima, a Igreja da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, erguida em 1923 e localizada na Rua Carvalho Moutinho.

Prá chegar lá é só seguir pela Picada dos Coqueiros...quer dizer, pela Rua Nossa Senhora das Graças e seguir pela Barreiros.

Mas, antes de seguir pela Barreiros e ainda nas proximidades da Rua Uranos me deparo com esse Senior Midi MB OF1418 da Vila Real (Quase achei que a Normandy tava fazendo 908 hehehehe) na 908 Bonsucesso x Mal. Hermes.

Ainda na Uranos, Viale da Jabour passando por Ramos e quem quer ervilha???

"São Toínho" na 600 C Parque Fluminenseeeeee (Quase indo prá Segundona) x Central. Marcopolo Torino G7 sob MB OF1722.

Voltando ao Barreiros...

Já que falamos de Santo Antonio, vamos falar da Caprichosa em visual Santo Antonio: "Carinha Sorridente" da Ciferal sob MB OF1418 e Viale 1418 "maduro" na 905 Bonsucesso x Irajá e 940 Ramos x Madureira.

Mascarello Gran Midi da Penha Rio...630 na Barreiros aí, gente!!!

E encerrando a rápida passagem pela história do bairro com o Cacique mais conhecido no mundo do samba um Viale Scania K310 na 484B. Conforto por R$ 2,50 (Conforto em banco europeu? Fala sério!).

E dá-lhe Cacique de Ramos, cuja sede fica em Olaria(!?!?) e revelou muita gente bamba: Almir Guineto ("Óóóóó insensato destino prá queeee..."), Jorge Aragão ("Estava escrito, num papel de pãooooo..."), Arlindo Cruz e Sombrinha entre outros.

E já ia esquecendo da Imperatriz Leopoldinense, escola de samba oito vezes campeã do Grupo Especial. Fundada em 1959 por dissidente da Recreio de Ramos, a Imperatriz Leopoldinense é conhecida pela originalidade e luxo de seus desfiles.

Abraços e tudo de bom!

Texto: Luiz Antonio Doria
Fotos: Luiz Antonio Doria e Latuff (Acervo Estações Ferroviarias.com.br)
Fonte Pesquisa: Wikipédia e Estações Ferroviarias.com.br

Nenhum comentário:

Olá!

Sua opinião é muito importante para nós. Esperamos sua visita por aqui mais vezes.

Grande abraço e tudo de bom!

Tecnologia do Blogger.