Ads Top

O MICRÃO - Uma novela de péssimo gosto para os passageiros

Em 1974, o Brasil passava por várias transformações e acontecimentos...

Um das maiores tragédias da história brasileira acontecia nesse ano: O Edifício Joelma sofreu um incêndio devido a um curto-circuito no ar condicionado do 12º andar...

...Emerson Fittipaldi se tornava bicampeão mundial de Fórmula 1 e o Vasco da Gama era campeão brasileiro pela primeira vez. O Gen. Ernesto Geisel assumia o posto de presidente no lugar do Gen. Médici...

...e estreava em abril de 1974 O Espigão, novela de Dias Gomes que abordava a desumanização da cidade, através da figura de Lauro Fontana (interpretado por Milton Moraes).

A Novela gira em torno de Lauro Fontana era um megalômano que almejava construir o maior hotel do Brasil, O Fontana Sky. Para realizar tal ambição, precisava convencer a família Camará a vender sua mansão em Botafogo para usufruir o grande terreno da mesma. E no meio disso, Léo (Cláudio Marzo) um rapaz engajado com apreservação da natureza cruza com Dora (Débora Duarte) graças as "agruras do destino".

Hoje, 34 anos depois vemos as empresas de ônibus desumanizarem o seu quadro de funcionários: Motoristas exercendo dupla-função em ônibus do tipo micromaster, o popular Micrão, acarretando estresse aos citados funcionários e demitindo cobradores. Além disso, esse tipo de ônibus vem sendo usado em demasia em linhas de alta demanda.

O RDV Etc. já abordou essa situação através das marchinhas de Micromasters e agora, inspirada na obra-prima de Dias Gomes, apresenta uma novela que parece não ter um final feliz para os passageiros e para os motoristas e cobradores de ônibus...


Hoje não preciso mais receber e dar troco...Não, não, não...
Desde que inventaram o Vale-Transporte Eletrônico

O motorista só fazia força, para dirigir e abrir a porta de um Mercedes
O único exercício que eu fazia...receber e dar troco

Hoje o pobre motorista faz por mim

Dizem que vista eletrônica é um luxo a mais...
Mas se é um luxo a mais por que instalam tanto???

O que posso fazer, se criaram o micrão pra gente sofrerrrrr
Os motoristas estão fazendo tudo...que o cobrador faziaaaa...
E o passageiro se benze pra sobreviver...Viver...sem se fu...

Abraços e tudo de bom!

Texto: Luiz Antonio Doria
Fotos: Luiz Antonio Doria, Acervo Cia de Onibus, Site "Legalzinho.wordpress.com"(Foto Fittipaldi) e Ariovaldo Isaías (Foto Joelma)
Fonte Pesquisa: Wikipédia

Um comentário:

  1. É, meu caro... e pelo jeito as coisas não vão melhorar tão cedo. MAs o problema do micrão é a falta do cobrador e o mau uso. Do mesmo modo que seria inadequado colocar um Torino Volvo no 662, por exemplo... Mas a esperança é a última que morre e a primeira a puxar nosso pé.

    ResponderExcluir

Olá!

Sua opinião é muito importante para nós. Esperamos sua visita por aqui mais vezes.

Grande abraço e tudo de bom!

Tecnologia do Blogger.