Ads Top

Recantos do Rio: A Central do Brasil.

Ela já teve vários nomes e de lá saía trens para todos os cantos: Três Rios, Vitória, Campos dos Goytacazes, São Paulo e até Salvador! Hoje o RELATOS DE VIAGEM ETC vai mostrar um pouco de um recanto muito conhecido por todos os cariocas. "Atenção, Srs. Passageiros...Próxima parada: Central do Brasil!"

Mas, vamos voltar ao ano de 1858...

A Estação do Campo

Em 1858, era construído um prédio para iniciar a linha e sua inauguração teve a ilustre presença do Imperador. Era a Estação do Campo, que depois viria a se chamar Estação da Corte.

O tempo foi passando e a Estação da Corte passou por reformas estruturais (Em 1936, ela recebeu o nome de Estação Dom Pedro II) até que na década de 40, o prédio foi demolido para dar lugar ao espigão que hoje está encravado no coração da Central.

Ao lado, podemos contemplar o Palácio Duque de Caxias. Em 1943, ele ficou pronto e além de abrigar o pátio ferroviário ele também abrigou a estrutura administrativa da Estrada de Ferro Central do Brasil.

A Estação do Imperador e da Central do Brasil

Em 1957, a Estrada de Ferro Central do Brasil e seus ramais suburbanos foram repassados para a Rede Ferroviária Federal S/A, sendo que alguns desses ramais foram fechados e o prédio da Central também.

Em 1958, se comemorou os 100 anos de fundação da Estação. Mas, onze anos depois se iniciava o declínio do sistema ferroviário brasileiro (Inauguração da Via Dutra, em 1967) e 140 anos depois, a malha ferroviária metropolitana do Rio de Janeiro (exceto o ramal de Guapimirim, que ficou com a CENTRAL, autarquia ferroviária estadual) foi repassada para a Supervia.

Atualmente, a Central do Brasil transporta milhares de pessoas para a Zona Oeste (Ramal Santa Cruz, que ia até Itaguaí), Zona Norte (Ramal Deodoro) e Baixada Fluminense (Ramais Japeri com baldeação para Paracambi, Belford Roxo e Saracuruna com baldeação para Vila Inhomirim e Ramal Guapimirim).

Detalhe da escadaria: O Mosaico comemorativo ao jubileu da Estrada de Ferro Central do Brasil.

Ops, agora se me dão liçenca...
...mas, agora vou à luta! Abraço e tudo de bom. Obrigado pela sua visita ao RELATOS DE VIAGEM ETC.

Texto: Luiz Antonio Doria
Fotos: Luiz Antonio Doria e Acervo Estações Ferroviarias.com.br
Fonte Pesquisa: Estações Ferroviarias.com.br e Wikipedia

Um comentário:

  1. "Próxima estação: terminal Central do Brasil. Desembarque pelo lado (esquerdo/direito). A SuperVia agradece a preferência e lhes deseja um ótimo dia."

    :D

    ResponderExcluir

Olá!

Sua opinião é muito importante para nós. Esperamos sua visita por aqui mais vezes.

Grande abraço e tudo de bom!

Tecnologia do Blogger.