Ads Top

Nos trilhos da descontração, Prá Maduca eu vou!!!

Não percamos o Ônibus para Madureira...

Através dessa série que comecei no finado OnibusS.com, comecei a abordar o que Madureira tem de bom: Comecei falando de sua história.

O Nome "Madureira" vem do proprietário de suas terras, Lourenço Madureira, que herdou as suas terras do Capitão Ignácio Canto após uma disputa judicial com a viúva do mesmo, Dona Rosa Maria dos Santos. O Bairro fazia parte da Freguesia de Irajá e recebeu os trilhos da Estrada de Ferro Central do Brasil em 1858, mas só ganharia a sua estação em 1896.

Falei do talento que o Bairro tem para o samba...

Localizada entre a Estação "Mercadão de Madureira" e a Estrada do Portela, a G.R.E.S. Império Serrano bota todo mundo prá sambar e ali na Rua Clara Nunes...

...A Águia Azul-e-Branca faz todos sambarem ao som dos tan-tans, tamborins e cavaquinhos: É a Portela na área!! Salve, salve Paulo da Portela!!!

Mas, em 02 de abril de 1983, a Portela (e o Brasil também) chorou, pois perdia uma de suas ardorosas admiradoras.

A Adorável Voz de Clara Nunes, mineira que se identificou com o samba carioca, se calava e seu corpo foi velado na quadra da Portela.

Cantora conhecida por suas canções e suas indumentárias que exaltavam o candomblé e a umbanda, Clara também cantou a sua escola querida, através da música "Portela na Avenida".

Portela eu nunca vi coisa mais bela
Quando ela pisa a passarela
E vai entrando na avenida
Parece a maravilha de aquarela que surgiu
O manto azul da padroeira do Brasil
Nossa Senhora Aparecida que vai se arrastando
E o povo na rua cantando
É feito uma reza, um ritual

É a procissão do samba abençoando
A festa do divino carnaval
Portela é a deusa do samba, o passado revela

E tem a velha guarda como sentinela
E é por isso que eu ouço essa voz que me chama

Portela sobre a tua bandeira, esse divino manto
Tua águia altaneira é o espírito santo

No templo do samba


As pastoras e o pastores
Vêm chegando da cidade, da favela
Para defender as suas cores
Como fiéis na santa missa da capela

Salve o samba, salve a santa, salve ela
Salve o manto azul e branco da portela
Desfilando triunfal sobre o altar do carnaval

Próximo a quadra da Portela, o Madureira Shopping (Surgiu como Madureira Shopping Rio) serviu para consolidar o potencial econômico da região, pois o bairro já dispunha do Polo 1 e de várias lojas na Avenida Ministro Edgard Romero (foto abaixo).

E falando no Ministro...

Edgard Fontes Romero foi um importante morador de Irajá, mas contribuiu muito para o crescimento e desenvolvimento de Madureira. Tanto que uma das ruas de maior movimento do bairro leva o seu nome. Ela começa lá na esquina com a Estrada do Portela e termina lá em Vaz Lobo, ligando os bairros de Irajá e Penha.

O Mercadão e sua Estação

Uma das formas de se chegar a Madureira é pelos trilhos da Supervia. E pela Supervia, há duas maneiras de se chegar a Madureira.

Uma é pelo ramal Deodoro, na estação de mesmo nome do Bairro. A outra é pelo ramal Belford Roxo, desembarcando na estação Mercadão de Madureira.

A Estação foi inaugurada em 1908 com o nome de Inharajá (Teria alguma relação com Irajá?). Por volta de 1928, a estação já era conhecida como Magno (Por ter proximidade com o Largo de mesmo nome) e por meio da Lei nº 3353/06, a citada estação é denominada "Estação Ferroviária Mercadão de Madureira".

Por sua vez, o Mercadão de Madureira surgiu em 1914 como uma feira livre. Em 1929, as primeiras obras de ampliação já faziam do Mercado um grande centro de distribuição e abastecimento da Zona Norte.

Em 1947: Mais 26 boxes são construídos e em 1959, com a presença de JK o Mercado de Madureira se torna o Mercadão de Madureira.

Em 2000, um incêndio destrói o complexo comercial causando prejuízos aos comerciantes e a história do bairro. Mas, isso não foi o fim: Em 05 de outubro de 2001, as portas do Mercadão se abrem depois de uma reforma e podemos dizer que para a alegria geral dos cariocas, ele tá firme e forte!

No próximo post, vamos mostrar como Madureira está inserida no Futebol Brasileiro...Dá-lhe TRICOLOR SUBURBANO!!!

Abraço e tudo de bom!



Texto e Fotos: Luiz Antonio Doria

Pesquisa: Wikipédia, Mercadão de Madureira e Estações Ferroviárias


Nenhum comentário:

Olá!

Sua opinião é muito importante para nós. Esperamos sua visita por aqui mais vezes.

Grande abraço e tudo de bom!

Tecnologia do Blogger.