Ads Top

Baixada x Barra e a necessidade da integração

Duque de Caxias e Magé já desfrutam de um transporte de qualidade para se deslocar para a Barra da Tijuca.

E assim será quando rodar as outras linhas da concessão "Baixada x Barra": Ônibus com ar-condicionado e TV (alguns deles adaptados para deficentes físicos).

É um grande progresso para os moradores de Caxias, Nilópolis, São João de Meriti, Queimados, Magé, Japeri, Mesquita?? SIM!


Mas, ainda falta aperfeiçoar um pouco mais e incrementar esse avanço...

...Uma delas é a necessidade de se integrar os bairros ao centro das cidades da baixada: Por exemplo, vamos analisar o caso de Caxias. A Cidade tem quatro distritos a conhecer: Centro, Campos Elíseos, Imbariê, Xerém. Seria o caso de se implantar linhas circulares para que os moradores dos distritos pudessem se utilizar da linha 415T Caxias x Barra, sem gastar muito.

Magé é outra cidade em que seria necessário essa integração. Mas, haveria de ter um esforço por parte do DETRO e da iniciativa municipal, visto que a Auto Viação Reginas saiu de cena no tocante ao transporte coletivo da cidade, deixando o transporte alternativo a vontade para opera-la.

Nilópolis tem dois distritos que são divididos em bairros: Olinda, Paiol, Soares Neiva, Cabral, Mirandela, Manoel Reis, Cabuís, B.Novo Horizonte, Nova Cidade, Maria Braga. Seria o caso de se convocar a Expresso São Francisco e a Nilopolitana para se discutir e debater hipóteses de se criar linhas circulares entre os bairros para a rodoviária da cidade (Para se operar a integração Onibus-Trem, levou-se um certo tempo).

Fica o recado para as prefeituras, suas autarquias/secretarias de transportes e para o DETRO: Houve avanço, mas ainda é preciso aprofundar e aperfeiçoar esse avanço.

Abraço e tudo de bom!



Texto: Luiz Antonio Doria


Fotos: André Andrade e Luiz Antonio Doria



2 comentários:

  1. Prezado Luiz Antonio Dória.
    Saudações busologistas.

    As boas idéias surgem, são colocadas para serem discutidas, são melhoradas e... acabam no vazio do descuido, despreparo, desinteresse, etc., dos empresários do sistema rodoviário.

    Li em algum dos nossos sites que a Ingá havia obtido uma concessão para ligar um dos municípios da Baixada à Barra. É verdade?

    Vamos incrementar essse debate para melhorar a qualidade de locomoção do nosso povo.

    Um grande abraço a todos
    José Reis

    Visitem nosso Fotopage em: http://zebuss.fotopages.com

    Uma idéia um pouco diferente de fotografar os ônibus

    ResponderExcluir
  2. Alexandre Bernardes28 de julho de 2008 23:29

    Conforme havia comentado com o amigo Doria no sábado, realmente há a necessidade sim da integração para o sucesso dessas linhas. O que que adianta as linhas sairem dos centro dos municípios da baixada onde muitos moradores que precisam usufruir deste benefício, moram na periferia dos mesmos??? O Detro deveria unir forças com as secretarias de transportes municipais para criar as integrações. Assim todos saem ganhando, usuários e empresários.
    Abraços,
    Alexandre Bernardes

    ResponderExcluir

Olá!

Sua opinião é muito importante para nós. Esperamos sua visita por aqui mais vezes.

Grande abraço e tudo de bom!

Tecnologia do Blogger.