Ads Top

Motorista: Por que tá faltando?

Reportagem do Jornal "O Dia" informava que empresas filiadas ao SETRERJ estão sentindo na pele a falta de mão-de-obra para fazer os seus coletivos rodarem pelas ruas. Estão chegando ao ponto de ligarem a profissão de motorista de ônibus ao trabalho formal e estável (cartaz abaixo).

Ao mesmo tempo, jornal especializado em empregos apresenta em destaque 110 vagas para motoristas em três grandes empresas da região. E em outra reportagem do Jornal "O Dia" Paulo Valente, Diretor da Santa Maria, mostra uma chave de ignição de um dos vários coletivos a espera de um motorista para dirigí-lo.

Se, por um lado, isso representa uma nova tomada de fôlego por parte do transporte por ônibus - e, por conseguinte, das empresas que o operam -, por outro não resolvem o estigma que a profissão já tinha e vem só acumulando.

Penso por nós mesmos: busólogos, gostamos de ônibus. Será que nenhum de nós já se pensou ganhar a vida pilotando estas máquinas em empresas e trajetos que sempre admiramos? Se fosse para, quem sabe, com empreendedorismo e alguma estrela, termos a glória de quem conseguiu ter uma empresa de ônibus a partir daí - já foi possível, sabemos disso... - ou mesmo ter a chance de viver uma vida digna com um trabalho tranquilo, tenho certeza que esse pensamento teria mais possibilidade de virar realidade.


Mas sabemos que não é assim: motoristas têm que trabalhar prestando atenção no trânsito e no troco (pois agora também são cobradores)...

...Poucas são as empresas que pagam as muitas horas-extras, existe pressão para cumprir horários apertados, aumentar a carga horária...

...carregar mais passageiros que a média, transportar menos gratuidades e usuários de vales-transporte e, em geral, ainda pagam por danos materiais em caso de acidente ou assalto.

O dia que tivermos condições mais dignas, certamente não faltarão profissionais...

Abraços e obrigado pela sua visita ao RELATOS DE VIAGEM ETC.



Texto: Rodrigo Silva, com revisão e informação complementar de Luiz Antonio Doria
Fotos: Luiz Antonio Doria e Rodrigo Silva

Nenhum comentário:

Olá!

Sua opinião é muito importante para nós. Esperamos sua visita por aqui mais vezes.

Grande abraço e tudo de bom!

Tecnologia do Blogger.