Ads Top

O Santo Antonio de Chiador



Distante 342 km da capital mineira, Chiador é mais um daqueles municípios que se sentem mais próximos do estado do Rio do que de Minas Gerais.

Mas, de onde vem o nome? Por que Chiador?? O RdV. mostra a história dessa pequenina cidade.



Por volta de 1842, deve ter chegado aqui, à busca de terras para cultura, o português Antônio Joaquim da Costa, acompanhado de sua família e grande número de escravos, tendo partido da Vila de Barbacena. O desbravador instalou-se nas proximidades das matas que margeavam o rio Paraíba. Construída a primeira capela, foram os escravos autorizados a erguer, à volta dela, seus ranchos, formando-se o povoado Santo Antônio dos Crioulos.





Igreja Matriz de Santo Antonio do Chiador. Foi erguida em 1842

A ocupação das terras ocorreu logo que o fazendeiro Antônio Joaquim da Costa alforriou inúmeros escravos concedendo-lhes glebas de terrenos para o plantio de lavouras e derrubadas de matas. Novos pioneiros aportaram ao lugarejo que se desenvolvia, graças também à pecuária que tomava vulto.





Trilhos que levam a Estação de Penha Longa, Distrito de Chiador.
Veio a seguir, a estrada de ferro (Central do Brasil), propiciando o escoamento da produção local e recebimento de mercadorias diversas, implantando-se as indústrias de laticínio e cerâmica e o comércio ativo com o Rio de Janeiro.

A estação de Chiador é considerada a primeira estação ferroviária em terras mineiras (1869). Apesar de ter sido tombada pelo patrimônio histórico do município, encontra-se em estado de abandono total. E apesar de estar localizada a 4,5 km da sede do município, a sua grandiosidade mostra que era o centro das atenções na época em que os trens da Central do Brasil e da Leopoldina paravam por lá.




Em 1887, foi aberta outra estação na localidade: A de Penha Longa, que conduzia os moradores da vila de mesmo nome para o Rio de Janeiro. Hoje, encontra-se ababndonada. A vila de mesmo nome, sobrevive.


O povoado cresceu e transformou-se na atual cidade. Agora, por que Chiador??
Consta que a estação da ferrovia fica próximo a uma corredeira do rio Paraíba, que produz um “chiado” perene. Daí o topônimo “Chiador”.





O Antigo prédio da Prefeitura da Cidade: Típico de interior, simples e charmosa.Detalhe da Placa da Prefeitura.
Chiador era parte integrante do município de Mar de Espanha e seu nome foi modificado diversas vezes no período de 1933 a 1938, ficando a definição entre Sto. Antonio do Chiador e Chiador. Até que em 17 de dezembro de 1938 pelo Decreto-Lei Estadual nº 148, o nome atual entrou em vigor.

Mas, Chiador não é só Chiador...

...A cidade também é composta pelo distrito de Penha Longa, além do distrito-sede.




A cidade respira um ar histórico, como podemos ver pelo conjunto da arquitetura de suas casas. Outro detalhe é que ela também está inclusa no Circuito Turístico Estrada Real.

Caso você queira passar a noite em Chiador, a cidade dispõe de pouca infra-estrutura disponível...

...mas a cidade tem um hotel: O Bar Hotel & Restaurante Santo Antonio.

E se ocê quisé petsicá um torresminho, um petisco mineiro...dá uma passadinha no Bar e Padaria São Geraldo, uai! Perguntar não ofende, mas...o Bar é do mesmo proprietário da Viação São Geraldo?



Como Chegar

A viagem Três Rios x Chiador dura cerca de 1h e é operada pela Viação São Geraldo. Passa pelas localidades de Rua Direita (rua esta que começa apenas alguns metros adiante da Rodoviária - Arsonval... que nome pr'um terminal... -, e termina nos confins da cidade), Penha Longa (Distrito de Chiador) e Chiador.


Os horários tem uma frequência meio que longa, como vocês podem observar na foto acima. Há informações que a cidade possui uma linha de ônibus para Mar de Espanha, mas isso é assunto para quando falarmos de Mar de Espanha.


Abraços e obrigado por visitarem o RDV.




Texto: Luiz Antonio Doria
Fotos: Luiz Antonio Doria e Rodrigo Silva
Fonte Histórica: Wikipédia e Estações Ferroviárias
Post revisado em 03/12/2008, em complemento a informação de uma visitante.

Republicado e atualizado em Fevereiro/2017


8 comentários:

  1. Primeira vez que visito seu blog. Parabéns, muito legal. Segue uma linha que eu acho legal, a de relatar as viagens e inserir os ônibus naturalmente, como parte do cenário. Essa relato da viagem a Chiador-MG é muito interessante.

    Michell

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Michell!!

    Bom saber que você gostou! Espero sua visita mais vezes.

    E visite também o OnibusS.com, onde o RELATOS DE VIAGEM ETC. mostra os ônibus que rodam nas cidades visitadas, no CANTINHO DO BUSÓLOGO!

    Abraço e que DEUS e o ronco do SCANIA esteja com você!

    ResponderExcluir
  3. O Pachecobus informa que foi atualizado, e informa também que será atualizado tod sábado...
    Acesse: http://pachecobus.fotopages.com/

    ResponderExcluir
  4. conheci Chiador a 22 anos atras e nunca voltei a cidade,mas hoje ao rever as fotos senti uma saudade gostosa daquela epoca. obrigado pela reportagem Rosana Petropolis.

    ResponderExcluir
  5. oi, li a reportagem e achei interessante, eu sou de chiador, mas a algum tempo nao moro lá.
    Teve somente alguns equivocos, a prefeitura ´deixou de ser nesse predio informado a algum tempo, nessa época, já funcionava no prédio citado como a agencia bancária. E como vocês questionaram o dono da padaria nao é o mesmo da viação de onibus, foi apenas coincidencia.
    gostei muito, ficou muito boa as descrições, parabéns,
    leandra

    ResponderExcluir
  6. Olá Leandra!

    Grato pela sua informação e comentário sobre a sua cidade natal.

    Foi justamente essa coincidência entre a única empresa que liga Chiador ao estado do RJ e a padaria local que nos permitiu um bem-humorado questionamento.

    O RELATOS DE VIAGEM ETC espera contar sempre com sua visita e comentários.

    Abraço e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  7. Nasci nesta linda cidade.Amo de coração.Adorei!!!!!!!!!
    Maria Aparecida Raballo

    ResponderExcluir
  8. aproveito para parabenizar tão feliz iniciativa de exaltar a minha cidade com tanto carinho. É
    este querido Chiador onde tenho muitos irmãos e amigos do ¨peito¨.
    Aparecida Rabello

    ResponderExcluir

Olá!

Sua opinião é muito importante para nós. Esperamos sua visita por aqui mais vezes.

Grande abraço e tudo de bom!

Tecnologia do Blogger.