Ads Top

A Agilidade do AGILIS

E tudo começou com a minha repulsa quanto ao único modelo disponivel na Linha 311 Eng. Leal x Praça XV.
Achava que pelo menos para a linha, poderia ir um Apache S21 ou um Turquesa. Mas, depois entendi o por que de só haver Agilis nessa linha: O grau de risco o qual a frota da empresa estava sujeita.

Recentemente, alguns dos Agilis que rodam pela região metropolitana do Rio estão com os dias contados: Por exemplo, na COESA, em São Gonçalo eles se preparam para dar lugar aos Micruss. Confiram o detalhe do banco em um de seus carros!

Então, nada mais justo do que homenagear essa Carroceria e as suas "sen-su-ais" curvas. Mas, antes comecemos falando do modelo que anteveio ao Agilis, o Micron!

Os Mikron surgiram na década de 1980: em 1986, a CTC começa a receber algumas unidades do micro, sobre chassis MB 608D, para rodar nas linhas 213 (Castelo x Lg. das Neves) e 214 (Castelo x Paula Matos). Entre o Mikron e o Agilis houve um modelo intermediário.

O Micron já indicava o que viria...Confiram esse Micron em Sto. Antonio de Pádua(RJ), pela Viação Sto. Antonio

Mas os Micron também rodaram na 206 e depois que a CTC saiu de Santa Teresa "morreram" na 610-Lgo. da Cancela/Tuiuti e na 3-Bairro de Fátima/Centro em Niterói. Eles eram efetivos também na 215-Estrada de Ferro/Glória (via Santa Teresa).


Mas, voltando ao Agilis...o Agilis começou a ser fabricado (ou comprado) no fim de 1997: a primeira a adquiri-lo foi a Vila Real, para operar nas linhas 773 e 778. Como curiosidade, eles vieram - acho eu - com sistema de rádio e TV.

Agilis na Paranapuan e em uma linha de pequena a curta demanda: A 330 Pque. União x Castelo. Mas, além da Paranapuan, outra empresa da Ilha teve o seu Agilis.

Olha ele aí, admirando a beleza local...hehehehehe...

Yes! Pedro Antonio e seu Agil Agilis em Vassouras.

Ele estava em serviço de fretamento durante os jogos estudantis na cidade, mas provavelmente operava nas linhas municipais da cidade.

Em Itaguaí, Cidade de Itaguaí e um Agilis ex-Rio. Pra onde ele vai? Chaperó e adjacencias itaguaienses.

Pra matar as saudades da São Jorge, que hoje é a Transportes Blanco, relembremos o Agilis encarroçado sob o chassi VW (Geralmente se acha mais Agilis encarroçados sob o LO 814, da Mercedes-Benz) na linha Nova Iguaçu x Caioaba. Detalhe: Tinha entrada por trás e cobrador.

Além desse, Nova Iguaçu também tem outro Agilis que é patrimônio da cidade...
O Agilis da Sta. Eugenia...conhecido como o "Sininho" de Nova Iguaçu, devido ao barulho que faz quando passa pelas vias esburacadas entre Nova Iguaçu e Belford Roxo.

Farol de São Tomé...Campos, RJ...Vai pro Xexé??
Vá de GERATUR!!! Mas vá de Agilis!!

E quem disse que a Região dos Lagos não tem o seu Agilis?

Olha ele aí! Da Cristal, empresa que assumiu recentemente o transporte coletivo municipal da cidade de Iguaba Grande. Eles também tem um Micron, além de outros modelos da Ciferal.

Em Niterói, ainda tem Agilis rodando...

Barreto (Seria o Barretão ou o Barretinho...pelo tamanho, só pode ser o Barretinho!) que normalmente roda na linha 42, mas esse da foto estava circulando...circluando.

E já que falamos da Companhia de Ônibus Encontro S/A, não podiamos deixar de mostrar outra configuração dela do Agilis

O Coesa Especial, quando foram para as ruas eram o bello da empresa e operam nas linhas que usam a BR-101 em seus trajetos.

E falando em Agilis "Rodoviário" ou "Intercity", vejam essa foto e me respondam??
Isso aí é um Agilis Rodoviario ou urbano? Agilis da Transportes Além Paraíba operando a linha Além Paraíba x Jamapará, Distrito de Sapucaia-RJ.

Mas o modelo durou até 1999 (no Rio a última compra foi a da Estrela Azul, em agosto), sendo substituído pelo natimorto Agilis II

Seria ele o culpado pelo fim da Geração AGILIS? Mais uma pergunta para vocês responderem. E observem o detalhe dos faróis: Seria um Palio disfarçado? E para que cargas-d'agua serviria o adesivo de cadeirante??

Em 2004, a Ciferal lançou o Minimax prometendo um veículo pequeno, mais ágil que o ônibus convencional e com preço altamente competitivo. Mas, nada se compara ao ágil e pitoresco Agilis.

Abraços e obrigado pela visita ao RELATOS DE VIAGEM ETC.

Visitem o OnibusS.com





Texto: Luiz Antonio Doria, com colaboração de Luiz Eduardo (Chopp Duplo) e Fernando Scofano
Fotos: Luiz Antonio Doria, Rodrigo Silva e Sydney Jr


3 comentários:

  1. Dória, andei muito nesses Agilis quando utilizava a linha 652 para ir ao Méier. Alguns daqueles carros ficaram nas mãos da extinta Cootrapaurb, no 675.

    Até que eram bem simpáticos - embora sempre fosse contra micros nas linhas longas.

    ResponderExcluir
  2. É,eu tinha uma repulsa inicial pelo Agilis. Mas, depois que vi o monstrengo que é o Agilis II passei a ver o Agilis I com mais carinho hahahahahahahaha

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Caro amigo

    Confira o PACHECOBUS que foi atualizado com as seguintes novidades;

    * BRASILEIRO
    * WG TURISMO
    * SÃO VICENTE


    http://pachecobus.fotopages.com/


    Abraços,
    Thiago Pacheco

    ResponderExcluir

Olá!

Sua opinião é muito importante para nós. Esperamos sua visita por aqui mais vezes.

Grande abraço e tudo de bom!

Tecnologia do Blogger.