Ads Top

Meu Pé de Laranja Lima

Depois de explorar Itaborahy por dentro, era a vez de explorar a pequenina cidade de Tanguá, que em tupi significa "papa-formiga" pois Tan significa "formiga"e Gua significa "comer". Enquanto, os gonçalenses papam goiabas, os tanguaenses papam formigas...Interecssante, non?

Como chegamos a Itaboraí por dentro, isto é, pela 124A Itaboraí x Alcantara via Porto das Caixas resolvemos encarar a 600M Itaboraí x Tanguá via Posse. Esperávamos ir de RJ 152.175, o famoso Padron Alvorada da Rio Ita. Ele até apareceu...

...mas não tivemos o prazer de viajar nessa belezinha: Ele parou, ficou uns três minutos parado e foi embora. Em seu lugar, veio o RJ 152.042, Torino LN sob OF 1318.


Viajante Doria e o RJ 155.042, em Tanguá

A viagem dura uma hora e faz o passageiro mergulhar pelo mundo rural que separa Itaboraí de seu antigo distrito, pois Tanguá se emancipou em 1995 através da Lei Estadual nº. 2.496/95.


Asfalto? Isso não te pertence mais...até Posse é só estradas de chão...

...e muito matagal.

No meio do caminho, muitas plantações de laranjas lembrando da grande importância da agricultura no município a ser visitado. Em Tanguá, também temos uma das maiores reservas de fluorita do Brasil.

Ei, olha só que tá voltando no meio do caminho: Digam "OI" pro "Staneck Fantasma".

É por essas razões que nessa linha só rodam as "raridades" da Rio Ita: Para vias nessas condições, só carros em condições extremas. E por falar em raridades...

...Olha ele aí! Acho que ele não quis que a gente viajasse nele! Mas, conseguimos fotografá-lo! "Diga 1318, Alvorada"!!

E além da tranquilidade e do ar bucólico da localidade, o som ambiente de um LN da Rio Ita indo pra Tanguá é o burburinho da multidão (A linha carrega!) e o tremelique do caput do carro: Muitos buracos dão o toque "tecno-dance" do mesmo.

Estamos perto de nosso objetivo. Pracinha, cavaleiros e moradores proseando na tarde de Sol...

...Assim é Posse. E enfim...

Tanguá! Acima vemos o Andarilho Silva em uma das placas indicativas da cidade, onde o turismo rural prevalece.

Piuí-tic-tac! Tanguá já andou nos trilhos...

...como podemos ver acima: O Antigo prédio da Estação Ferroviária de Tanguá está bem conservado e hoje abriga a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, além de servir como Casa da Cultura de Tanguá.



Centro de Tanguá.
Tanguá inicialmente foi habitada pelos Tamoios, já pertenceu a Capitania de São Vicente, que foi desmembrada dando origem a Capitania do Rio de Janeiro. Posteriormente, foi dividida em sesmarias que foram cedidas aos jesuítas, com o intuito de catequizar os índios.


Viaduto de Tanguá.

Por volta de 1880, Tanguá já possuia grandes fazendas e entre 1920 e 1923, foi instalada a Usina de Tanguá. E foi depois da instalação dessa usina que Tanguá veio a ser o 5º Distrito de Itaboraí.


Em Tanguá também está localizada a estação terrena de comunicações internacionais via satélite da EMBRATEL, instalada em 1969 no antigo terreno onde se encontra o Solar dos Duques, estrada que ligava Itaboraí a Rio Bonito.



Nesses dois painéis, belezas naturais de Tanguá: As Cachoeiras de Tomascar e a Serra do Barbozão.

Em 1970, instalou-se na cidade a CIBRAN - Companhia Brasileira de Antibióticos no mesmo prédio da Usina de Tanguá. Ela é considerada a maior indústria farmaceutica da América Latina na produção de antibióticos

Aparentemente, uma bala de canhão...mas, essa bala de canhão serviu para abastecer a população Tanguaense de 1893 até 1976, quando o Governador Faria Lima concluiu as obras de ampliação do sistema de água da cidade.

A Igreja de Nossa Senhora do Amparo possui uma arquitetura única e moderna em toda a região.

Mais uma imagem da bela igreja, cujoi destaque também fica por conta das palmeiras e árvores na proximidade: Fé combina com natureza.

Monumento a bíblia localizado no Centro da cidade. Abaixo, confira como ela foi clicada.

Nela, está escrito a citação do Livro de Jó, capítulo 17, versículo 17: “Santifica-os na Verdade; a tua palavra é a verdade”.

E é com essa citação biblíca que encerramos essa matéria. Que a verdade do nosso senhor Jesus Cristo esteja com todos nós! E o ronco do Scania 113 também estejam com vocês!

Como Chegar

Vindo do Rio de Janeiro:
Pegue a Ponte Rio-Niterói e siga pela Niterói-Manilha e vá seguindo direto pela BR-101. Para quem vem de São Paulo, não muda muito: Vindo da Dutra, pela Avenida Brasil pegue o acesso a Ponte Rio-Niterói e siga o mesmo trajeto descrito acima. Em ambos os casos, deve-se pegar o acesso ao Perímetro urbano de Tanguá.

Linhas de Ônibus

Assim como Rio Bonito, não tem jeito: é RIO ITA na cabeça! Então, vamos lá...linhas que tem seção em Tanguá:

Rio Bonito x Niterói
Rio Bonito x Praça XV
Rio Bonito x Alcantara (Seção Tanguá x Alcantara - R$ 1,80 e Tanguá x Rio Bonito - R$ 1,80)

Abraços e obrigado pela sua visita


Texto: Luiz Antonio Doria
Fotos: Luiz Antonio Doria e Rodrigo Silva
Fonte Histórica: Prefeitura de Tanguá e www.cidadedorio.com.br

4 comentários:

  1. Meu caro Dória! Meus parabens pelo seu trabalho de 1ª qualidade no RDV, na qual eu admiro muito. Este Torino LN da Rio Ita que vc iajou é o RJ 152.042, ele é um MB OF-1618, e não é um MB OF-1318 como vc informa. Mais uma vez meus parabens pelo RDV.

    ResponderExcluir
  2. Parabens Dória pelo site!!! suas atualizações são maravilhosas.

    ResponderExcluir
  3. Olá, meu nome é Marcos Aurélio,
    Sou representante da Dutra Turimo,
    gostaria de entrar em contato com o responsável pelo blog, para retirada de uma foto a do ônibus 66 pois já deixou de circular devido a seu péssimo estado, e o envio de outra, a de um Scania,

    desde já agradeço, e aguardo contato
    meu e-mail e msn maslbyte@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Apenas uma consideração corretiva sobre o monumento à Bíblia:

    O versículo do monumento encontra-se no livro de João (e não no de Jó).


    Na cidade de Carmo(RJ), quase na divisa com MG, também há um monumento semelhante, mas com outra passagem da Palavra do Senhor.


    Fiquem com Deus e que Ele continue abençoando vocês !


    E que assim seja !

    ResponderExcluir

Olá!

Sua opinião é muito importante para nós. Esperamos sua visita por aqui mais vezes.

Grande abraço e tudo de bom!

Tecnologia do Blogger.