Ads Top

Januária, a jóia do véio Chico

Fala, meu povo!!

E numa parceria com o TerminalBuss/PachecoBus, vamos falar de uma cidadezinha mineira distante 603 Km de Belo Horizonte.

Bem-Vindos a Januária, Visitante do RdV.!

Localizada na Região do Médio São Francisco, no Norte de Minas, Januária está localizada na margem esquerda do Rio São Francisco e tem histórias a contar para nós.

Rio São Francisco

Antes de se chamar Januária, o município se chamava Povoado do Brejo do Salgado e o núcleo do povoado era o Antigo Brejo do Amparo. Possui casario colonial e uma jóia do barroco mineiro: a Igreja da Nossa Senhora do Rosário, datada de 1688, construída em um quilombo orientado pelos jesuítas. Lá também tem uma belíssima Gruta, a Gruta dos Anjos.

Centro da Cidade

Há três versões para a origem do nome Januária: A primeira, conta que foi uma homenagem ao Cel. Januário Cardoso de Almeida, que morava na região e era proprietário da fazenda Itapiraçaba, localizada onde hoje se encontra o município.

A segunda versão diz que a cidade tem esse nome em homenagem a Princesa Januária, irmã de Dom Perdro II e a terceira versão diz que foi uma homenagem a Escrava Januária que, ao fugir do cativeiro, instalou-se no Porto do Salgado (atual cidade de Januária), estabelecendo ali uma estalagem, onde os barqueiros e tropeiros do povoado se encontravam.

Igreja Sagrada Família

Januária já foi importante porto e entreposto comercial quando o "Véio Chico" tinha condições propícias para a navegação. Hoje a economia januarense se baseia no artesanato, produção de cachaça de alto nível, no extrativismo de frutos e essências do cerrado, e, principalmente, no incremento da atividade turística. E por falar, no Véio Chico...

...contemplemos a ponte sobre o Rio São Francisco, ela liga Januária ao Município...

...de Pedras de Maria da Cruz. Quem sabe as Pedras de Maria não aparecem aqui no RdV. também?

O Artesanato e a Cultura se fazem presentes em Januária: Acima podemos ver a Casa de Memória.

Catedral da Cidade

Sua Culinária é rica e generosa, dentre os pratos típicos destacamos a Moqueca de surubim e as frutas do cerrado são um destaque a parte: pinha, coquinho, cagaita, cajuí, maxixe, cabeça-de-nego, buriti, babaçu, fava-d'anta, jenipapo, anajá, banana-caturra, que são utilizados na produção artesanal de sucos, licores e doces.

A cachaça produzida em Januária é reconhecida como a melhor do Brasil. E qual o segredo?? A umidade natural do solo e no clima do distrito de Brejo do Amparo. Ela é exportada para outros estados e até para outros países.

Agora, respondam: Minas não tem praia, certo? Errado!!! Pelo menos em Januária, tem!!

A faixa de areia tem aproximadamente quinhentos metros de comprimento e quarenta metros de largura (rapá...que isso!!) e ela pode ser desfrutada nos meses de julho, agosto e setembro. Nessa época, o rio está baixo e a água fica esverdeada e limpa com uma temperatura podendo chegar até 22º C (Ih, já tô pegando meu calção e vou pra lá ^_^)

Então, não digam que Minas não tem praia: Ela tem e fica em Januária!!

A Dica do Terminal Buss é se hospedar no Hotel Sobradão...

...ou no Hotel Rondonia, com uma arquitetura bem charmosa.


Como Chegar

Rodoviária da Cidade

Vindo do Rio de Janeiro: Pegar a BR-040 até Belo Horizonte e de Belo Horizonte, pegar o entroncamento que segue até Ribeirão das Neves, passando pelas cidades de Pedro Leopoldo, Capim Branco, Matozinhos, Sete Lagoas e Paraopeba. Em Paraopeba, adentrar no entrocamento da BR-040 com a BR-135, passando pelas cidades de Curvelo, Corinto, Augusto de Lima, Buenópolis, Joaquim Felício, Engenheiro Navarro, Bocaiúva, Montes Claros (Ainda não chegamos, mas tá perto!), Mirabela, Japonvar, Lontra, Pedras de Maria da Cruz e enfim...JANUÁRIA.

Linhas de Ônibus

Do Rio de Janeiro para Januária, não há linha direta. Logo, não resta outra alternativa senão ir a Montes Claros e de lá, seguir para Januária.

Rio de Janeiro x Montes Claros
Montes Claros x Januária

Mais informações: Transnorte

Vindo de Belo Horizonte: Pegar o entroncamento da BR-040 que segue até Ribeirão das Neves, passando pelas cidades de Pedro Leopoldo, Capim Branco, Matozinhos, Sete Lagoas e Paraopeba. Em Paraopeba, adentrar no entrocamento da BR-040 com a BR-135, passando pelas cidades de Curvelo, Corinto, Augusto de Lima, Buenópolis, Joaquim Felício, Engenheiro Navarro, Bocaiúva, Montes Claros, Mirabela, Japonvar, Lontra e Pedras de Maria da Cruz.

Linhas de Ônibus

Belo Horizonte x Januária

Mais informações: Gontijo


Vindo de São Paulo: Siga pela BR-116 (Presidente Dutra) até o entroncamento com a BR-381, em Guarulhos. De lá, siga pela mesma rodovia até Contagem, adentrando pela MG-060 até a cidade de Esmeraldas. Siga pela MG-432 e adentre na BR-040 passando pelas cidades de Pedro Leopoldo, Capim Branco, Matozinhos, Sete Lagoas e Paraopeba. Em Paraopeba, adentrar no entrocamento da BR-040 com a BR-135, passando pelas cidades de Curvelo, Corinto, Augusto de Lima, Buenópolis, Joaquim Felício, Engenheiro Navarro, Bocaiúva, Montes Claros, Mirabela, Japonvar, Lontra e Pedras de Maria da Cruz.

Linha de Ônibus:

São Paulo x Januária

Mais informações: Gontijo

Abraços e até a próxima!

Texto: Luiz Antonio Doria

Fotos: Equipe Terminal Buss


Fonte História Januária: Wikipédia



4 comentários:

  1. com fotos lindas assim agente viaja pelo PC! show!!

    ResponderExcluir
  2. Isso é o resultado de uma parceria sadia entre o RELATOS DE VIAGEM ETC e o TERMINAL BUSS. E estamos abertos a parcerias que venham a engradecer o hobby e contribuir para o enriquecimento da cultura do nosso país.

    Abraços

    LUIZ ANTONIO DORIA - Viajante Doria
    RELATOS DE VIAGEM ETC

    ResponderExcluir
  3. Nossa, sou moradora da cidade de Januária e estou encantada com as imagens e as referências turísticas da nossa terrinha. Parabéns ao blogueiro, espero que os turistam venham e saibam aproveitar o que nossa região tem de melhor, a nossa história, nossa cultura e a nossa bela natureza.

    ResponderExcluir
  4. Luciane,

    Obrigado pelos elogios!

    E reafirmo o meu muito obrigado a parceria com o site TerminalBuss, desenvolvido por Thiago Pacheco (Morador da Região)!

    O objetivo do Blog é esse: Mostrar a história e as belezas do interior do nosso país.

    Espero que eu possa conhecer ainda mais o Norte Mineiro e suas belas cidades.

    Abraços

    ResponderExcluir

Olá!

Sua opinião é muito importante para nós. Esperamos sua visita por aqui mais vezes.

Grande abraço e tudo de bom!

Tecnologia do Blogger.