Ads Top

Recantos do Rio - Cinelândia

E o Recantos do Rio está de volta!! E apresentamos um recanto do Centro do Rio onde a história se encontra com a arte e a política! Bem-Vindos a Cinelândia!! Começamos falando de um dos mais belos prédios da mesma.

O Theatro Municipal e um Apache Vip da Saens Pena em MB OF 1722, operando a linha 125. Aos entusiastas mais antigos, resta lembrar da 125 na Limousine Federal e seus “Camões” marrons, apelido dado aos ônibus ingleses da Aclo–Lyland com o motorista isolado na frente.

O Theatro Municipal do Rio é considerado um dos mais importantes do Brasil. Erguido em estilo Francês, entre 1905 e 1909 sobre um alicerce de mil e seiscentas estacas de madeira fincadas no lençol freático, está relacionado com a abertura da Avenida Central e ajudou na sua caracterização européia e representou um dos símbolos do projeto republicano para a então capital do Brasil.

Mais uma bela imagem: Um Torino VW 17-240 passeando pela Cinelândia.

A Praça Floriano Peixoto é um local famoso por ser um ponto de concentração para início de passeatas e manifestações políticas que ocorrem na cidade. Em algumas delas sendo marcantes e nacionalmente históricas. Em frente, fica a Câmara Municipal dos Vereadores cujo prédio guarda traços do estilo eclético desde as transformações urbanas de Pereira Passos.

A Câmara Municipal da Cidade do Rio de Janeiro e dois "carioquinhas": Urbanus MB OF1620 da Ideal e um Spectrum em MB OF1418 da Estrela Azul.


Monumento em homenagem ao Grande Maestro Carlos Gomes (1836 — 1896)...

...e no detalhe a gratidão dos atores líricos brasileiros a essa personalidade que contribuiu para a cultura de nosso país.

O nome Cinelândia popularizou-se a partir dos anos 30. O entorno da Praça Floriano é marcado por imponentes construções em estilo Eclético,Neoclássico, Art Noveau e Art Decó. Em estilo eclético, destacam-se os prédios do Theatro Municipal, do Museu Nacional de Belas Artes, do antigo Supremo Tribunal Federal...

...(atualmente Centro Cultural da Justiça Federal)...

Amigos Unidos sob VW 16-210 CO passeando na Cinelândia.

... e da Câmara de Vereadores.

Um exemplo de construção em estilo Neo-Clássico é a Biblioteca Nacional.

Fundada com o nome de Real Biblioteca, depois Biblioteca Imperial e Pública da Corte e, desde 1876, chama-se Biblioteca Nacional.

Depois de ser instalado nas salas do andar superior do Hospital da Ordem Terceira do Carmo(na atual Rua do Carmo) e no prédio que viria abrigar a Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Localizado na Rua do Passeio, 60), em 1905, durante o governo de Rodrigues Alves, foi lançada a pedra fundamental do projeto do prédio atual sob a batuta do Engenheiro Sousa Aguiar. Em 1910, no governo de Nilo Peçanha, o prédio foi inaugurado.

Já os estilos Art Noveau e Art Decó estão representados pelos edifícios Wolfgang Amadeus Mozart (conhecido popularmente como Amarelinho) e Odeon (foto acima).

A Praça Floriano tem uma forma de ligeiro trapézio e projeto paisagístico original da praça foi profundamente alterado no final dos anos 70, quando as obras de construção da estação Cinelândia do metrô obrigaram a instalação de grandes saídas de ar.



Monumento em Homenagem ao Mal. Floriano Peixoto e detalhe dos lados desse monumento, que faz referência a alguns trechos de seus discursos e a Conjuração Mineira, em 1789, com a frase "Libertas quæ sera tamen" (Liberdade Ainda que Tardia).

Ao término destas obras ocorreu também a demolição do Palácio Monroe, antiga sede do Senado Federal, cuja destruição teve motivos até hoje pouco claros e que privou o entorno da Praça Floriano de um de seus mais belos edifícios.

Eis o que sobrou do Palácio Monroe: O chafariz monumental, conhecido atualmente como "Chafariz do Monroe". Mas, ainda nos faz a relembrar a beleza do Pálacio.

Abraços a você, que visita o RELATOS DE VIAGEM ETC. :)

Texto: Luiz Antonio Doria e Bruno R. Araújo (com adaptações).

Fotos: Luiz Antonio Doria e Bruno R. Araújo.

Fonte Histórica: Wikipédia.

Um comentário:

  1. E ai meu amigo, tudo bem? Olha só estou aqui para te convidar a visitar o nosso novo site com fotos e informações de ônibus de Januária, o site é: http://terminalbuss.blogspot.com/
    Contamos com a sua visita valeu, um abraço e até mais. Feliz 2008 para todos!!!

    ResponderExcluir

Olá!

Sua opinião é muito importante para nós. Esperamos sua visita por aqui mais vezes.

Grande abraço e tudo de bom!

Tecnologia do Blogger.