Ads Top

O Tempo passa, o tempo voa....e os TRIBUS ainda rodam numa boa...

Em 1976, surgia um novo conceito de ônibus no Brasil: Um ônibus dotado de mais um eixo na parte traseira. Nascia então, o TRIBUS.

No início, eram a sensação do momento...Longas viagens a tarifas acessíveis, sendo o Tribus usado em grande escala.

Depois de quase 32 anos de existência, o serviço TRIBUS tem dado sinais de desgaste e obrigando a Amarelinha de Cachoeiro de Itapemirim repensar o seu serviço Convencional de Transporte de passageiros. Hoje, o Climm, junto com o Starbus (Que em 1995 surgiu como o serviço executivo da empresa), ocupa o lugar do Tribus.

Mas...
...Ele ainda está rodando por aí...
Seus Destinos favoritos são cidades como Campina Grande, Alagoa Grande, Ipú, Guarabira, São Luis, Serra Talhada, Canindé, Cachoeiro do Itapemirim, Cataguases, Muriaé, Campos dos Goytacazes e São João da Barra, como o Tribus da foto abaixo. Foto de Rodrigo Silva

Esse aí tava passando em Campos dos Goytacazes, rumo a Belo Horizonte. Que o ronco do O 371 estejam com vocês, Campistas!

E eis uma imagem que talvez, não veremos mais em um futuro não muito distante...Tribus Tecnobus da PENHA, na Campina Grande x São Paulo. Com a venda da PENHA fica a pergunta: O que será desses TRIBUS? Serão repassados a Itapemirim (e possívelmente remanejados para a Kaiowa na Cachoeiro x Campos)? Serão vendidos?

Atualmente, a Itapemirim tem uma graaaande quantidade de Tecnobus em sua garagem na Penha e na Via Dutra (Isso no Rio. Em Muriaé, há alguns repousando e operando na Cataguases x São Paulo), onde também reside a base operacional da Itapemirim Cargas. Eles repousam até a hora em que são convocados a trabalhar, normalmente como extras.

A verdade é que...enquanto eles puderem, vão rodar até não poder mais. Seja em linhas de curtas/médias distâncias, como Cachoeiro do Itapemirim x Campos, Cataguases x São Paulo ou em linhas de looooongas distâncias como Campina Grande x São Paulo, Guarabira x Rio ou Ipú x Rio.

Abraços a você que nos visita. E que DEUS e o ronco do Scania 113 esteja contigo.

Texto: Luiz Antonio Doria
Fotos: Luiz Antonio Doria, Rodrigo Silva e Jorge A. Ferreira Jr.
Desenho Tribus II: Marcelo Busovisk

2 comentários:

  1. Grande Luiz, rapaz mais que beleza de reportagem sobre os tribus, sensacional, parabéns mesmo!!!
    Sobre as fotos que te prometi, vc tem preferencia por alguma empresa? Qualquer duvida é só me falar ok meu amigo, fique com Deus e o ronco do K113!!!

    ResponderExcluir
  2. Belo post a respeito do Tribus, esse ícone do transporte rodoviário brasileiro.

    Parabéns ao Viajante Doria, por este e pelos outros ótimos posts do blog, que nos levam a conhecer os mais remotos lugares do interior desse nosso grande Brasil, geralmente esquecidos pela mídia e até mesmo pelos grandes grupos de busólogos.

    Abraços amigos!

    Diegobuss GV
    ABC BUS - 2008

    ResponderExcluir

Olá!

Sua opinião é muito importante para nós. Esperamos sua visita por aqui mais vezes.

Grande abraço e tudo de bom!

Tecnologia do Blogger.