Ads Top

O Distrito que nos leva a serra...

Muitos a conhecem como um simples bairro de Magé, pertencente ao Distrito de Vila Inhomirim. Mas, para a busologia fluminense é o caminho mais barato e com certeza, mais emocionante de se chegar a Petrópolis, a cidade imperial. O RdV. etc. apresenta: Piabetá e o Distrito de Vila Inhomirim.

Piabetá é um bairro-distrito que pertence ao 6º Distrito (Vila Inhomirim) e está localizado no município de Magé. Nesse distrito temos também Fragoso, Pau Grande (Terra de Garrincha) e Raiz da Serra.

Igreja de Nossa Senhora Aparecida

Piabetá está localizado proximo à Serra dos Órgãos, contando com aproximadamente 68.000 habitantes.

Há várias linhas ligando Piabetá a outros bairros de Magé...

...como esse Padron Cidade, em MB OF 1418, da Auto Viação Reginas, na Linha 06 Piabetá x Ipiranga. Mas, isso não inibe e nem incomoda suas concorrentes...

...As Kombis, que possuem cores e autorização da prefeitura. No campo das linhas intermunicipais, de Piabetá pode se ir a Caxias, Central do Brasil e a Petrópolis. E para a cidade Imperial...

...TREEELLL!! TREEEEELLLLL!!! TREEEEEELLLLLL!!! Com esse simpático Thunder+, sob o chassi Mercedes-Benz. E foi num Thunder+, que uma turma bem-descontraída subiu a serra rumo a Cidade de Pedro (Mas, vamos relatar sobre essa rota nos bastidores de viagem.).


A Primeira Ferrovia do Brasil, hoje abandonada e parcialmente destruída, que ligava Guia de Pacobaíba a Petrópolis, corta Piabetá. E belas paisagens nos acompanham saindo de Piabetá rumo a Petrópolis, como a entrada de uma das unidades da IMBEL - Indústria de Material Bélico do Brasil Ltda.

E já que estamos falando do Bairro, falemos sobre o distrito...

Também conhecida como Raiz da Serra, era em Vila Inhomirim que se iniciava a subida da locomotiva que saía do Porto de Mauá rumo a Petrópolis, através da E.F. Barão de Mauá.

Dos tempos da Ferrovia, sobrou a estação Vila Inhomirim. Operada pela Supervia, a estação faz integração com a Estação terminal de Saracuruna, passando pelas estações de Fragoso, Piabetá, Parada Angélica, Manoel Belo, Imbariê e Morabi.

E, a la Supervia..."Próxima Estação: Petrópolis..."

Abraços e volte sempre, Visitante!!

Texto: Luiz Antonio Doria
Fotos: Luiz Antonio Doria e Rodrigo Gomes
Fonte Histórica: Wikipédia

Um comentário:

  1. Nossa cara amei esta reportagem....mora em SP e conheçoe esta belissima cidade, mesmo com sua pobreza...o mais belo e vc acordar e ver aquela serra, onde aqui só vejo convreto e mais concreto....
    obriagdo por este presente.

    ResponderExcluir

Olá!

Sua opinião é muito importante para nós. Esperamos sua visita por aqui mais vezes.

Grande abraço e tudo de bom!

Tecnologia do Blogger.